SIC

SIC poderá adaptar “Rosa do Oriente”

Manuel Arouca, autor da novela nacional da SIC, “Podia Acabar o Mundo”, lançou o romance histórico “Rosa do Oriente” em Novembro de 2008. O livro é sobre a vida de São Francisco Xavier, o grande missionário do século XVI que foi declarado santo. O autor admitiu que, muito em breve, o romance pode “ser adaptado ao pequeno ecrã.”

O Director de Programas da SIC, Nuno Santos, já comentou, segundo o jornal “Correio da Manhã”, que o livro daria “uma grande série televisiva.” Contudo, o responsável não adiantou se já está em marcha uma adaptação. A verdade é que Manuel Arouca já pensa em possíveis cenários. “Acho que se irá trabalhar nesse sentido, de adaptar o meu romance à televisão, ou até ao cinema. A história poderá ser rodada, não só em Portugal, mas também em países por onde São Francisco Xavier passou, como Espanha, França, Itália, assim como pelo Oriente, da Índia e Japão às portas da China. Estou, além disso, a pensar na tradução do livro para inglês, tendo em conta que poderá haver outros países interessados”, disse o escritor ao mesmo jornal.

O autor, guionista e escritor recordou, ainda, que “só na velha Goa existem centenas de cristãos, hindus e muçulmanos. E a mensagem do santo é um factor de ecumenismo, uma vez que São Francisco levou a sua fé pelo mundo fora.”

O romance histórico “…centra-se no mistério do perfume de rosas que se exalava do corpo do santo. A obra fala ainda da sua conversão e da forma como transmitiu a sua espiritualidade aos portugueses, na época tão inebriados pelas riquezas do Oriente.”, conta o jornal.