fbpx

“Cenas do casamento” é a nova ficção da SIC

Pedro Vendeira
3 min leitura

A estação de Carnaxide continua a apostar em adaptações de originais estrangeiros. “Cenas do casamento” parte da comédia espanhola “Escenas de matrimónio” e conta com nomes como Cláudia Cadima e João Didelet no elenco.

“Este projecto já existia antes de eu chegar à SIC”, ressalvou Virgílio Castelo, consultor para a ficção de Carnaxide, que desvendou pouco acerca da ainda embrionária produção, não obstante o elenco estar fechado e como tal, as gravações já terem arrancado. Susana Mendes, Tobias Monteiro, Cláudia Cadima, João Didlet, Márcia Breia e Octávio de Matos compõem o leque de actores que integram a comédia. Quanto a potenciais alterações face ao original, para melhor se enquadrar na realidade portuguesa, o consultor garante que “a série é suficientemente universal para que não se procedam a mudanças significativas”. “Escenas de matrimonio” retrata o quotidiano de três casais de faixas etárias distintas e nessa medida com problemas geracionais diferentes.

Os protagonistas habitam no mesmo prédio, mantendo uma relação de vizinhança entre si. Enquanto o par mais novo se confronta com o ajuste à realidade que o casamento impõe, o de meia idade atravessa crises matrimoniais e o mais velho também não está imune às vicissitudes de uma vida a dois. No país vizinho, esta comédia tem granjeado excelentes resultados a nível de audiências, na estação em que vai para o ar, a Telecinco. Curiosamente a série germinou no programa de entretenimento “Noche de fiesta” da TVE em 2002, sendo que na altura se resumia a “sketches” humorísticos.

Extinto o formato, alguns dos actores transitaram para uma ficção do canal Antena 3, “La sopa boba” interpretando os mesmos personagens. Seguiu-se-lhe uma incursão pelo universo do teatro através da peça “Matrimoniadas: hasta que la muerte los separe”, que permaneceu nos palcos, em digressão por todo o país, entre 2003 e 2006. Finalmente a um de Agosto de 2007, estreou na Telecinco, já com o nome “Escenas de matrimonio”. Apesar do sucesso a série tem sido alvo de algumas críticas, e acusada nomeadamente, de veicular modelos machistas.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com