fbpx

‹‹As Células da Esperança›› no próximo ‹‹Repórter TVI››

Pedro Vendeira
2 min leitura

Repórter Tvi

A imunoterapia celular pode ser a resposta na cura do cancro. Morrem todos os anos 8 milhões de pessoas no mundo.
Trata-se de um princípio biológico onde a ideia é reprogramar o sistema imunitário dos doentes oncológicos para que as células saudáveis matem as doentes, que têm a informação tumoral.

O que se está a fazer há 14 anos em Duderstat, na Alemanha, é retirar os monócitos do próprio doente e fabricar em laboratório células dendriticas que, quando colocadas em contacto com a informação tumoral do doente e, posteriormente, reinjectadas no seu corpo, lançam um alerta ao sistema imunitário que destrói o tumor.
A técnica só dá para tumores sólidos e os resultados têm sido surpreendentes.

Nesta clínica, já se tratam mais de 400 portugueses e quando lá chegam, a grande maioria, partiu de Portugal com uma sentença de morte.

Na Alemanha, encontram a esperança numa vacina de células dendriticas cuja produção e aplicação está licenciada pelas autoridades de saúde da baixa saxónia.

A TVI foi ao terreno perceber o que se está a passar. Ouviu a opinião dos médicos portugueses, analisou exames com peritos, escutou as histórias dos doentes e perguntou porque é que a industria farmacêutica não está nada interessada em investir neste tipo de tratamento para os doentes oncológicos.

As Células da Esperança é uma reportagem da jornalista Alexandra Borges, com imagem de Nuno Quá e edição de Miguel Freitas.

Esta reportagem será emitida na próxima segunda-feira, dia 24 de junho no Jornal das 8.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com