fbpx

‘Jornal da Noite’ analisa Portugal depois das 21.00

Pedro Vendeira
4 min leitura

O principal noticiário de Carnaxide vai ter, a partir de hoje, uma rubrica denominada ‘Portugal 2009’. Em ano de campanhas eleitorais, este novo espaço tem como objectivo aprofundar os grandes temas da sociedade.

Portugal 2009. É este o nome da rubrica que começa hoje, inserida no Jornal da Noite, na SIC. Entre as 21.00 e as 21.25, Clara de Sousa vai apresentar aquilo a que se pode chamar um retrato do País, aprofundando vários temas como o desemprego , saúde, justiça, segurança social e economia. Isto, tendo como pretexto as eleições que se avizinham.

New Clara2 'Jornal Da Noite' Analisa Portugal Depois Das 21.00“É um complemento ao nosso noticiário. Cada tema vai ter reportagens, entrevistas e comentários, a partir de um local que tenha a ver com o próprio assunto retratado”, começou por explicar ao DN Alcides Vieira, director de informação da SIC, que acrescentou: “Para já vamos fazer seis especiais, às terças, quartas e sextas, porque à segunda-feira temos o Mário Crespo Entrevista e à quinta o Aqui e Agora”. E qual é o objectivo deste novo espaço do Jornal da Noite? “É aprofundar temas que durante as campanhas eleitorais não são aprofundados. Por isso vamos ter reportagens sobre as coisas boas e as coisas más, ter entrevistas nos locais onde vamos, comentários de especialistas de cada uma das matérias e saber quais são as propostas dos partidos sobre os assuntos abordados”, explicou ainda Alcides Vieira.

O espaço Portugal 2009 insere-se na estratégia da SIC em aproximar-se dos cidadãos. “Uma das características destes especiais é ter uma relação de proximidade com os públicos, tal como estamos a fazer com o Nós por cá, que, desde esta semana, está a ser feito a partir de várias capitais de distrito”, respondeu o director de informação de Carnaxide. Esta estratégia também vai ser seguida no entretenimento, já que a partir do Verão, a SIC sai dos estúdios da Comunicasom, onde são produzidos Fátima e Contacto, para emitir a partir de vários pontos do País.

Regressando a Portugal 2009, Alcides Vieira explicou ainda que “os especiais vão ser conduzidos por Clara de Sousa, que nesses dias não apresenta o Jornal da Noite com Rodrigo Guedes de Carvalho”.

Satisfeita com este novo projecto está a própria Clara de Sousa, que ao DN disse agradar-lhe sair do estúdio. Acha que este espaço vai dinamizar o noticiário? “Mais do que dinamizar o Jornal da Noite, a ideia da SIC é marcar o início do longo período de eleições, com temas centrais, que realmente interessam e tocam os portugueses, para não ficar pela simples luta político-partidária, a chamada ‘papa maizena’ ou politiquice”, respondeu a jornalista. A rubrica de hoje vai reflectir sobre o desemprego e ser feita a partir da fábrica da Delta, em Campo Maior. “É um exemplo de uma empresa com uma forte função social, onde, apesar da crise, a opção foi não despedir ninguém. E são esses bons exemplos, que ainda os há, que queremos destacar, entre outros”, afirmou Clara de Sousa.

A jornalista, questionada sobre se se deve dar notícias positivas, sobretudo em tempos de crise, respondeu: “Quem defende que ‘good news is no news’ [boas notícias não são notícia] não é a SIC, e a SIC vai mostrar que essa máxima não faz sentido. Seja em tempo de vacas gordas ou magras”.

Tiago Guilherme, DN

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com