SIC

Rodrigo Guedes de Carvalho lança duras críticas à TVI e RTP

Rodrigo Guedes de Carvalho

Desde o primeiro minuto que a televisão pública tem dedicado muito espaço de antena a questionar a veracidade das audiências do novo medidor. Recentemente, e ainda antes de se completar um mês, a estação de Queluz de Baixo decidiu não considerar mais os resultados apresentados pela GfK.

Qual será, afinal, a opinião de um profissional da SIC sobre toda esta polémica? É em grande entrevista à edição desta semana da revista TV Guia que Rodrigo Guedes de Carvalho lança duras críticas à forma como tudo tem sido abordado pela concorrência.

“Eu nunca faria, nem como diretor nem como pivô, as peças e as reportagens que a RTP e a TVI fizeram. Porque sem qualquer argumentação, que não seja ‘este sistema dá para desconfiar’, dizem que ele está viciado”, começa por dizer o subdirector de informação da SIC, comentando em seguida a atitude de José Rodrigues dos Santos no Telejornal: “O José Rodrigues dos Santos gosta muito de frases bombásticas. Ele deve ter conhecimentos técnicos extraordinários na área da electrónica para dizer isso (que o sistema foi comprado na feira da ladra). Eu não me atreveria a comentar com essa certeza um sistema que não conheço tecnicamente”

Questionado sobre qual a situação que mais confusão lhe causa, se a da RTP ou a da TVI, Rodrigo Guedes de Carvalho é perentório: “Repare: o Jornal das 8 está outra vez com audiências simpáticas e a TVI já está novamente calada. Se fazemos um bom resultado, o sistema é fiável, se fazemos um mau resultado, o sistema foi comprado numa feira da ladra. Era curioso ver a RTP um dia com 36% e ganhar. Acha que ia haver protestos? Isso é enervante e descredibiliza o mercado achei lamentável a forma como fizeram peças sobre as audiências dentro de um serviço noticioso. A raiz do serviço noticioso, seja uma entidade pública ou privada, é a de informar as pessoas de forma objectiva. E aquilo foi usado como um editorial panfletário”, afirmou, acrescentando em seguida que “é a lógica da batata. Houve ali um certo desnorte do José Rodrigues dos Santos, talvez da direção de Informação, mas ele, como pivô, corporizou aquilo com aquela sua teatralidade muito assertiva que me pareceu completamente excessiva porque foi dar parte fraca, mostrou nervosismo e quis trazer ao espectador uma luta que não lhe pertence. Repare: aquelas peças são feitas para a SIC e para a TVI. São recados entre nós”.

E as acusações não se ficam por aqui. Confrontado se esta revolta se prende com o facto de a RTP ser uma televisão pública, o jornalista admite que sim “eventualente mas a questão de ser estação pública é o melhor guarda-chuva que a RTP inventou nos últimos anos. Não trabalham para as audiências quando perdem, não é? Mas quando ganham ficam todos contentes. É um discurso político facilmente desmontável. Se a RTP ganha, diz: ‘A RTP prova assim que tem a preferência dos portugueses e que cumpre o serviço público’. Se a RTP perde, diz: ‘Nós não estamos na luta das audiências.’ São as duas respostas-tipo. Ou estão ou não estão. Têm de definir as coisas, de uma vez por todas. Achei a forma como aquilo foi cavalgado completamente espúrio. Tive pessoas de um nível intelectual médio-alto a perguntarem-me o que era aquilo da GfK e da Marktest, que não estavam a perceber nada. Montaram uma campanha sem provas”. E vai mais longe: “Dizer que o sistema foi comprado numa feira da ladra, como o José Rodrigues dos Santos, não me parece uma prova concreta. Dizer que se achava estranho que o presidente da CAEM fosse o Luís Marques, como o Jorge Gabriel, roça a ofensa e prova desconhecimento porque a presidência é rotativa. É o maior descrédito que se pode lançar. Isso é dizer que o sistema é corrupto ou corrompível. É a implusão de toda a Indústria. A medição de audiências não está isenta de suspeitas, mas também posso ter a suspeita de que na Marktest, de vez em quando, pagavam a um gajo para martelar as audiências. Foi nesse jogo que eu vi entrar pessoas da RTP e da TVI.”

