fbpx

Conheça as personagens de «Joia Rara»

Diana Casanova
18 min leitura

Casal_2_Joia Rara

Estreia esta noite em Portugal através do canal exclusivo NOS – Globo, a partir das 20h, substituindo Flor do Caribe na antena do canal e, como tal, o A Televisão apresenta as personagens de Joia Rara. Numa novela que aposta na diversidade cultural, o elenco conta com nomes reconhecidos do panorama televisivo nacional, tais como José de Abreu, Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Mel Maia, entre muitos outros. Fique a conhecê-los em seguida:

Mansão Hauser

Franz Hauser (Bruno Gagliasso) – Rapaz bonito, milionário, mimado e materialista, Franz foi criado para herdar a fortuna e assumir os negócios da família. Respeita o pai e está resignado em relação ao futuro. Sofrerá um acidente durante uma escalada nos Himalaias e será acolhido pelo líder espiritual budista Ananda (Nelson Xavier). Esta amizade botará suas certezas em xeque. Vai se apaixonar perdidamente por Amélia (Bianca Bin) e abrirá mão de sua fortuna para ficar com ela.

Ernest Hauser (José de Abreu) – Homem rígido, aferrados às suas crenças e convicções. No fundo, é um equivocado, preconceituoso e severo. Suíço e viúvo, é dono de uma fundição e uma joalheria. Para Ernest, posição social e riqueza importam, e muito. Obstinado, não se importa de passar por cima das pessoas para alcançar seus objetivos. Conseguirá se casar com Iolanda (Carolina Dieckmann) aproveitando-se de uma fraqueza do pai dela, Venceslau (Reginaldo Faria), apesar de saber que ela o detesta.

Hilda Hauser (Luiza Valdetaro) – Filha caçula de Ernest (José de Abreu), Hilda é uma moça bem educada, doce e amorosa. Seu sonho é ser cantora, mas não ousa desafiar o pai, que não toleraria tal escolha. Portanto, ela frequentará o Cabaré Pacheco Leão escondida. Na segunda fase, vai se apaixonar por Toni (Thiago Lacerda).

Viktor Hauser (Rafael Cardoso) – Filho do meio de Ernest (José de Abreu), é um rapaz tímido, frágil e suscetível. Estuda em colégio militar, mas não se empenha muito e sempre irrita o pai com notas baixas, principalmente em matemática. Viktor quer mesmo ser pintor. Vai se encantar por Silvia (Nathalia Dill) e não se conformará ao vê-la com seu irmão, Franz (Bruno Gagliasso).

Manfred Ducke (Carmo Dalla Vecchia) – É o grande vilão da história, filho da governanta Frau Gertrude (Ana Lúcia Torre) e Ernest (José de Abreu). É, portanto, meio-irmão de Franz (Bruno Gagliasso), mas ninguém sabe disso, a não ser ele mesmo e os pais. Sente-se rejeitado por não ser reconhecido como filho e tem muita inveja de Franz. Quer tudo o que é dele: posição social, dinheiro, amigos e namoradas. Fará de tudo para separar o protagonista de Amélia (Bianca Bin), por quem nutrirá uma certa obsessão.

Frau Gertrude (Ana Lúcia Torre) – Governanta da família Hauser há quase 30 anos, Gertrude ama o patrão, Ernest (José de Abreu), com quem teve um filho, Manfred (Carmo Dalla Vecchia). Cuida da casa com mãos de ferro e ressente-se por não ter a atenção do patrão. Vai infernizar a vida de Iolanda (Carolina Dieckmann) quando ela se casar com Ernest.

Silvia Zampari (Nathalia Dill) – Mulher linda, fria e calculista, aproxima-se dos Hauser com interesses obscuros. Consegue a vaga de designer de joias da empresa Hauser e rapidamente conquista todos eles, principalmente Ernest (José de Abreu). Vai se aproveitar da fragilidade de Franz (Bruno Gagliasso) para tentar seduzi-lo.

Cícero (Jorge Maya) – Motorista de Ernest (José de Abreu) na primeira fase da trama, é fiel ao patrão.

Isaías (Land Vieira) – Filho de Cícero (Jorge Maya), é o motorista da família Hauser na segunda fase da trama.

