SIC

‘Sinhozinho Malta’ “enche o saco” a Lima Duarte

Uma das personagens mais marcantes da teledramaturgia brasileira, Sinhozinho Malta, interpretado por Lima Duarte, afinal parece não ser a personagem preferida do ator. Na verdade, segundo o próprio revelou à revista Sábado, “ele enche-me um pouco o saco. Ouço a toda a hora ‘tou certo ou tou errado?’”.

Lima Duarte é perentório no que toca a escolher uma personagem favorita, “fiz 60 personagens. É difícil escolher”. De todas as vidas que interpretou, o ator revela que a sua personagem preferida talvez seja Sassá Mutena, que integrava na novela O Salvador da Pátria. “Não tinha aquela coisa do irmão que não era irmão, do crime, nada disso. Era a história de um homem que vai do nada ao entendimento. Ele era analfabeto, não sabia ler nem escrever, não sabia amar, não sabia nada. Mas punha a mão nas flores e elas vicejavam. Então, ele vai aprendendo mais e mais sobre menos e menos. Até que termina senador. Um grande homem. Mas as flores não vicejam mais.” É desta forma que Lima Duarte justifica a sua escolha.

Nesta entrevista, o ator revela ainda que já viveu tantas vidas, tem amado tanta gente, “morrido tantas vezes – quando chegar a hora, já sei como é; estou ensaiando, ela que venha.” Aos 81 anos, o veterano Lima Duarte é um dos mais conceituados atores brasileiros e continua a ser muito requisitado para produções televisivas mas também para o cinema. Uma das razões que aponta para a sua longa carreira é o facto de ser “muito determinado”, apesar de se ter “perdido”, “reencontrou-se sempre” por ter essa característica e o que lhe permitiu construir uma reputação invejável e admirada pela maioria dos atores brasileiros, mas também portugueses.

De recordar que pode acompanhar Max, interpretado por Lima Duarte, na novela Araguaia a ser transmitida pela SIC ao final da noite dos dias de semana.