Prestes a finalizar, um comentário ao que disse José Alberto Carvalho, quando o canal de Queluz de Baixo revelou que alertara aGfK para certas irregularidades nos primeiros dias: “Mas a TVI aceitou”, acusa Rodrigo Guedes de Carvalho: “O sistema da GfK entrou em vigor com a aceitação unânime do mercado, não podia ser de outra forma. Mas depois, com os resultados, puseram em causa o sistema. Isto parece uma brincadeira de crianças: ‘Ah, estou a perder? Então não jogo. Pego na bola e vou para outra casa.’ Isso não faz sentido! Nós nunca contestámos nada. A semana passada, ganhei sete jornais de seguida, fiz alguma peça a dizer que sou o maior? Não”, afirmou.

A terminar, o pivô do Jornal da Noite, admitiu, contudo, que “Nunca escondi que sou muito céptico em relação ao sistema das audiências. Mas é o sistema em geral. Faz-me confusão que mil indivíduos ou mil lares sejam representativos de milhões de pessoas e que isso condicione toda uma indústria, todos os postos de trabalho e todas as apostas e imagens que as pessoas fazem. Sempre me fez confusão, aqui ou no estrangeiro. Disto isto, tem de haver um sistema, pelo qual as empresas, os anunciantes e o público se regem. Se ele é bom ou mau, se é mais fiável, não tenho conhecimentos técnicos para o dizer”.

  • Joaquim da Garça

    Ò filho estás-te a esquecer que a SIC também se foi vangloriar-se para o “Jornal da Noite” a dizer que estava mais perto do líder… a sério, mas esta gente não tem vergonha?! Mas porque é que só funcionários da SIC é que têm esta mania de vir para as revistas fazer estes choradinhos e estas poucos vergonhas??!! Só mesmo da SIC… -.-‘

    • Anónimo

      Desculpa lá, mas tudo o que ele disse teve fundamento e tem toda a razão! Se pensares bem vês que quando a RTP ou a TVI são beneficiados calam-se, mas quando são prejudicados , é o que se vê… (ao contrário da SIC, que já foi muitas vezes prejudicada e eu nunca ouvi, nem tu, a SIC a fazer um quarto daquilo que a TVI ou  a RTP fazem!
      Toda a gente vê!

      • Joaquim da Garça

        Se calhar porque a SIC nunca foi prejudicada, teve sim foi os resultados referentes à nula qualidade que os seus programas têm…. agora, a TVI não ia com certeza deixar que a GFK  rebaixasse a excelente qualidade de muitos dos seus programas quando não sabe fazer uma medição em condições (só os SIC Fanáticos é que ainda não perceberam)! Mas o que é que queriam que a SIC disse-se??!! Eles contentam-se com o segundo e ficam felizes com o primeiro…. a TVI contenta-se com o primeiro (que remédio tem ela, é o melhor canal) e obviamente que não vai ficar contente com o segundo! Porque é que a SIC não lança críticas à GFK?? Pois sabe perfeitamente que já é uma sorte ter os resultados que tem com a miséria de qualidade que os seus programas têm… -.-‘ é lógica! Logo, é melhor ficar caladinho e comer o que o Luís Marques lhes dá!

        • Biller

          Suponhamos que tinha razão relativamente à GFK. Justifique o ataque da TVI à Marktest adjetivando a empresa como sem credibilidade.

        • Biller

          Justifique a aproximação da SIC à TVI e a liderança dos canais temáticos da SIC na Marktest.

        • Biller

          Justifique a liderança da SIC no público comercial na Marktest.

