SIC

Tozé Martinho pode estar a caminho da SIC

Toze Martinho

Toze Martinho

Anos depois de ser convidado por José Eduardo Moniz para assinar um contrato de exclusividade com a TVI, o argumentista Tozé Martinho está quase a perdê-lo e, conta à Notícias TV, vai começar a entregar propostas de trabalho aos três canais generalistas. Entre RTP, SIC e TVI, o autor destaca a estação de Carnaxide, onde tem em mente um projeto de sonho… que já dura há cinco anos.

«Tenho contrato em exclusivo com a TVI até ao fim de outubro, mas está aberta a oportunidade de procurar outros caminhos que felizmente também há», começa por dizer o também ator que assinou as novelas com maior sucesso do canal, como relembra com carinho: «Sei que das cinco novelas mais vistas da TVI, três são minhas: A Outra, Dei-Te Quase Tudo e Olhos de Água. Tenho pena de que em Portugal as coisas funcionem assim. Neste país, uma pessoa pode ganhar um Oscar e nunca mais ser contratado.»

Com a possibilidade de propor histórias a outras empresas, Tozé Martinho recorda um projeto que quase avançou na SIC há algum tempo. Cinco anos depois, a concretização do mesmo é desejada pelo autor: «Acredito que as conversas com Luís Marques (administrador editorial da SIC) podem voltar. Há cinco anos, tinha uma reunião marcada com a SIC às 15:00 e o José Eduardo Moniz (ex-diretor-geral da TVI), sabendo da reunião, chamou-me para me propor um contrato. Ainda disse que estava em negociações com a SIC, mas ele e o Bernardo Bairrão (ex-administrador da Media Capital) convenceram-me a ficar».

Caso o ingresso na SIC não aconteça, Tozé Martinho não esquece a RTP. «Também tenho boas relações com a RTP, sou amigo do doutor Alberto da Ponte», afirma o autor de Louco Amor, a última novela que escreveu na TVI. A partir de outubro, o argumentista está oficialmente no mercado e todos os canais são hipóteses.

  • R

    Se lhe forem dadas boas condições e um bom elenco,o Tozé Martinho pode fazer uma boa telenovela,espero que venha para a SIC.

  • Cris

    Ele não tina contrato para fazer mais uma novela para a tvi?

    • lolipop

      Acaba em Outubro. pode ainda fazer

      • candy

        Não me acredito :s Também sou da opinião da Celia apesar do sucesso de audiências que algumas novelas dele tiveram as ultimas apesar das audiência não foram nada por ai alem… Há bem melhores. Espero que nesta altura do campeonato não ponham nenhuma trama dele na grelha.

        • lolipop

          Não concordo, ele é dos melhores.

          • candy

            Eu acho que ele não é nada de especial… Já que ”Louco Amor” foi mais do mesmo,A rapariga que andava a procura dos pais e tal… na minha opinião nada de novo! E ”A Outra” foi a unica que eu gostei! Do Resto acho que a TVI tem escritores bem melhores como por exemplo: O António Barreira

          • lolipop

            Sim mas lá por esse ser bom se as intenções da TVI é ter 3 novelas no HN é necessário ter mais do que um escritor exclusivo

          • candy

            Uma coisa que eu acho muito mal e como tu já referiste é que a TVI é lider no mercado publicitario então deve ter muitos recursos e não sei porque anda a cortar nos contratos de exclusividade espero que pelo menos continue com:(Gocha,Cristina,Rita Pereira,Alexandra,Antonio Barreira) assim as caras mais conhecidas 😉

          • lolipop

            Pois é que a TVI disse que vai acabar ou já acabou o contrato com a Alexandra Lencastre,achas normal? é péssimo! Cristina Ferreira,Manuel Luís Goucha,Fátima Lopes,Alexandra Lencastre,Margarida Marinho,Rita Pereira,Sofia Alves,António Barreira,Maria João Bastos,Pedro Lima,Fernanda Serrano,Mariana Monteiro.)são o mínimo dos mínimos.

          • candy

            Mesmo! E nem a essas caras mais conhecidas vão ter contratos renovados? :S

          • lolipop

            Não estou muito a par da situação mas acho que a TVI vai acabar os contratos todos da representação na informação nunca ouve e no entretenimento acho que a TVI não vai acabar com o Goucha a Cristina e a Fátima devem de ser os 3 únicos profissionais da TVI que vão manter contrato…..

