fbpx

Himalaias servem de pano de fundo a «Joia Rara»

Diana Casanova
3 min leitura

Joia-Rara-Globo

As montanhas de neve dos Himalaias serviram de moldura para as primeiras cenas de Joia Rara, a novela inédita das 20h, que estreou esta segunda feira na Globo, canal 10 exclusivo NOS.

Durante 11 dias, produção e elenco, liderados pela diretora-geral Amora Mautner, gravaram cenas das duas fases da trama. O ponto de partida da novela é o Monte Everest, onde Franz (Bruno Gagliasso), Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Eurico (Sacha Bali) participam numa escalada, em 1934. Há uma avalanche na montanha e Franz é resgatado por monges. Muito ferido, é acolhido por Ananda (Nelson Xavier) e passa semanas em convalescença no mosteiro fictício de Padma Ling. Do convívio de Franz e Ananda nasce uma profunda amizade, que será muito importante para a trama.

A direção da novela aproveitou todas as características do local: a algazarra das ruas da capital, Katmandu; o silêncio apaziguador dos mosteiros budistas; o calor da primavera tibetana, as paisagens exuberantes; os sorrisos genuínos dos moradores. Além de Katmandu, foram gravadas cenas nas cidades de Patan e Bhaktapur, que também serviram de cenários de gravação para o filme O Pequeno Buda. Bungamati, uma vila do século XVI, também serviu de local para as filmagens, assim como o Golden Temple e o Mosteiro de Shechen. A luz, as cores, os cheiros e os sons do Nepal, com a sua arquitetura grandiosa e aura mística, encantaram toda a equipa.

As cores do local, impressas nos tecidos das roupas e nas paredes dos templos, aparecem muito em cena, principalmente os vermelhos, laranjas e dourados. Os sons dos mantras e as cerimónias budistas premiaram as gravações e inspiraram atores como Nelson Xavier – que será Ananda Rinpoche, o grande líder espiritual da trama – e Bruno Gagliasso e Bianca Bin – que viverão o casal protagonista.

Também gravaram no Nepal os atores Nelson Xavier, Mel Maia, Ângelo Antônio, Adriano Alves, Fabio Yoshihara e Adriano Bolshoi. Pode então conhecer algumas curiosidades das gravações que decorreram no Nepal:

– A 1ª viagem para pesquisa realizou-se em novembro de 2012;

– A equipa fez três meses de preparação no Brasil, antes de partir para o Nepal;

– Foram realizados 4 voos e 42 horas de viagem;

– A produção levou mais de 750kg de roupas e 200 acessórios, divididos em 24 malas;

– No total, foram 110 horas em 11 dias de gravação;

– No total, deslocaram-se aos Himalaias 42 profissionais, entre elenco e produção;

– Participaram na gravação cerca de 200 figurantes nepaleses.

Recorde-se que Joia Rara substituiu Flor do Caribe no horário das 20h do canal Globo, exclusivo NOS.

Redatora e cronista