Julieta (Bia Guedes) – Empregada engraçada e camarada que trabalha há anos na mansão Hauser. Ajuda Hilda (Luiza Valdetaro) em suas escapadas.

Cortiço

Amélia Fonseca (Bianca Bin) – Moça pobre, gentil e batalhadora, saiu do Nordeste ainda pequena, com a família, para tentar uma vida melhor no Rio de Janeiro. É operária da Fundição Hauser e mora em um cortiço com o irmão, Mundo (Domingos Montagner), e o padrinho, Apolônio (Luiz Gustavo). Amélia se casará com Franz (Bruno Gagliasso) e terá uma filha com ele.

Pérola (Mel Maia) – Filha de Franz (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin), Pérola é uma menina especial, alegre, carinhosa e compreensiva. Será criada pela família rica do pai, mas não perderá o contato com a família simples da mãe. Ela é uma criança amorosa, que gosta de ver as pessoas felizes. Adora brincar com os meninos do cortiço e é muito boa no futebol. Seu objetivo e ver o pai e a mãe juntos novamente.

Raimundo Fonseca (Domingos Montagner) – Operário na Fundição Hauser, Mundo é um nordestino simples, idealista e justo. É um dos líderes da causa operária, sonha com um Brasil com menos desigualdade social. É irmão de Amélia (Bianca Bin) e a defende com unhas e dentes. Mundo é apaixonado por Iolanda (Carolina Dieckmann), mas resiste à ideia de se casar com ela. Tem medo de que a vida em família atrapalhe sua luta.

Apolônio (Luiz Gustavo) – Criou Amélia (Bianca Bin) e Mundo (Domingos Montagner), seus afilhados, com dificuldade quando eles perderam os pais. Mora em um cortiço na Lapa e é querido por todos. É um homem carinhoso e honesto, que faz tudo pelos afilhados e por Pérola (Mel Maia), que considera como uma neta.

Toni (Thiago Lacerda) – Descendente de italianos, Toni trabalha na Fundição Hauser e mora no cortiço com Gaia (Ana Cecília Costa). Na primeira fase da trama, integra o movimento operário com Mundo (Domingos Montagner); na segunda, desiste da luta depois que a mulher e o filho são deportados para a Lituânia. Vai se apaixonar por Hilda (Luiza Valdetaro), a princípio sem saber que ela é uma Hauser.

Gaia (Ana Cecília Costa) – Mulher de Toni (Thiago Lacerda), será deportada para a Lituânia pouco antes da guerra. Gaia é uma mulher forte, determinada e destemida, uma das melhores amigas de Amélia (Bianca Bin).

Zefa (Cristiane Amorim) – Prima de Amelinha (Bianca Bin) que se muda para o Rio de Janeiro. Trabalha na Fundição Hauser e mora no cortiço. Quer subir na vida e acha que, para isso, tem que esconder suas origens nordestinas.

Mama Francesca (Norma Blum) – Italiana, mãe de Toni e muito amorosa com todos. Uma de suas características é ser muito comilona.

Iolanda Lopez (Carolina Dieckmann) – Moça pobre, mora no cortiço com o pai e trabalha como secretária na Fundição Hauser. Namora Mundo (Domingos Montagner), mas desperta a paixão do poderoso Ernest (José de Abreu). Vai se casar obrigada com ele por uma fraqueza do pai, Venceslau (Reginaldo Faria), e será muito infeliz.

Venceslau Lopez (Reginaldo Faria) – Trabalha como contador de Ernest (José de Abreu), é um homem fraco e sem brios. Jogador inveterado, em uma partida com o patrão apostará a filha, Iolanda (Carolina Dieckmann), e perderá.

Fabricio (Ricardo Pereira) – Português militante da causa operária, é amigo de Mundo (Domingos Montagner) e Toni (Thiago Lacerda) e será preso com eles. Na segunda fase, vai se apaixonar por Lola (Letícia Spiller).

Dr. Rubens (Marcos Damigo) – Médico que tratar dos pobres que moram no cortiço. É amigo de Améila (Bianca Bin) e Mundo (Domingos Montagner).

Volpina (Paula Burlamaqui) – Lavadeira do cortiço, mulher rude e grosseira, adora uma fofoca. Seu passatempo preferido é observar o vai e vem dos moradores para poder contar para os outros depois. Seu sonho é ser vedete no cabaré, embora não tenha nenhum talento para isso.

