TVI

Direção da TVI faz balanço positivo de um ano de «Jornal das 8»

Foi no passado domingo que o principal bloco noticioso da TVI completou um ano de vida. Em tempo de balanço, a revista Notícias TV desta semana esteve à conversa com Judite Sousa e José Alberto Carvalho que se mostraram muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido.

“Os resultados falam por si”, começa por referir o diretor de Informação, acrescentando que não ficou surpreendido com a reação do público: “Não sinto surpresa porque traçámos um caminho, o importante é fazer um bom diagnóstico e mantermo-nos fiéis ao plano, com a flexibilidade de ajustes com as curvas que temos pelo caminho”. Para José Alberto Carvalho, “o mais significativo é que ao fim de um ano parece claro que a TVI conseguiu afirmar a sua informação junto da opinião pública, apesar de termos desencadeado um processo de mudança que tinha riscos e que passa por mudar quase tudo”.

Já Judite Sousa mostra-se surpreendida: “O balanço é positivo e de certa forma surpreendente. Uma pessoa espera sempre o máximo, mas conseguir os resultados que temos ao fim de um ano, convenhamos que é interessante. São valores interessantes”.

Um ano depois de o Jornal das 8 ter estreado, os telespectadores parecem olhar com atenção para o novo formato, recuperando valores que – exceção feita aos resultados conquistados pelo Jornal de 6.ª e que superavam os 12% de audiência média – fazem lembrar os de 2010. Para aqueles que criticavam ferozmente o novo modelo, José Alberto Carvalho não responde ponto por ponto, preferindo relativizar todas as investidas da mesma maneira. “Os cães ladram e a caravana passa. O que posso dizer é que os números falam por si.”