SIC

“A Vida Privada de Salazar” copia dois livros

A série que fala da vida íntima do ditador poderá ter-se “inspirado” nas obras “Os Meus 35 Anos Com Salazar” (de Conceição Rita e Joaquim Vieira) e “Os Amores de Salazar” (de Felícia Cabrita), mas sem respeitar os direitos de autor. Os autores dos livros admitem a possibilidade de avançar com processos judiciais.

A autora de “Os Amores de Salazar”, a jornalista Felícia Cabrita, ficou surpresa ao saber que a série televisiva que vai estrear na SIC no último trimestre do ano foi adaptada do seu livro. «A ser verdade, trata-se de um roubo intelectual», diz Felícia Cabrita ao jornal “SOL”. A jornalista admite poder vir a agir judicialmente contra a SIC e a VC Filmes (produtora da mini-série).

Para a jornalista, o agir judicialmente será «uma forma de moralizar» o tratamento que é dado aos direitos de autor. «A minha advogada está a ponderar avançar com uma providência cautelar para impedir a exibição da série», avança a jornalista e diz que está «habituada a este tipo de roubos, até na informação».