fbpx

Globo cria mais de 40 cenários para a novela «Joia Rara»

Pedro Vendeira
2 min leitura

Joia-Rara-Globo

Para a nova novela da Globo, Joia Rara, que estreia dia 15 de setembro, às 20h no canal Globo, exclusivo NOS, foram construídas duas cidades cinematográficas, com mais de 8000m2, para representar ao pormenor o Rio de Janeiro dos anos 30 e 40.

Das paisagens dos Himalaias e do mosteiro fictício, passando pelas ruas da Lapa e acabando no glamour de Copacabana, são cerca de 40 cenários que integram esta novela. De todo o trabalho de pesquisa e de produção, o destaque vai para o elétrico, uma das grandes conquistas da equipa de cenografia que, através de tecnologia de ponta, conseguiu fazer com que o veículo andasse de verdade numa linha de 200m construída para o efeito. Nas ruas podemos ver enaltecido o estilo Art Déco marcado por linhas verticais com vestígios da arquitetura clássica. Na construção das cidades cinematográficas, estiveram envolvidas 13 pessoas da equipa de criação de arte e mais de 400 profissionais, que levaram 2 meses para planear e projetar, e outros 2 meses para construir.

O Cabaré Pacheco Leão apresenta uma arquitetura inspirada no famoso Moulin Rouge, onde foram utilizados registos fotográficos de Marc Ferrez para melhor ilustrar os detalhes da época.

As gravações realizadas nas paisagens dos Himalaias refletem a cultura e espiritualidade dos monges budistas, intervenientes da novela que salvam Franz (Bruno Gagliasso) da avalanche.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com