‹‹Voar África – A Expedição›› em ‹‹Grande Reportagem››

Voar Africa grande reportagem sic ‹‹Voar África   A Expedição›› em ‹‹Grande Reportagem››

São cinco pilotos profissionais apaixonados pelo voo livre que África permite. Ao longo de três semanas trocam os aviões de grande porte e de transporte regular de passageiros na TAP, por cinco aviõezinhos monomotor.  É assim que percorrem África do Índico ao Atlântico e de este para oeste.

A expedição começa em Maputo segue para a Namíbia, vai ao Botswana, Zâmbia, Malawi e desce todo o  Moçambique, do lago Niassa até chegar de novo a Maputo.

Este ano a expedição teve por objetivo levar material escolar a lugares inóspitos, escolas com dificuldades de acesso, longe de tudo e de todos.

Milhares de cadernos, lápis, borrachas, canetas, livros, dicionários, bolas  de futebol foram transportados e distribuídos pelas escolas dos diversos países num total que ultrapassa as 2 toneladas de material.

Foi também lançada uma ponte entre 4 escolas portuguesas e 4 escolas moçambicanas. A escola de Alqueidão (Figueira da Foz), da Aldeia de Joanes (Fundão), Escola André de Resende de Évora e o Colégio Marista de Carcavelos enviaram cartas, desenhos e donativos para escolas no Niassa,  na Ilha de Ibo, em Alto Molocué e na ilha de  Bazaruto.

A Grande Reportagem percorre assim a vastidão das paisagens de África, os parques naturais repletos de animais selvagens e acompanha os pilotos nas várias escolas onde fazem a entrega direta aos alunos do material escolar que transportam.

Voar África – A Expedição  é uma Grande Reportagem dividida em 5 capítulos e será emitida diariamente de 26 a 30 de  Agosto no Jornal da Noite da SIC.

Uma reportagem de Cândida Pinto e Jorge Pelicano (imagem), com edição de imagem de Ricardo Tenreiro e grafismo de Paulo Alves.

Se encontrou algum erro, selecione e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos informar.