SIC

José Fragoso critica novelas brasileiras

Apesar de estar, neste momento, de baixa médica, o ainda diretor-coordenador do canal de Queluz de Baixo esteve à conversa com a Correio TV e aproveitou por lançar algumas críticas às novelas brasileiras.

“A ficção é um género que permite contar histórias e deixá-las para o futuro. As pessoas daqui a 500 anos vão poder ver o que era o Portugal de hoje através das produções da TVI. Não vão poder vê-lo através de importações do Brasil”, disse José Fragoso, acrescentando: “O nosso património está na TVI.”

De recordar que nos últimos tempos, as novelas brasileiras, nomadamente Avenida Brasil, Gabriela e Fina Estampa têm levado a melhor sob as portuguesas, Doce Tentação, Louco Amor e Doida Por Ti.

Deixe um comentário

40 Comentários em "José Fragoso critica novelas brasileiras"

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
jo
Visitante

LOL, é a doença que lhe está a afectar o cérebro…

Anónimo
Visitante

Existem limites para fazer comentários, e este é de cariz ofensivo!

joao
Visitante

LOL, é a doença que lhe está a afectar o cérebro…

Vanessa Rodrigues
Visitante

Ai querido eu daqui a uns anos não me quero nada lembrar de como era Portugal em 2012. E o acesso a outras culturas nunca fez mal a ninguém.. Para além de que quando a qualidade é superior, não há nada a fazer!

Márcio
Visitante
Aqui não se trata do acesso a outras culturas,trata-se sim de uma importação de cultura, porque a SIC até à bem poucos anos não tinha novelas Portuguesas na sua grelha. Agora tem uma, que nem 100% Portuguesa é: é produzida com a ajuda da Globo e é um Remake de uma novela de sucesso Brasileira. Todas as novelas da SIC tem um dedo do Brasil, não são capazes de produzir um produto 100% Português?! Isso sim é humilhante. A TVI pode não estar a atravessar uma fase boa, mas toda a ficção que emite em Horário nobre (novelas, telefilmes, séries…)… Read more »
dftmarques
Visitante
Essa da Globo… Qual é o problema da SIC e a Globo fazerem novelas? Economicamente, isso é muito bom. É sinal que a Globo está a apostar em Portugal e é sinal que a SIC não é burra, peço desculpa pelo termo. E tem outra: não vejo mal nenhum em Dancin’ Days não ser “100% portuguesa”, como foi dito. As da TVI também não 100% originais e até podemos chamar de remakes, porque fazem-se lembrar umas das outras. Agora vamos penar na parceria da SIC/Globo: quando se fala em TV portuguesa no brasil, fala-se na SIC. Se calhar, eles nem… Read more »
Vanessa Rodrigues
Visitante
A Rosa Fogo era um produto 100% português e pelo que sei, gostando ou não da novela, até está nomeada para um Emmy… Quanto ao facto de a TVI produzir ficção 100 % portuguesa também não é verdade, há pelos menos dois argumentistas da Plural de nacionalidade brasileira. Algo temos de aprender com eles, infelizmente ainda não chegámos lá… Não vejo o porquê de ser humilhante a SIC querer ter produtos de qualidade na sua grelha. É entretenimento… Por exemplo, a Avenida Brasil é da melhores novelas de sempre da Rede Globo, quem não quer não vê. Por mim, fico… Read more »
Márcio
Visitante
Que eu saiba a Plural só tinha um argumentista Brasileiro (Rui Vilhena), que atualmente está no Brasil e já não tem qualquer vínculo com a Plural e a TVI. Quanto ao facto de Rosa Fogo ser uma produção 100% Portuguesa também não é verdade, pois foi produzida pela SP de Televisão em parceria com a Globo. Não disse que era humilhante ter produtos de ficção Brasileira na grelha da SIC, mas sim que era humilhante não conseguir produzir um produto sem a parceria da Globo! Bem sei que cada um vê o que quer e bem entende, mas o que… Read more »
Luis Ribeiro
Visitante

a tvi é espanhola……..