          • candy

            Eu ainda estou a rezar para manterem contrato pelo menos com as caras mais conhecidas : Manuel Luis Gocha, Cristina Ferreira,Fatima Lopes. Espero que o façam por amor de deus.

          • lolipop

            Esses 3 tem sempre contrato o pior é para Rita Pereira Alexandra Lencastre Margarida Marinho……

          • Awooga

            Este pessoal ainda não percebeu que não há dinheiro nem para projectos megalómanos nem para contratos de exclusividade. Não é uma questão de se querer ou não manter os profissionais numa determinada estação, apenas não há dinheiro, quando percebem isso?

          • lolipop

            Já percebi. mas a TVI está a cortar mais contratos de exclusividade do que a RTP ou a SIC , então? é ela que domina o mercado publicitário é líder é onde a mais publicidade….?????

          • Awooga

            Mas tens que ver a situação actual da TVI. Por exemplo as contratações de José Alberto Carvalho e Judite Sousa para a informação + contratação de Nuno Eiro e João Paulo Rodrigues para apresentação de programas + aumento de ordenado à Diana Monteiro para apresentar o Guestlist + Cinha Jardim para fazer comentário no programa do Big Brother + a pior parte que é pagar ordenados a todos os concorrentes do BBVIP durante estes meses todos (e não se esqueçam que o número de concorrentes aumentou ao longo do programa). É normal que a TVI esteja a cortar mais que os outros, é também aquela que mais dinheiro gastou

  • candy

    Desculpem aos fãs que gostam do canal sic mas o que eles estão a tentar fazer é uma segunda TVI – Contratação de autores das novelas de sucesso da TVI, contratação das caras de apresentação , produção de formatos parecidos aos da TVI (Somos Portugal-Portugal em Festa),para alem disso já fizeram a contratação do director geral da TVI que foi para lá! Eu acho isto uma completa estupidez!

    • Célia

      Concordo, devia haver mais diversidade entre RTP, SIC e TVI, embora o problema não seja só a SIC, são todas.

      Em relação ao Tozé Martinho, independentemente do sucesso das novelas dele, considero-o um péssimo autor.

    • lolipop

      O Moniz não está na SIC.

      • candy

        Desculpa! XD foi erro meu, mas eu sei que a sic contratou qualquer director de conteúdos ou lá o que foi, que vinha da TVI

        • lolipop

          Da direcção da tvi para a sic só foi a Júlia( que exercia na TVI e exerce na SIC a direcção dos conteúdos do canal) e a Gabriela Sobral(que exercia na TVI e exerce na SIC a função de directora de produção nacional)

          • candy

            E isso na minha opinião já é suficiente,estão a tentar ser lider’s à força!

          • lolipop

            e a TVI também já podia tomar uma atitude!

          • candy

            Como assim?

          • lolipop

            Afirmar-se ! Mostrar que é líder ter iniciativas! A TVI têm falta de reconstruir toda a sua grelha precisa de mais programas de entretenimento e de menos repetições de mais qualidade de grafismos de mais promoções de mais dinâmica de ir piscar o olho a caras da concorrência pk não trazer um João Manzarra ou outro apresentador de comédia tipo César Mourão para a TVI para apresentar um programa de humor aos sábados pk não ir buscar a Catarina Furtado o João Baião pk não trazer de novo a Clara de Sousa a TVI precisa de novos programas e novas caras mais variedade……exigir mais das produtoras dos seus programas ser mais ativa nas redes sociais….etc….

          • candy

            Eu adoro os teus comentários! Mas concordo tudo contigo menos no facto de ir buscar um Joao Manzara um Cesar Mourão eu perfiro as caras que estão neste momento na apresentação que são as melhores que temos em Portugal e eu acho que a TVI não deve ir buscar as caras mais conhecidas assim como a sic nao o deve fazer porque estão já como caras daquela estação!Agora apostar em mais promoção dos programas e novelas? COMPLETAMENTE

          • lolipop

            Mas Candy, eu não estou a dizer para dispensar as caras que a TVI têm a espaço na grelha para todos e a TVI precisa de um apresentador de comédia como Manzarra o César Mourão que se podiam juntar ao JPRodrigues.

