fbpx

Rumo a Olso 16.03.2010

David Ferreira
6 min leitura

Hello everyone!

Esta semana ficámos a conhecer mais 6 representações e ainda as versões finais da Espanha e da Suíça.

O autor do nosso tema para Oslo, Augusto Madureira veio a público através do jornal 24 Horas condenar as críticas que Filipa Azevedo e a sua música “Há Dias Assim” tem recebido, segundo o autor “A indignação é apenas dos apoiantes de uma outra canção [“Canta Por Mim”, de Catarina Pereira], que criaram, porventura, exageradas expectativas e deram a vitória antecipadamente como certa. Ficaram desiludidos, nada mais”, aqui tenho que concordar com Augusto Madureira, os fãs da Catarina criaram demasiadas expectativas chegando a assegurar algo que não era certo, a vitória de Catarina Pereira, que ao não acontecer foram descarregar toda a sua fúria na página oficial do Festival da Canção no Facebook e em websites relacionados com o tema. Filipa Azevedo disse numa entrevista ao Jornal de Notícias que ainda se está a habituar à ideia de ser a vencedora do Festival da Canção, disse também que não participaria se o Augusto Madureira não a convidasse para interpretar o seu tema, e quando questionada sobre as suas memórias do Festival da Canção disse “Nunca vi muito, nem o festival português, nem o da Eurovisão. Gosto mais de novelas e da MTV (risos). Mas sabia que, por exemplo, músicas como “Lusitânia Paixão” ou a “Desfolhada” tinham sido lá apresentadas.” Não condeno, mas esperava pelo menos que tivesse ido ao Youtube ver os vídeos de canções que passaram pelo Festival da Canção e da Eurovisão, para que tivesse uma ideia do festival que ganhou.

Lá fora, mais precisamente na UCRÂNIA, surgiu a notícia de que a NTU, estação do festival, pretende fazer uma nova selecção, mas desta feita com artistas convidados pela estação a participar, porquê? Segundo informações do oikotimes, o presidente da NTU terá feito um favor ao seu amigo e cantor Vasyl Lazarovich para que em 2010 representasse a Ucrânia no Festival, o problema é que o presidente da NTU demitiu-se entretanto e o novo presidente não quer Lazarovich como representante da Ucrânia, mas sim fazer uma selecção aberta a artistas convidados, caso venha a ser realizada, esta selecção irá para o ar no próximo Domingo à noite, convém recordar que o organismo que tutela a Eurovisão, a União Europeia de Radiodifusão (UER) tem em uma regra que obriga todos os países participantes a que no dia 31 de Janeiro tenham as suas finais em marcha, e que esta final terá de ser aprovada pela UER, de qualquer forma até lá o escolhido continua a ser Vasyl Lazarovich com “I Love You…”.

Agora vamos a representações, Lena foi a escolhida para representar a ALEMANHA em Oslo, onde irá interpretar o tema “Satellite”.

{youtube}_fQSm0feGSg{/youtube}

Num espectáculo que durou cerca de 90 minutos, os SÉRVIOS escolheram para sua representação “Ovo je Balkan”, um tema folk que será interpretado em Oslo por Milan Stanković.

{youtube}s02IUFgNJ7Y{/youtube}

Na final nacional BRITÂNICA, o escolhido para cantar “That Sound Goods To Me” foi Josh, um jovem de 19 anos o escolhido para representar o Reino Unido no Eurofestival. Desde a revelação da escolha, muitas criticas têm sido feitas, quer dentro quer fora do Reino Unido, muitos critic aram o tema, afirmando ter falta de qualidade, mas Mike Stock um dos autores do tema afirmou em declarações ao site oficial da Eurovisão que o iam ser feitas alterações ao tema.

{youtube}e0vHnZDX1GI{/youtube}

Na ESTÓNIA, país vencedor uma vez, em 2001 do ESC, escolheu no passado Sábado o seu representante. Malcolm Lincoln com o tema “Siren” foram os escolhidos.

{youtube}Pllz_SZ1yL0{/youtube}

Em ESPANHA, já foi apresentada versão final do tema que Daniel Digès irá apresentar na final de dia 29 de Maio em Oslo.

{youtube}-56Px8-WaD8{/youtube}

Já foi apresentado o clip oficial da música SUÍÇA para o próximo Festival da Eurovisão, desde a apresentação nos primeiros dias de Janeiro, fizeram-se algumas alterações no que respeita à instrumentalização.

{youtube}cv2hipbQrQQ{/youtube}

Ontem Segunda-feira foi a vez de ISRAEL revelar a sua música para Oslo, “Millim”, que em português significa “Palavras”, a vencedora teve mais de 50 pontos de vantagem em relação à música segunda classificada “Lean”.

{youtube}fhZ838smV0I{/youtube}

Na SUÉCIA realizou-se a final do Melodifestivalen, que é por muitos considerada o maior festival logo a seguir ao da Eurovisão, a escolhida este ano é Anna Bergendahl , que no palco do Eurofestival irá interpretar “This is my life”.

{youtube}NKXPfyvQMo4{/youtube}

A GRÉCIA será representada por Georgios Alkaios & Friends com o tema “OPA”.

{youtube}g43VsAHeWpc{/youtube}

Eu estarei de volta na próxima semana, já com todas as músicas seleccionadas, continue a acompanhar a crónica que lhe dá toda a informação sobre o Festival da Eurovisão, até para a semana!

David Ferreira

Relacionado:
Moderador do fórum e designer