fbpx

Rumo Oslo 20.05.2010

David Ferreira
7 min leitura

Hej!

O Festival Eurovisão da Canção é já na próxima semana, por isso hoje não haverá notícias, na crónica de hoje vou fazer o balanço dos ensaios realizados até hoje.

Como não podia deixar de ser começo pelo palco, e devo dizer que fui traído pelas imagens que fui vendo ao longo da sua construção, é que as minhas expectativas saíram oradas com o que tenho visto, primeiro não gosto das luzinhas pequenas como cenário e segundo o palco está demasiado escuro. Claro que eu não queria um palco como o de 2009 (até porque o palco foi a forma que os russos tiveram de deixar a sua marca na história do ESC), mas esperava que o espaço fosse melhor aproveitado, com mais cor e principalmente mais iluminado, não tanto como em 2006, onde as luzes muitas vezes encadearam as câmaras e tornou a tarefa da captura de imagens mais complicada, mas esperava que fosse tão bem iluminado como foi o de 2007 ou 2009. Quase certo é que a realização norueguesa vai se rmelhor que a dos russos em 2009 e sérvios em 2008, eu gostava que fosse do mesmo género que a de 2004, as câmaras a acompanhar o ritmo da música.

Quanto aos ensaios, vou começar pelos que não gostei:

TURQUIA: O ensaio foi péssimo, eu até gosto da música, mas a nível vocal os turcos estiveram mal, ninguém se entendia no meio de tanta confusão, agora é esperar pelo segundo ensaio para ver como corre, mas, certo é que se actuarem assim na semifinal as hipóteses de passagem se reduzem, mas como é a Turquia nada de preocupante.

RÚSSIA: Neste caso o meu “Não Gosto” é para a música, cantor, banda, menos para o ensaio, até porque até estiveram bem (na medida dos possíveis). Sinceramente parece-me a pior representação russa em 13 participações no festival.

BIELORRÚSSIA: Acho a música muito parada, e eles em palco não ajudam pois só cantam, não queria queria que dessem show em palco mas podia ajudar a uma música que por si só já é parada.

SUÍÇA: A nível vocal o Michael esteve bem, agora os coros é que podiam estar melhor tal como na coreografia de palco que me pareceu demasiado simples…

GRÉCIA: Não gosto da postura em palco e para mim esta música para mim é mais do mesmo, a Grécia desde 2004 leva sempre o mesmo estilo musical, só variou em 2006 com a Ana Vissi, mas de resto sempre o mesmo estilo.

E agora os que gostei, mas não fiquei entusiasmado:

PORTUGAL: A nível vocal a Filipa e os coros estiveram muito bem, mas em palco praticamente não se mexeram e isso numa balada não ajuda muito. Outra coisa que não vai ajudar certamente é o vestido, não gostei nada do vestido, este vestido branco enorme não se adequa em nada com a Filipa, já o ano passado a RTP errou ao meter um vestido preto numa música alegre, este ano dá um “vestido de noiva” a uma jovem de 18 anos.

ROMÉNIA: Eu gosto da música, a nível vocal estiveram muito bem, mas em estão demasiado tempo no piano, isto é uma música ritmado, por isso tanto tempo no piano é um perfeito disparate.

ESTÓNIA: Quer na voz, quer na postura em palco estive muito bem, apesar disto esta música continua a soar-me muito estranha, tem dias que gosto e outros que nem por isso…

MACEDÓNIA: Gostei da actuação macedónia, em termos vocais muito bem, sinceramente este ano sim merece passar à final, eu sou normalmente muito crítico em relação à Macedónia, mas este ano têm uma música muito boa.

Gostei de ver:

ESLOVÁQUIA: Esta é uma das grandes candidatas a passar à final e quiçá a vencer, a Kristina apesar de não ter um vozeirão canta bem e a postura em cena podia estar melhor, mas como está não está nada mal.

FINLÂNDIA: A Finlândia este ano muda de registo, se nos últimos anos nos tem brindado com rock (Lordi em 2006, Pakarinen em 2007 e Terrabetoni em 2008) e com dance music (Waldo’s People em 2009) este ano mostra-nos um pouco da sua cultura com “Tyoki ellä”, a actuação é simples, mas muito boa, mexem-se o suficiente em palco, têm uma boa voz e espero que consiga chegar à final.

ISRAEL: Este é o grande favorito dos leitores do TVU, a actuação vai ser em muito idêntica à do Kdam, nome do festival da canção israelita, no cenário além das luzes viradas para o público, vai estar em cima do palco um piano dois senhores a acompanhar Harel Skaat, é uma das favoritas das sondagens a passar em frente, mas isso depende do directo e a contar pelo primeiro ensaio vai correr bem.

CHIPRE: Gostei do primeiro ensaio, o Chipre este ano fez muito poucas alterações na música, a versão que chega a Oslo é a mesma que saiu vencedora do festival cipriota, a nível de vozes estão todos muito bem.

IRLANDA: A Niamh Kavanagh continua a cantar tão bem como há 17 anos cantou o “In Your Eyes”, eu fiquei muito entusiasmado por poder ver a Niamh de novo no palco do festival. Agora há que ter em atenção uma coisa, a Niamh há 17 anos praticamente não se mexeu durante a canção que a levou à vitória, mas os tempos mudam e se bem se lembram os artistas que têm ganho o festival nos últimos anos não são conhecidos por ficar parados em palco…

Melhor que contado é vendo, pode ver os vídeos de todos os ensaios no canal da Eurovisão no Youtube em http://www.youtube.com/user/eurovision

Se acha que o festival é só música e não há diversão, aqui fica a prova contrária

{youtube}L3DIA5EchOU{/youtube}

Na próxima semana a crónica irá ser publicada na Sexta-feira com especial atenção para as duas semifinais.

David Ferreira

Relacionado:
Moderador do fórum e designer