SIC TVI

Quanto ganham os atores da SIC e TVI?

Alexandra Lencastre


Numa altura de crise e com vários cortes orçamentais feitos pelo governo, a revista TV Mais investigou quais os salários das estrelas das telenovelas da nossa televisão e conta alguns pormenores na sua edição desta semana. Existem quatro grande grupos.

O primeiro é o dos profissionais que auferem perto de 20 mil euros. Neste grupo estão Fernanda Serrano, que apesar de ter recebido há dois anos um convite para se mudar para a SIC, permaneceu na TVI e é, atualmente, uma das mais bem pagas do canal. Segue-se Alexandra Lencastre, outra das estrelas da televisão de Queluz de Baixo, que recebe o mesmo valor. Já na SIC, Rogério Samora, que ainda recentemente se viu envolvido numa “guerra” entre o canal de Carnaxide e o liderado por José Fragoso, também leva para casa uma quantia semelhante.

O segundo escalão é do dos profissionais que recebem entre 10 e 15 mil euros. Margarida Marinho, que assinou contrato de exclusividade com a TVI depois de participar em A Outra ganha perto desta quantia mensalmente. Segue-se Paula Lobo Antunes, que depois de várias protagonistas, dá agora vida a uma personagem mais secundária em Remédio Santo. Ainda assim, ganha mais de 12 mil euros mensalmente. Sofia Alves, Rita Pereira, Paulo Pires e Nuno Homem de Sá são outros dos mais bem pagos da TVI, levando para casa perto de 10 mil euros por mês. Na SIC, Cláudia Vieira e Diana Chaves, que chegaram a receber mais de 20 mil euros mensalmente, assinaram recentemente um novo contrato e passaram a auferir 10 mil euros mensais.

O terceiro grupo é composto pelos atores que recebem entre 5 e 10 mil euros por mês. Pedro Lima e António Pedro Cerdeira encabeçam este grupo, recebendo perto de 8 mil euros mensais. Seguem-se José Carlos Pereira, Maria João Luís, Rodrigo Menezes, Patrícia Tavares e Paula Neves que auferem perto de 7 500 euros. Ruy de Carvalho tem sempre 7 mil euros a mais por mês na sua conta bancária, enquanto São José Correia e Joana Solnado têm direito a perto de 5 mil euros mensalmente.

O último escalão é o dos profissionais que recebem menos de 3 mil euros, e daqui fazem parte alguns dos “ex-moranguitos”, como Sara Matos, Lourenço Ortigão, David Carreira ou Júlia Belard.

e pormenores sobre as emoções
  • Tiago Madeira

    Ordenado base 3 mil euros… bem bom!!! quem me dera a mim!!! Ainda se queixam…. Quanto mais ganham mais querem ganhar…

  • Joaomendes11

    E o Diogo Morgado quanto será que ganha?… Ou será que já não é exclusivo?

    • Micaela

      Penso que já não seja exclusivo porque senão podia fazer TV noutros canais não sei se também engloba os canais norte-americanos
      , e acredito que o cache dele sejam mais elevado em Portugal do que nos EUA porque ele aqui tem mais visibilidade e lá está a começar agora a ter alguma visibilidade

  • Lúcio

    A São José Correia tambem não tem exclusividade e apareceu neste “elenco”, Eu  vi numa revista a um tempo atrás que na TVI a Sara Prata, a Mariana Monteiro,a Jéssica Athayde,a Marta Melro, e o Pedro Carvalho ganhavam mais de 3 mil euros e quando os actores que trocaram a TVI pela a SIC como a Helena Laureano, o Manuel Cavaco, o André Nunes e a Maria Emília Correia ganhavam aproximadamente 12 mil euros, penso que tambem seja o caso da Joana Santos, Joana Seixas, Custódia Gallego, o José Fidalgo, Sandra Barata Belo, João Ricardo e a Inês Castel Branco devem ter um cachet semelhante a estes!
    Penso que depois do Rogério Samora, os actores mais bem pagos são o Ricardo Pereira e o Diogo Morgado e o “menos bem pago” com exclusividade deve de ser o Marco Horácio !

  • Ana Cláudia Olveira

    Não se esqueçam que isto é a excepção à regra, a maior parte dos actores recebe mal e a recibos verdes.

  • Miguel

    Nao acredito que os actores sejam mal pagos a maioria deles recebem de 3.000 para a frente e depende se tem contrato ou nao, mas nao sei como é que a Rita Pereira recebe mais que a Joana Solnado ou a Sao Jose Correia, sinceramente estas ultimas representam melhor que a Rita Pereira, até a Sofia Ribeiro que a adoro, ela lindissima e muitissimo boa actriz, adora-a é uma das minhas actrizes preferidas mas também até a Mariana Monteiro é melhor que a Rita Pereira, nao falo só a termos de profissionalidade, mas acho que enquanto as outras sao mais simples e honestas a Rita tem muito a mania das grandezas e acho-a um pouco falsa e exibiçionista, é o que eu acho, agora cada um é livre de dizer o que pensa mas esta é a minha opiniao, e acho que a tvi, devia dar também mais oportunidades aos actores actores e actrizes em vez de estar sempre a contar com a Rita e a convidá-la para tudo, nisto refiro-me a apresentaçao do Canta Comigo e a outras coisas que nao importam agora…quanto á Alexandra Lencastre e á Fernanda Serrano, nao me admira estes salários elas sao óptimas, adoro-as, amo-as, sao lindas e muito profissionais, acho os salários muito bem aplicados mas acho só duas coisas para além da que referi atras acho que o Paulo Pires devia incluir-se no grupo dos 15.000euros, ele representa muito bem e é um dos melhores actores portugueses, amo a Alexandra e a Fernanda também adoro a Paula Lobo Antunes, a Sofia Alves a Sofia Ribeiro e a Mariana Monteiro para além da adoravél Dalila Carmo, também gosto da Paula Neves, Joana Solnado e da Patricia Tavares sao as minhas preferidas, deles é o Paulo Pires, o Zeca Pereira, o António Pedro Cerdeira e o Pedro Lima assim como o Rodrigo Menezes e o Pedro Teixeira sao muito bons actores…há ainda a Sara Prata linda e óptima actriz, e o Nuno Homem de Sá também um grande actor.

  • Trebaruna

    Não admira que Portugal seja uma bosta de país para se viver…
    Existem uns com ordenados elevadíssimos, enquanto outros, com ordenados baixíssimos.

    Um actor, que não faz praticamente nada, a não ser enterter o público…recebe mais do que o triplo do que o salário mínimo.
    Enquanto que, um varredor de ruas esfola-se para limpar o chão de forma a mantê-lo limpo para o público, receb um quatia miserável, que mal dá para sobre viver.

    Que grande injustiça, mesmo.
    A riqueza em Portugal está muito mal distribuida. Mas muito mal.

    Não admira que o pessoal queira bazar daqui.
    Em Portugal a gente não vive, mas sim, sobrevive.

    Adeus, pátria amada.

/* ]]> */