fbpx

Rumo a Oslo 11.05.2010

David Ferreira
7 min leitura

Rumo a Oslo 11.05.2010

Olá!

Na semana passada o tempo e os estudos não me permitiram publicar a crónica, mas como prometido cá estou eu com mais novidades. Daqui a exactamente duas semanas já estaremos a ver a primeira semifinal e espero eu que dentro de um dos envelopes esteja o nome de PORTUGAL!

Esta semana começo com uma boa notícia, a YLE, TV finlandesa num programa especial fez uma espécie de sondagem a 5 personalidades da música e do espectáculo finlandês. Cada um dos 5 atribuía a cada canção entre 0 a 5 pontos, segundo um dos comentadores, Tobias Larsson, a canção de Filipa Azevedo é uma “elegante e hábil composição. Tem uma melodia clássica e cativante. Para além disso, a cantora é excelente. Boas notícias a duas semanas do certame.

Portugal – 19 pontos
Letónia – 18 pontos
Finl̢ndia Р18 pontos
Isl̢ndia Р16 pontos
Alb̢nia Р16 pontos
Gr̩cia Р12 pontos
Malta – 12 pontos
Eslováquia – 12 pontos
S̩rvia Р11 pontos
Moldávia – 10 pontos
———-
R̼ssia Р9 pontos
Bielorr̼ssia Р9 pontos
B̩lgica Р9 pontos
Estónia – 8 pontos
Polónia – 7 pontos
Bósnia-Herzegovina – 6 pontos
Macedónia – 2 pontos

Nesta votação não concordo muito com o apuramento da Grécia e com a eliminação da Bélgica, mas estou curioso por ver a classificação helénica, que pode ser em muito influenciada pelo empréstimo que foi feito pela União Europeia e que gerou algum descontentamento no seio da zona euro.

Outra boa notícia para nós chega da Suécia, este país que vive intensamente o ESC fez tal como a Finlândia um programa especial no qual 5 individualidades do meio artístico votaram nas canções das semifinais, na votação deste país Portugal consegue em ex-aequo com a Albânia o 2º lugar, logo atrás da Letónia, aqui fica essa votação:

Letónia – 19 pontos
Portugal – 18 pontos

Alb̢nia Р18 pontos
Moldávia – 16 pontos
Malta – 16 pontos
Isl̢ndia Р16 pontos
Eslováquia – 13 pontos
B̩lgica Р13 pontos
Gr̩cia Р13 pontos
Bielorr̼ssia Р13 pontos
——————-
R̼ssia Р12 pontos
Bósnia-Herzegovina – 9 pontos
Finl̢ndia Р9 pontos
Polónia – 9 pontos
S̩rvia Р8 pontos
Estónia – 4 pontos
Macedónia – 3 pontos

As OGAE continuam as suas votações pela Europa fora, nestas duas semanas inúmeros países votaram e nós continuamos sem receber qualquer voto, a classificação actual é esta:

189 – Dinamarca
160 – Israel
154 – Alemanha
136 – Noruega
120 РArm̩nia
105 – Croácia
104 РIsl̢ndia
100 – Espanha
93 – Irlanda
91 РAzerbaij̣o
77 – Eslováquia
60 РSu̩cia
50 – Suíça
49 – Turquia
41 РGr̩cia
35 РAlb̢nia
32 РRom̩nia
32 РB̩lgica
29 РFran̤a
14 – Moldávia
10 РLitu̢nia
10 – Holanda
10 РS̩rvia
9 РBielorr̼ssia
6 – Letónia
5 – ARJ Macedónia
4 – Bulgária
4 – Geórgia
4 РUcr̢nia
4 – Reino Unido
2 – Finlândia
1 – Polónia
0 – Rússia
0 – Estónia
0 – Bósnia-Herzegovina
0 – Malta
0 – PORTUGAL
0 РEslov̩nia
0 – Chipre

Confesso que nestas votações não me surpreende este zero atribuído a Portugal, surpreende-me mais o zero do Chipre, o 10 e 4, respectivamente da Holanda e Reino Unido, já que são músicas que têm sido muito criticadas pelos fãs. Confesso que já não tenho muitas esperanças de Portugal sair com pontos desta ronda pela Europa, mas gostava que em forma de vingança Portugal fosse um dos 10 finalistas da primeira semifinal!

Em relação ao ESC propriamente dito já há mais imagens de como será o cenário em Oslo, eis uma imagem do dia 8 de Maio

O palco deste ano não é o de Moscovo obviamente, é muito mais pequeno, tem 18 metros de diâmetro. Pela imagem dá para perceber a sua estrutura, eu não gosto muito daquele pano atrás, mas de resto continuo a gostar, não tanto como o de Riga em 2003 que dificilmente deixará de ser o meu preferido de todos os tempos.

Já é conhecida a ordem de ensaios para o festival, Portugal vai ensaiar nos dias 17 e 21 de Maio, vai ainda ter uma conferência de imprensa com os media creditados no dia 21 de Maio, o encontro com os fãs está agendado para 17 de Maio, aqui fica o calendário dos ensaios http://www.eurovision.tv/upload/2010/press/press_schedule.pdf

A Bósnia & Herzegovina e a Suécia têm já os seus videoclips oficiais, da Bósnia chega também uma nova versão que pode ser vista aqui:

{youtube}xZQujJgV5ys{/youtube}

O clip da Suécia :

{youtube}9ET00amz8Qw{/youtube}

Também a Ucrânia gravou o seu videoclip, que foi filmado em Chernóbil, que em 1986 foi destruída pela catastrófica explosão de um dos reactores da central nuclear daquela cidade.

{youtube}iftp2SEKB6Q{/youtube}

SONDAGEM TVU

Terminou hoje a votação para eleger o favorito dos leitores do TV Universo,. Para os nossos visitantes o favorito é:

A classificação geral ficou assim ordenada:

Podem ver a votação ao estilo eurovisivo aqui.

Esta sondagem em nada influência o resultado do Festival Eurovisão da Canção apenas serve para descobrir o favorito dos leitores deste site. Queria finalmente agradecer a todos os que votaram, foram poucos infelizmente, mas o seu voto foi sem dúvida muito importante!

Antes de terminar queria deixar uma sugestão passe pelo canal do Eurovision Song Contest no Youtube e veja os três episódios deste ano do Eurovision Countdown, um programa que antecede o Festival há pelo menos 4 anos!

Eu estarei de volta daqui a uma semana, espero que passe uma óptima semana e continue a acompanhar o seu magazine eurovisivo que está prestes a chegar ao destino Oslo!

David Ferreira

Moderador do fórum e designer