fbpx

«Os Experientes» estreia esta noite no canal Globo

Diana Casanova
3 min leitura

«O mais importante da vida pode acontecer no fim dela, ninguém sabe quando virá». O comentário na voz suave do narrador, o sambista Zé Maria, não deixa dúvidas: a história é sobre envelhecer, mas também sobre redescobrir-se, reinventar-se e até começar a viver uma das melhores fases da vida. É essa a reflexão proposta por Os Experientes, minissérie de três episódios que estreia esta noite, a partir das 23h, no canal Globo, exclusivo NOS. A obra, coprodução da Globo com a O2 Filmes, tem direção de Fernando Meirelles, Quico Meirelles e Gisele Barroco.

As tramas são independentes, sendo a velhice um tema comum às três narrativas. Da autoria de Antônio Prata, Assalto conta a história de uma senhora que fica refém num assalto a um banco e, sem querer, acaba por reviver um trauma do passado. As outras duas histórias são do autor Márcio Alemão Delgado. Em Atravessadores do Samba, as canções conduzem a história de amizade entre quatro músicos, que precisam de se restabelecer após a morte de um deles. O Primeiro Dia é uma comédia sensível sobre o reencontro de um pai com o filho, quando procuram finalmente entender-se pela primeira vez, após o pai descobrir uma doença terminal.

Ambientada em São Paulo, a minissérie foi gravada em lugares emblemáticos como o Banco de São Paulo e famosas casas de espetáculo da cidade. Fernando Meirelles lembra que, apesar de as histórias serem ambientadas na cidade, as situações poderiam passar-se em qualquer lugar do mundo. «Envelhecer é uma ideia ou um facto universal. A Ilha do Nunca, infelizmente, parece não existir. Somos todos como o Capitão Gancho, apavorados com aquele crocodilo que faz tic-tac sem parar», brinca o diretor, ao fazer referência à história de Peter Pan.

Em todas as histórias, as personagens provam que não há idade certa para viver. E deixa o recado: a experiência, na maioria dos casos, é um trunfo. «Nossa cultura é obcecada pela juventude e os velhos tendem a ser colocados de lado como se não tivessem mais nada a dizer, ensinar ou viver. Talvez, justamente, pela falta de uma visão mais experiente, temos optado muitas vezes por caminhos tolos e infantis. A série nos lembra que, por trás daquelas rugas, há sabedoria e vida» analisa Fernando Meirelles.

No elenco estão os atores Beatriz Segall e Juca de Oliveira, além dos cantores Wilson das Neves, Goulart de Andrade e Germano Mathias, músicos na vida real interpretando sambistas na ficção. Também integram o elenco João Cortês, Lima Duarte, Othon Bastos, João Baldasserini, entre outros.

A minissérie Os Experientes estreia hoje e vai ser transmitida até ao dia 1 de julho, às 23h, no canal Globo, exclusivo NOS.

Redatora e cronista