fbpx

Saiba o que vai poder ver em «A Fraude»

A Televisão
2 min leitura

A Fraude

Conforme noticiado pel’A Televisão, a Grande Reportagem que a SIC vai exibir entre os dias cinco e oito de fevereiro terá quatro capítulos.

O primeiro capítulo de A Fraude, emitida no Jornal da Noite, intitula-se por A linha do Tempo e retrata os dez anos de Oliveira e Costa na SLN/BPN, identificando os momentos que criaram lodo nas contas do banco e relatando todos os acontecimentos detalhadamente.

No segundo capítulo , com o nome de Anatomia de um Golpe fecha-se o tema fraude e explica-se a forma de como o dinheiro dos clientes serviu para financiar negócios ruinosos e alimentar empréstimos, sem garantias, a figuras próximas das pessoas que administravam a SLN.

No Rasto do Dinheiro, leva-nos à Holanda e a Cabo Verde. O terceiro capítulo desta grande reportagem instala-se na capital Cabo-verdiana, na sede do Banco Insular, que fez com que esta fraude se tornasse de cariz internacional. Em Amesterdão descobriram um farejador de dinheiro: um homem que lidera uma equipa multidisciplinar e que se dedica a seguir o rasto de dinheiro sujo.

No quarto e último capítulo – A Caixa Negra  analisa a gestão nacionalizada entregue à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e explica o porquê da entrega da administração do BPN à concorrência ter custado ao país mais do que o buraco aberto pela gestão de Oliveira e Costa.

A Fraude é uma grande reportagem que conta com a investigação do jornalista Pedro Coelho, com imagem de Luís Pinto, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e Carla Gonçalves, pós produção áudio de Octaviano Rodrigues e coordenação de Cândida Pinto.

 

Siga-me:
Redactor.