Rosa (Karine Carvalho) – Também lavadeira do cortiço, gosta de tomar conta da vida de todos.

Margarida (Maria Gal) – Ao lado de Volpina (Paula Burlamaqui) e Rosa (Karine Carvalho), completa o trio fofoqueiro do cortiço.

Artur (Ícaro Silva) – Rapaz pobre, mora no cortiço. Tem um talento enorme com o pincel e ganha a vida como pintor e professor de desenho.

Benito (Anthero Montenegro) – Integralista infiltrado entre os operários, trabalha na Fundição Hauser e se alia a Manfred (Carmo Dalla Vecchia) para delatar os companheiros.

Lindinha (Cacau Protásio) – Mora no cortiço e trabalha como operária na Fundição Hauser. Vai ingressar na luta operária.

Josias (Adélio Lima) – Espécie de encarregado na Fundição Hauser, coordena o trabalho dos operários com mão de ferro.

Pillar (Silvia Salgado) – É vendedora na joalheria Hauser e detentora de um grande segredo que pode comprometer Ernest (José de Abreu).

Curió (Michel Gomes) – Operário na Fundição Hauser.

Etelvino (Glicério Rosário) – Operário na Fundição Hauser.

Cabaré Pacheco Leão

Arlindo Pacheco Leão (Marcos Caruso) – Dono do cabaré Pacheco Leão, Arlindo é um artista visionário. Apaixonado pela arte, cuida de todos os detalhes dos shows, desde a cenografia até a coreografia e a direção. É um homem bom, engraçado e companheiro. Sofre com as interferências de sua mulher, Miquelina (Rosi Campos) e sua sogra, dona Santinha (Nicette Bruno).

Miquelina Pacheco Leão (Rosi Campos) – Esposa de Arlindo (Marcos Caruso), também faz de tudo um pouco no cabaré: atua, canta, faz adereços e serve as mesas. É muito ciumenta e vive no pé do marido.

Arlindinho (Pedro Neschling) – Filho de Arlindo (Marcos Caruso) e Miquelina (Rosi Campos), Arlindinho é pianista e convive no meio artista desde pequeno. Namora quase todas as vedetes do cabaré e, na primeira fase da trama, é apaixonado por Amélia (Bianca Bin).

Belmira (Juliana Lohmann) – Filha mais nova de Arlindo (Marcos Caruso) e Miquelina (Rosi Campos), é o patinho feio da família. Trabalha no cabaré, mas não ama aquela vida.

Santinha (Nicette Bruno) – Mãe de Miquelina (Rosi Campos), Santinha é uma típica matriarca portuguesa. É rabugenta e gosta de implicar com Arlindo (Marcos Caruso), com quem vive às turras.

Conceição (Cláudia Missura) – É a dona da pensão onde moram as vedetes do cabaré e para onde os monges dos Himalaias irão ao chegar ao Brasil. Conceição é sovina e exigente, não admite desperdícios.

Creontina (Luana Martau) – Sobrinha de dona Conceição (Cláudia Missura), vem do interior para ajudar a tia. Adora uma fofoca e arma várias intrigas.

Lola Gardel (Letícia Spiller) – Dançarina veterana, é a estrela do cabaré Pacheco Leão na primeira fase da trama. Vaidosa, Lola se preocupa muito mais com as roupas do que com sua arte. Ela tem um caso antigo com Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e seu sonho é fazer parte de uma família rica.

Aurora Lincoln (Mariana Ximenes) – Artista radicada na França, chega ao Brasil atrás de Décio (Miguel Rômulo), que a abandonou em Paris. Será a grande estrela do cabaré Pacheco Leão na segunda fase da trama, rivalizando com Lola (Letícia Spiller). É uma artista ousada e de espírito livre. Apesar disso, vai se apaixonar por Davi (Leandro Lima), um ex-pracinha.

Matilde Meyer (Fabiula Nascimento) – Moça do interior que vai para o Rio de Janeiro à procura de trabalho no cabaré. Bonita e bondosa, Matilde ficará amiga dos monges quando eles chegarem ao Brasil.

Serena Fox (Simone Gutierrez) – Vedete gordinha amada pelo público, tem uma autoestima bastante elevada. É vaidosa e engraçada, está sempre brigando com Arlindinho (Pedro Neschling).

