fbpx

16:9 chega à TVI com «Santa Bárbara»

David Ferreira
2 min leitura
Imagem: Expresso
Imagem: Expresso
Imagem: Expresso

Depois da RTP (RTP2RTP1 e informação) e da SIC, segue-se agora a TVI numa mudança anunciada pelo seu diretor-geral: «Todas as emissões de todos os canais vão passar para 16:9».

A estreia do formato caberá à nova novela: «Santa Bárbara vai ser o primeiro produto a ser emitido em 16:9 desde o início», disse Luís Cunha Velho em declarações ao A Televisão no âmbito da apresentação desta em Lisboa.

Quanto à demora na adoção deste formato, o mesmo responsável refere: «Nós já há uma série de anos que estamos a produzir ficção em alta definição que depois passávamos a 4:3 porque o parque de televisores de Portugal, até há poucos anos, era um parque de 4:3 e, portanto, a TVI não podia emitir em formatos diferentes daqueles que os espectadores viam, era estar a criar ruído aos espectadores». «Hoje em dia o parque de televisores em casa está diferente. Admito que o 16:9 vai com certeza engrandecer ainda mais a ficção, e acho que chegou altura de arrancar com o 16:9». Questionado sobre que tipo de análise foi feita para esta tomada de decisão, Luís Cunha Velho  «Foi através de análises feitas em que se verificou que a diferença que existe entre o parque de televisores 16:9 em casa dos espectadores é muito superior ao que havia há uns anos. Além disso, este é também o primeiro passo, para no futuro, darmos o salto para alta definição».

De recordar que o 16:9 em Portugal chegou à televisão em aberto em maio de 2012 na RTP2, em janeiro de 2013 na RTP1 (tendo chegado aos programas de informação apenas em julho deste ano), a 4 de outubro irá chegar à SIC – isto apesar de já ter alguns programas neste formato, e com a mudança anunciada na TVI para antes das eleições, ficam apenas alguns canais do cabo a emitir no antigo formato.

Moderador do fórum e designer