          • lolipop

            Desculpa mas não temos TODOS os melhores apresentadores de Portugal e temos muitos que valem pouco tínhamos os melhores se tivéssemos Cristina Ferreira,Manuel Luís Goucha,Fátima Lopes,Júlia Pinheiro,Teresa Guilherme,Catarina Furtado,João Baião,Jorge Gabriel,José Carlos Malato,Bárbara Guimarães,João Manzarra,César Mourão, Herman José,Leonor Poeiras e Iva Domingues na grelha (tenho a noção que é pedir de mais) *devo de me ter esquecido de alguém* Mas não me digas que a Marisa Cruz ou a Mónica Jardim fazem parte do lote das melhores apresentadoras e apresentadores a nível nacional…..porque não fazem,de todo. É verdade que temos os 3 melhores de todos Cristina,Goucha e Fátima os melhores a nível nacional temos o número 1 2 e 3 (mas não os restantes números)

          • candy

            Na minha opinião temos os melhores e ter esse leque todo de apresentadores ia implicar despedir alguns neste tempo não temos dinheiro para ter esse leque enorme e não haveria espaço para todos terem programas, e há alguns que referiste na minha opinião são dispensáveis (ex:Julia,Cesar,Herman,João) Porque ou são apenas comediantes ou no exemplo da Júlia desde que ela foi para a sic os programas dela foram sempre um flop :$ e acho que ela nunca vai sair de lá por isso… (O que não acontecia na TVI but…) na minha opinião a TVI tem os melhores e os necessários (Mas falta a Leonor Poeiras -.-)

          • lolipop

            Eu se que seria impossível ter as estrelas de todos os canais na TVI e que já temos dos melhores (só falta a Leonor e um comediante)

          • lolipop

            *sei

          • Ed

            Wow, isso é que foi “falar”. concordo em tudo.
            Está na hora da TVI abrir os olhos e voltar a inovar, contratar caras novas como disseste, escritores novos, actualizar os guiões porque as produçoes pelo menos das novels ja sao muito boas, meter mais animaçao no canal e menos tensão que é criada por programas como BBVip que apesar de vencer a concorrencia nalguns dias, afunda as novelas que têm sido a marca do canal.

            Cheira-me que algumas coisas vão acontencer pois estão a produzir programas de humor e mais muito mais fresh.
            Dispensava aquele remake de novela e qualquer novela do Toze Martinho que agora só se preocupa em aparecer nelas e faz guiões horriveis como Louco Amor.

          • lolipop

            Saudades da TVI de 2011…….a melhor altura de sempre.

          • Julia fan

            E querias o quê ? Que ficassem à espera que a liderança caisse do ceu ?

          • candy

            Olha não porque nada cai do seu tens de lutar por isso! Eu só queria que as coisas fossem feitas de um modo limpo não a andar a passar por cima um dos outros e andar a influenciar toda a gente que tem sucesso na TVI por amor de Deus….

          • candy

            *ceu

  • lolipop

    A SIC só vê o Pedro Lopes a frente. Nem a Patrícia Muller que tem um contrato com a SIC tem trabalho e foi posta de lado…

    • candy

      Eu já comentei isso várias vezes que ele vai ser a ”galinha dos ovos de ouro” nunca vai ser largado e vai ser exprimido até à ultima XD

      • lolipop

        Concordo.

  • FM

    Se é para escrever novelas da treta como o Louco Amor foi, então que faça muito boa viagem. Foi esta a novela que fez com que TVI perdesse a liderança no Horário Nobre, quando substituíram a Doce Tentação que era líder todos os dias por este horror a TVI perdeu de imediato a liderança para a sic, que depois ainda foi mais reforçada com a estreia lá do remake da globo. A TVI tem argumentistas melhores do que ele.

  • Bia6

    Sinceramente o que a TVI precisa é do José Eduardo Moniz de volta! Eu sempre fui e dou uma telespectadora TVI, mas estou cada vez mais desiludida:

    – primeiro esta história dos Morangos acabarem, sim a última serie foi uma porcaria mas chegando o verão conseguiu voltar a ter qualidade, o que prova que se os senhores que lá trabalham tivessem fora de vontade iriam conseguir fazer algo em condições

    -depois a adaptação da Belmonte, Portugal e a TVI têm grandes autores acho que não há necessidade nenhuma de “copiar os outros” só porque a SIC o faz,

    -e agora isto digam o que disserem Tozé Martinho tem talento e já provou isso, mas se se quer ir embora, ele é que sabe haverá sempre alguem que o possa substiturir, mas a TVI estará a deitar outro grande talento à rua ( tal como aconteceu com a Leonor Poeiras, Rogério Samora, Maria João Luís, etc.)

