SIC

«O País Por um Canudo» na «Grande Reportagem SIC»

Domingo é dia de «Grande Reportagem SIC». No espaço nobre do jornalismo português desta semana o tema vai  centra-se no ensino superior.

Esta semana o reportagem traçará o quadro de um Portugal que nas últimas três décadas viu o número de estudantes universitários quintuplicar chegando a atingir um recorde histórico de 400 mil alunos inscritos, depois de durante anos o investimento na educação  ter passado ao lado dos cidadãos.

A democratização do ensino superior, o nascimento dos institutos politécnicos e o aparecimento das universidades privadas,  contribuíram para oferecer hoje a Portugal a geração mais qualificada de sempre.

Mas a crise económica está a atirar milhares de jovens licenciados para a precaridade, o desemprego e a emigração e os estudos superiores já não são garantia de trabalho para os recém-licenciados. As perguntas impõem-se: para que serve, afinal, um curso superior?Será o esforço do Estado e das famílias recompensado.

Na «Grande Reportagem SIC» ficará a conhecer a história de José Miranda, que perante as dificuldades financeiras dos progenitores apenas terminou a sua licenciatura em gestão turística e hoteleira no Instituto Politécnico de Leiria aos 30 anos.

«O país por um canudo» um trabalho de Carlos Rico e imagem de Carlos Morais para assistir na SIC, na noite de domingo, logo após o«Jornal da Noite».

/* ]]> */