fbpx

Rumo a Oslo 30.03.2010

David Ferreira
4 min leitura

Olá a todos!

Para começar, trago uma óptima notícia, a estação francesa France 3, responsável pelo ESC em França, pediu ao grupo de referência para votar na primeira semifinal em vez de na segunda como inicialmente estava previsto. Este pedido foi aceite e sendo assim na nossa semifinal vota para além dos participantes, a Alemanha, a França e a Espanha.

Vanessa que interpretou “Alvorada” no último Festival da Canção vai comercializar esta canção pelo Itunes, segundo informações do escportugal além de ser comercializada, a música vai fazer parte de um concurso a nível mundial, onde as suas anteriores participações no FC lhe valeram um 5º e 9º lugar.

{youtube}-QztSwhSmI8&hd=1{/youtube}

Outra óptima notícia chega de Espanha, mas com protagonista português, é que segundo noticiou o jornal “I” na sua edição online Dulce Pontes, nossa representante em 1991 vai no próximo mês de Maio ser galardoada em Espanha com o prémio Microfone de Ouro, este prémio é atribuído pela Federação das Associações Espanholas de Rádio e Televisão, e é atribuído anualmente a grandes figuras do audiovisual espanhol. Este é o segundo premo que Dulce recebe em Espanha, depois de em 2004 ter recebido o prémio Amico atribuído pela Associação Fonográfica espanhola. Esta é uma óptima notícia, que põe a nu aquilo que venho dizendo há muito tempo, Dulce tem uma carreira feita lá fora, cá dentro poucos lhe dão o devido valor.

A organização do próximo Festival da Eurovisão(ESC), anunciou que durante o próximo mês irá realizar uma flash-mob em 10 cidades europeias diferentes, o resultado desta flash-mob será transmitido na final do ESC, ou no inicio do espectáculo ou no final das actuações. Até agora Oslo e Düsseldorf são as únicas confirmadas, fala-se de Vilnius, capital da Lituânia, as cidades e os locais de realização vão ser anunciados no Facebook desta iniciativa(http://www.facebook.com/eurovisiondance).

Quem diz que o ESC já não dá êxitos e que as músicas pouco se destacam nos tops de cada país engana-se, este ano as músicas escolhidas pela Alemanha, Bélgica, Eslováquia e Suécia estão a fazer sucesso nos tops daqueles países ocupando a primeira posição. Além da Suécia, que tem nada mais nada menos que 15 canções no seu Top nacional, sendo que a vencedora ocupa a primeira posição. Já na Alemanha trata-se do regresso à ribalta de um Festival em que participam desde o seu nascimento, e que tem vindo a perder importância dado os maus resultados, este ano a sua representante Lena Meyer tenta inverter esta tendência ocupando a primeira posição de vendas na Alemanha, nos outros países de língua alemã, Áustria e Suíça ocupa a nona e décima posição respectivamente. Nos Países Baixos, a sua representante SIeneke ocupa actualmente a décima quinta posição, isto apesar de já ter ao longo de várias semanas ocupado a primeira posição.

Termino por agora a viagem pelo mundo da Eurovisão, mas estarei de volta na próxima semana, e comigo vem uma novidade, se ficou curioso para saber o que é, volte na próxima semana, até lá tenha uma óptima semana e um boa Páscoa!

David Ferreira

Relacionado:
Moderador do fórum e designer