    Eu não percebo muito de televisão mas a verdade é que a TVI devia olhar para o seu passado e abrir os olhos, deixar de apostar em modelos e começar a apostar em profissionais com talento. E volto a dizer que o Moniz devia voltar porque na “sua época” apostou grandes profissionais que agora estão a ser despejados, e agora a concorrência aposta neles para as suas grelhar… Portanto façam-me um favor a mim e a todos os outros telespectadores da TVI abram os olhos!!!

    • candy

      Olha Bia eu também penso como tu espero que o Moniz volte 🙂 mas os Morangos acabaram porque acho que já estavam a saturar e já não estavam a ter os valores que eram pretendidos.

      -Em relação à adaptação eu acho que de certa forma foi uma boa jogada um argumento de sucesso só tentar agarrar os telespectadores fazer outra novela para horario e voltar a ser lider nesse horário.

      -Eu sei que há gente que gosta do Tozé mas pessoalmente eu acho que há escritores bem melhores que ele e é favor de relembrar que a TVI perdeu a liderança no horário nobre por causa da novela dele ”Louco Amor”.Em relação à Leonor Poeiras também acho que é um talento deitado fora but… em relação aos o Rogerio Samora saiu da TVI ainda com contrato de exclusividade e teve de pagar uma multa e tal não se podia fazer muito :$

      Só tenho mais a dizer que de novo espero que o Moniz volte <3 XD

    • FM

      A TVI não mandou a Maria João Luís embora. Eles chamaram-na para uns dois ou três projectos que ela recusou sempre porque queria dedicar-se ao teatro lá na terra dela e era-lhe muito complicado conciliar as duas coisas ao mesmo tempo. Ou já lhe passou a “mosca” do teatro ou então eu não sei como vai fazer agora que aceitou o papel na sic, deixou de ser complicado, foi?

  • Leslie

    Este senhor é tão arrogante em todas as entrevistas que dá. Se bem me lembro, “Dei-te Quase Tudo” foi assumida por António Barreira relativamente cedo, tendo ficado bem melhor a partir daí. “A Outra” também teve de ser reformulada sei lá quantas vezes antes de ir para o écrã. Ao lado desses sucessos, contam-se outros tantos insucessos. Pessoalmente, independentemente das audiências, não gosto da escrita dele, as personagens e situações parecem-me sempre algo saído da década de 80.

  • camponio

    como fã da tvi,tive hoje duas boas noticias:
    primeiro è que aquele joao mota desprovido de qualquer talento,vai para a sic.
    segundo `,o toze martinho parece que vai atrás!
    vá depressa.
    péssimo escritor,tramas da carochinha,mais flops que sucessos,tudo enredos da treta a fazer lembrar novelas mexicanas.
    por culpa dele,dd sobreposse a louco amor e com todo o mérito.
    louco amor era banaladissima com a velha e estafada historieta da menina ha procura dos papás!
    diálogos enfadonhos,nenhum assunto que fale nos problemas da sociedade e para terminar,ainda tínhamos que levar com o autor a tentar ser um mediano ator!
    sem dicção,sem postura,sem graça…

    e se levarmos com ele como ator era mau…levar com a mama então, era do pior!
    a mulher era do pior e só não participou em louco amor porque esteve doente,senão la tínhamos de levar com a dita senhora desprovida de qualquer talento para representar.
    só teve trabalho nas tramas do filho,porque ninguém no seu juízo quer a mulherzinha numa produção sua..

    fico contente que vá para a sic…
    vá e que volte a patrícia ou o Lopes!
    esse sim,brilhante autor!

  • lolipop

    Na minha opinião a TVI deveria seguir a mesma estratégia da TV GLOBO apostar em remakes como o de Olhos de Água,Ninguém como tu , A outra…… ou então dar continuidade à história tipo novas temporadas e ter a novela das 9, 10 , 11 ,7 sem andar a mexer nos horários e que cada horário tivesse um estilo a das 7 de comédia a das 9 o “novelão” etc….assinar muitos contratos de exclusividade com actores de peso e argumentistas e ir buscar estrelas da representação a SIC para conseguir ter muitas novelas com muitos actores fortes e grandes tramas e algumas novelas originais e outras remakes ou continuidade de outras produções de sucesso….e contratar novos profissionais para o departamento de criatividade para começar a produzir logótipos e genéricos como deve de ser e em 16:9

    • lolipop

      Fica muito caro…..sim fica mas se querem audiências e muita publicidade e lucros no HN é necessário tomar essas medidas!

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close