        • Biller

          Justifique o ataque a Luís Marques, quando a presidência da CAEM é rotativa.

        • Biller

          Justifique a sua formação e o seu conhecimento das audiências e dos respetivos painéis.

        • Anónimo

          Peço imensa desculpa, mas está muito engando!
          A SIC, ao contrário da TVI,  tem programas que foram criados pela estação e não só cópias de programas que já passaram no estrangeiro, ou noutros canais da concorrência!…
          Ficar caladinho deves ficar tu, ao dizeres que a TVI tem mais qualidade que a SIC, a copiar não é muito difícil…

    • Biller

      Mas quem “chorou” foram funcionários da TVI e da RTP!

  • susy

    Sr Joaquim da Garça, parece-me que é um TVI fanático, é uma pena certas pessoas, que se prendem a um só canal, quando existem diversidades de canais cuja programação é de grande qualidade e superior a essa saloiada que é  a TVI com novelas horrorosas, aquele talk show da tarde que é uma seca, e haja paciência para aquela pindérica da Cristina Ferreira.

    • Joaquim da Garça

      Ainda bem que 90% de Portugal não tem a tua opinião 😉 Por isso é que a TVI é líder….
      Se eu sou um TVI fanático, o que serás tu…. xD

      • TVRicco

        a Julia ja cuspiu na TVI….a Gabriela tb…agora este gajo…..o veneno e as dores de dentes sao assim……nao gostam e nao querem admitir que eles fazem erros….pk???? Pk nao trabalham como Prifissionais????…pois estes cada vez estao a fundir mesmo no buraco…..

    • TVRicco

      Susy a unica pinderica aqui…es tu….fanatica arrogante….pois tinha que ser.
      A SIC gostava de ir buscar a Cristina nao queria??? se hoje a Cristina estivesse na SIC ja nao era mais Pinderica para ti….pois deves ter muitas dores de dentes….e segundo o Sistema sempre teve mal….sempre com erros…mas a SIC e o novo Sistema…nunca queriam admitir que fizeram erros…..olha que na SIC existe bem programas bem secantes a comecar pela Querida Arrogante Cuspideira da Julia…ate Idolos…programas ja passados de validade…..as Novelas da TVI sempre foram bem melhores ou muito mais excelentes do que na SIC…a unica coisa boa na SIC foi o Lacos de Sangue…pk as outras foram so lixo……fim de semanas da TVI sao muito bem animadas do que os programas da SIC….Idolos secantes e com um Juri bem estupido……e por fim detesto fanaticos da TVI e Sic…que parece que andam com dores de dentes.

      • susy

        para já ó sr tvricco não há aqui sic fanática nenhuma, até porque não vejo nem sic nem a tvi, muito menos rtp, esses canais generalistas estão uma pobreza em termos de programação, é por isso que prefiro a tv cabo, que é uma lufada de ar fresco, critico a tvi mas também os outros canais todos, mania de as pessoas criticarem alguma coisa da tvi e dizem logo que somos sic fanáticos, eu enquanto à  quem  perca tempo a ver novelas que são sempre a mesma coisa, com os mesmos actores e que não nos levam a lado nenhum, eu vejo séries de grande qualidade, por isso não fale daquilo que sabe.

  • Ricdigi

    Senhor Rodrigo Guedes de Carvalho, na verdade é preciso uma GFK para colocar a “sua” SIC informação no mapa, infelizmente isso não faz da vossa informação alguma coisa de jeito, siga o exemplo da RTP, casa que acho que o formou?

    • Biller

      Mas não foi a SIC notícias líder durante 10 anos? Que paciência para estes ataques irracionais à GFK.

  • Pedro Oliveira

    O modo de amostragem da Marktest sempre foi confuso, não tinham painel e as audiências eram feitas por recolha telefónica, essas informações foram-me transmitidas por alguem que esteve envolvido no processo. Não sei se as audiências da GFK são melhores mas a TVI está nervosa porque não está habituada a competição…

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close