Márcio
Visitante

Não vejo em quê, nunca vi a TVI a emitir um programa que falasse Espanhol… Se estás a falar do facto de a TVI pertencer ao grupo da Media Capital que por sua vez faz parte do Grupo Prisa (esse sim espanhol) não vejo influência alguma espanhola na grelha da TVI.Mas vendo as coisas desse prisma até os espanhóis são mais Portugueses que as Televisão Portuguesas! A TVI foi fundada em Portugal e por instituições Portugesas, se quiserem defender a SIC pelo menos usem argumentos válidos!!!!

super
Visitante

Nunca viu a TVI emitir um programa que falasse em espanhol, porque ainda é uma criança. Antes de dar uma opinião em jeito de certeza, deveria ter em conta todo o historial da estação, até aos primórdios da mesma!!! E sim, a TVI já emitiu (pelo menos) um programa falado em espanhol. Até lhe podia dizer qual, mas vou deixar que seja você mesmo a procurar e a descobrir, a ver se exercita a sua inteligência!

Márcio
Visitante

E mesmo que tenha existido um programa falado em espanhol, nos primórdios da sua história, é isso que faz da TVI uma estação Espanhola?!?
Depois não me conhece de lado algum para me chamar criança e muito menos desvalorizar a minha inteligência, que eu saiba não ofendi ninguém nos comentários que fiz até agora, portanto agradeço que antes de fazer comentário meçam as palavras!!!

Nero
Visitante
Posso garantir-te que uma parte das novelas da TVI foram adaptadas de novelas estrangeiras. Duas das novelas da TVI e de maior sucesso nasceram da cabeça de um brasileiro. Grande parte dos formatos que são levados à televisão nascem noutros países (Secret Story, A tua cara não me estranha e a lista pode continuar) Para além do mais, a TVI iniciou-se como um canal de televisão com um certo carácter… “religioso” num país que se diz laico. Todos os canais de televisão procuram oferecer diversidade e novos produtos sejam eles nacionais ou estrangeiros. O Nacionalismo, no que toca a cultura,… Read more »
PaulaAurélio
Visitante

Nós não estamos a falar de produtos estrangeiros comprados e que depois foram realizados mas em português com nome português com apresentadores PT’s com grafismos e logotipos por vezes diferentes e portugueses , estamos a falar de Gabriela ou Avenida Brasil que são novelas faladas em brasileiro com nomes brasileiros e com tudo brasileiro , a TVI é 100 portuguesa , e é 100 melhor do que a SIC

Serafim
Visitante
amigos o Vilhena, não é Brasileiro é Moçambicano e a Rosa Fogo não foi em parceria com a Globo e a Sic já teve outras novelas para além das que mencionaram, e não vejo qual é o problema de ser em parceria com a globo, alias deviam ser totalmente produzidas pela globo com actores portugas, por que faz falta uma barracada à brasileira, as portugas da tvi carecem de emoção, são chatas, a história não interessa a ninguém e é mais do mesmo, há que inovar. E isto vale para a Sic tb. A avenida Brasil com as suas lacunas,… Read more »
Alguém
Visitante

Então por essa lógica a SIC é brasileira -.-

Sevillano
Visitante

Viva España los yunques y las ruedas…..

Pedro Gonçalo
Visitante

Subscrevo as suas palavras e parecer!

OLÉ
Visitante

DAQUI A 500 ANOS AS PESSOAS VAO ASSUSTAR-SE QUANDO VIREM REMEDIO SANTO ENTÃO LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Márcio
Visitante

Se Remédio Santo fosse uma novela com tão pouca qualidade, porque motivo estará nomeada para os Emmy?!?

Filipe
Visitante

Nem tudo o que luz, é ouro…

Márcio
Visitante

Não estou a dizer que a novela seja a vencedora do Emmy, mas para estar nomeada, tem de ter qualidade, ao contrário do que muitas pessoas dizem!! É de relembrar que a novela foi líder de audiências durante largo meses!

PaulaAurélio
Visitante

Por favor ….. não seja ridículo , remédio santo é uma excelente novela e concordo 100% com o Márcio

SSS
Visitante

este gajo tem dor de cotovelo

Roberta
Visitante

Bem este senhor é muito convencido! Numa altura em que a ficção ta TVI está mal vem dizer isto! tem pouca inveja tem! E qual é o mal de ter outra cultura aqui em Portugal?

Filipe
Visitante

Claro, vão-se lembrar disto:
Há uns anos Portugal era assim:
– Havia um Sr. chamado Ruy de Carvalho que tinha sempre um café da esquina.
– Havia uma Alexandra Lencastre mt malvada que fazia de tudo para ficar Rica.
– O Amor em Portugal, resumia-se à paixão de uma moça pobre/fugitiva/rebelde/orfã que se apaixonava pelo rapaz rico, que já tinha uma namorada interesseira e má, e q fazia de tudo para separar os pombinhos.
– Havia sempre uma Srª mt coscuvilheira chamada Delfina Cruz.
– As mulheres, pobres ou ricas, andavam sempre com o cabelo, como que acabado de sair do salão.
….

