fbpx

Mais de 40 deixam SIC

Pedro Vendeira
4 min leitura
Mais de 40 profissionais já rescindiram com a SIC, no âmbito do projecto de reestruturação da empresa. “O número é superior ao que esperávamos”, explica Luís Marques, director-geral da estação, assegurando que as ‘estrelas’ do canal se mantêm.

A SIC apresentou ontem algumas das novidades para 2009. Luís Marques, que durante dois meses preparou a reestruturação do canal, garante que um processo semelhante ‘na RTP demorou um ano e meio’. Para já quer ‘resolver problemas estruturais e perspectivar a SIC para o futuro’.

‘É necessário maior concentração do poder de decisão e queremos que a criatividade seja o elemento-chave da SIC’, referiu o director-geral, que anunciou ainda o lançamento de novos canais. Luís Marques promete ‘estabilidade na oferta’, já que ‘uma das coisas que marca o historial da SIC no passado recente é a enorme diversidade de programas’.

Nuno Santos, director de programas, reconhece ‘que 2008 foi um ano difícil, mas é das dificuldades que surgem as oportunidades’. Para já, a SIC ‘vai reforçar o entretenimento com foco no humor e apostar na ficção nacional’. As mudanças serão visíveis ao longo do ano, mas já começaram ontem: ‘Fátima’ surge com cenário renovado e ‘Nós Por Cá’ regressa em novo horário. Domingo estreia ‘Atreve-te a Cantar’ com Bárbara Guimarães.

No que respeita à Informação haverá reforço e estarão presentes todos os géneros jornalísticos (ver caixa).

MAIS DADOS

QUEBRA NA PUBLICIDADE

‘A RTP tem quebras de 12% no investimento publicitário’, diz Luís Marques, garantindo que na SIC o valor ‘é mais optimista, entre os sete e os 15%’

HERMAN CONTINUA

Herman José deverá continuar na SIC. ‘Contamos com o Herman e ficámos de conversar nos primeiros dias do ano. 2008 foi bom para ele’, refere Nuno Santos.

GATO AO LONGO DO ANO

Os Gato Fedorento têm ainda a segunda série de ‘Zé Carlos’ para fazer. Até lá ‘há a possibilidade de contarmos com eles ao longo do ano, que será forte em termos políticos’, explica Nuno Santos.

MÚSICA INAUGURA ‘FÁTIMA’

A televisão é imagem. Por isso, ‘o cenário tem de ser acolhedor e agradável à vista’, frisou Manolo Bello, produtor da Comunicason, enquanto Fátima Lopes recebia os convidados no novo cenário do seu programa.

Com ‘casa’ nova, assinada pelo arquitecto Jorge Pegebellas, ontem, a primeira emissão do ‘Fátima’ foi uma festa . Uma mão-cheia de convidados de luxo e prémios generosos animaram o programa.

Marco Paulo, Tony e Mickael Carreira, Emanuel, Luciana Abreu, as Tayti e os humoristas da casa arrancaram palmas e gargalhadas à plateia.

‘SEMPRE FOMOS UMA MARCA FORTE NA INFORMAÇÃO’

Uma das grandes apostas da SIC para 2009 é a Informação. ‘O gosto dos telespectadores mudou de há um ano e meio para cá e a Informação tornou-se um dos géneros preferidos dos telespectadores’, declarou Luís Marques. E acrescentou: ‘Sempre fomos uma marca forte na Informação e vamos continuar a sê-lo’.

‘Teremos sete horas de Informação diária, duas horas de programas semanais e todos os géneros jornalísticos’, garantiu o director de Informação da SIC, Alcides Vieira. ‘Mário Crespo Entrevista, estreia no próximo dia 12 às 21h30. Rodrigo Guedes de Carvalho está a preparar o debate semanal ‘Aqui e Agora’, às 21h00 em data a anunciar. O ‘Jornal da Noite’ terá cinco rubricas ao longo da semana, entre elas ‘Receitas Cruzadas’ e ‘Futuro Hoje’.
Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com