Odilon Mascarenhas (Tiago Abravanel) – Malandro boa-praça, vai se transformar em um cantor de rádio muito querido pelas mulheres.

Joel (Marcelo Medici) – Amigo, coreógrafo e secretário de Aurora (Mariana Ximenes), virá com ela da França e ficará com o cargo de mestre de cerimônias do cabaré Pacheco Leão. Gosta de uma intriga e de ver o circo pegar fogo.

Dália (Tania Khalil) – Bailarina no cabaré Pacheco Leão, é irmã de Davi (Leandro Lima) e sofrerá pensando que ele foi morto na guerra. Vai se apaixonar por Mundo (Domingos Montagner).

Cristina (Giovanna Ewbank) – Dançarina do cabaré, é bonita, talentosa e meio avoadinha. Mora na pensão.

Elisa (Guta Ruiz) – Também é artista do cabaré e vai namorar Arlindinho (Pedro Neschling).

Zilda (Aminha Lima) – É uma das coristas do Cabaré Pacheco Leão.

Nuno (Renato Góis) – Contador do cabaré, é assediado por Belmira (Juliana Lohmann), mas foge dela.

Davi Monteiro (Leandro Lima) – Irmão de Dália (Tania Khalil), é soldado e será recrutado para lutar na guerra. É dado como morto, mas tudo não terá passado de um engano. Volta paraplégico e vai se apaixonar por Aurora.

Peteleco (João Fernandes) – Menino órfão, ficará amigo de Odilon (Tiago Abravanel) e será adotado por Toni (Thiago Lacerda).

Himalaias

Ananda Rinpoche (Nelson Xavier) – Líder budista, cuidará de Franz (Bruno Gagliasso) quando ele se acidentar durante uma escalada no Everest. Os dois ficarão muito amigos, e Ananda aproveitará a estada do rapaz em seu mosteiro para lhe passar mensagens espirituais.

Sonan (Caio Blat) – Discípulo fiel de Ananda (Nelson Xavier), ficará arrasado com a morte dele. Tomará como missão procurar onde o mestre escolheu reencarnar. É um estudioso da filosofia budista, dedicado e concentrado.

Tempa (Ângelo Antônio) – Monge discípulo de Ananda (Nelson Xavier), é um sábio que gosta de contar histórias budistas para Pérola (Mel Maia). É um homem bondoso, inteligente, engraçado e excêntrico.

Jampa (Fábio Yoshihara) – Também discípulo de Ananda (Nelson Xavier), o monge Jampa será um dos protetores de Pérola (Mel Maia).

Rigpa (Adriano Bolshi) – É um monge bem-humorado, de bem com a vida. Rigpa é o mais jovem dos discípulos de Ananda (Nelson Xavier).

Norbu (Adriano Alves) – Menino que estuda para ser monge, vai se tornar amigo e confidente de Pérola (Mel Maia).

Família Passos

Eurico (Sacha Bali) – Amigo de Franz (Bruno Gagliasso) e Manfred (Carmo Dalla Vecchia), é rico, mas simples. Simpático até mesmo com os funcionários da fundição, Eurico morre no primeiro capítulo, durante uma avalanche.

Valter Passos (Leopoldo Pacheco) – Pai de Eurico (Sacha Bali) e Décio (Miguel Rômulo), é um banqueiro rico e poderoso. Valter é um homem conservador, assim como seu melhor amigo, Ernest Hauser (José de Abreu).

Laura Passos (Claudia Ohana) – Esposa de Valter (Leopoldo Pacheco), é rica e elegante. Sofre muito com a perda do filho, Eurico (Sacha Bali), no início da trama. Adotará Tavinho (Xande Valois) e se tornará uma grande amiga de Iolanda (Carolina Dieckmann).

Décio Passos (Miguel Rômulo) – Rapaz mimado, volta ao Brasil depois de terminar os estudos na Europa. Não aceita Tavinho (Xande Valois), seu irmão adotivo, e trata mal quem não tem poder e status.

Tavinho (Xande Valois) – Otávio é adotado por Laura (Claudia Ohana) e Valter (Leopoldo Pacheco) ainda criança, depois que os pais perdem Eurico (Sacha Bali) em um acidente na neve. Passou a primeira infância em um orfanato e desconhece sua verdadeira origem.

Redatora e cronista