Luis Ribeiro
Visitante

falaste tudo

Filipe
Visitante

Se os portugueses daqui a 500 anos, é para ficarem com uma ideia dos portugueses de agora, com o que é retratado nas novelas da TVI, mais vale ficarem sem ideia nenhuma lol.
É preferível não haver ideia, do que ficarem com uma ideia errada lol.
“Doce tentação: dois protagonistas que no séc. XXI se vestem com trajes quase medievais??” Lol

Márcio
Visitante

Trata-se de um produto de ficção, não da Realidade!!!

Filipe
Visitante

Claro! Daí o comentário. É isto que ele chama de testemunhar a realidade dos portugueses de 2012? Lol

Márcio
Visitante

Acho que o vestuário das personagens não influência em nada a realidade atual! Não é por o vestuário de 1 ou 2 personagens não ser muito atual que a novela não representa um pouco da realidade do país, até porque ainda existem pessoas em meios menos desenvolvidos que se vestem assim. Há várias maneiras de analisar a realidade do país através de ttelenovelas, como por exemplo os meio utilizados para a realizar!

Pedro Gonçalo
Visitante

Muito bem observado

Pedro Ponte
Visitante

Uau, tanta ironia 😮
Fala mal das brasileiras, quando a próxima novela do Barreira é cópia de Fina Estampa: já temos a mulher que faz tudo, seja mecânica ou construção (Rita Pereira, igual a Griselda); o gay que será o confidente da má da fita e também a cantora que quer ser pimba, o que falta mais?!
Bitch, please -.-

super
Visitante

Não tenhamos muito em conta o que ele diz. Coitado, está doente!

DuLeão
Visitante

Guerrinhas à parte, não é a tentar diminuir trabalho apresentado por outros, que se vai engrandecer o seu, esse não deve ser o caminho, não sou propriamente um seguidor de novelas, mas, pelo que tive oportunidade de presenciar, «Dancin Days» me parece ser uma novela interessante, sendo remake ou não pouco importa, importa sim é a qualidade.

João Miguel Rodrigues
Visitante

Quanto estava na RTP1 não tinha qualquer problema em passar novelas brasileiras. Ele não fez a TVI, a TVI é que o “fez” a ele.. que nunca será como o Moniz.

leonardo coimbra
Visitante
e muito facil resolver tudo isso, nao entendo por que tanto a sic como a tvi nao investe nos grandes senarios que aqui tem, por exemplo se portugal tivesse uma novela de epoca com certeza seria um sucesso ,olha o castelo sao jorge ,castelo de sintra etc portugal tem tudo para ter grandes filmes e novelas com ajuda ou nao da globo , acho que buscar parceria e um modo de tentar expandir para o mundo, adoro a tvi ,e acho que tem tudo para ser um grande canal de televisao, esquece a sic e concentra em seus trabalhos vc… Read more »
PaulaAurélio
Visitante
Realmente vc e muitos outros são muito ignorantes anovela só vai estrear em janeiro ainda só gravaram 2 ou 3 episódios e vc já sabe a história toda e como serão as personagens , ou então é daqueles que acredita em tudo que dize nos blogues criados por fãs da SIC ou outros que têm falta de notícias , tirando os autores alguém da plural d TVI e o autor da trama mais ninguém sabe da história e vc não sabe que é igual a fina estampa , quer dizer uns dizem que é igual a Gabriela outros dizem que… Read more »
Márcio
Visitante

O que acontece é que certas e determinadas pessoas que veneram a SIC, tentam “agredir” a TVI e a su ficção, só porque a SIC está a ter sucesso com adaptações de novelas, que não são originais! Só temos é de ignorar comentários do género, sempre existirão pessoas assim!!!

Mari Ferre
Visitante

Digam o que disseram, se querem ver talento e temas interessantes, vejam telenovelas Brasileiras. Que me desculpe quem não gosta do meu comentário mas, verdade seja dita, por cá ainda estamos naquela fase em que mais parece que os atores estão a ler e a deslocar-se em moção lenta. Os temas são de pouco ou nenhum interesse, tudo em torno da vaidade e arrogância.

Quem deve ser expulso?

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close