fbpx

“Rumo A Oslo” 22.01.2010

A Televisão
7 min leitura

Olá a todos, esta semana o destaque vai para o nosso Festival da Canção e para a pré-selecção espanhola

PORTUGAL

Começou ontem a votação online do nosso Festival da Canção, ao todo foram 420 as canções recebidas pela RTP, mais 23 que o ano passado. Destas 420 o júri escolheu aquelas que na sua opinião são as 30 melhores e ontem começou a votação online, destas 30 apenas 24 irão em Março disputar em Março a ida a Oslo em representação de Portugal. Olhando para o geral dos temas escolhidos, parece-me que que a nível musical está melhor em relação ao ano passado.

Antes de começar a dar a minha opinião acerca das novidades do nosso Festival da Canção, gostava de partilhar com vocês um facto que me entristece, que é a carência de grandes nomes da música portuguesa no Festival da Canção, não sei se é pelo descrédito das Grandes Editoras discográficas para com o Festival, ou se é por medo que algo corra mal e que prejudique a sua carreira. Basta olharmos para países como a Turquia ou o Reino Unido, que no ano passado levou uma música assinada por Andrew Lloyd Webber , um dos grandes compositores, e criador de musicais de grande sucesso na Broadway, outro dos exemplos é a Turquia, que leva sempre grandes nomes da música daquele país. Eu acho que em Portugal se vive muito mal com o Festival, o Festival é uma grande oportunidade de se mostrar o que de melhor se faz em Portugal na música, por isso ainda sonho com o dia em que irei ver de novo uma estrela da música nacional no palco da Eurovisão.

Na Quarta-feira passada através da rede social Facebook, foram conhecidos os 30 temas escolhidos pelo júri que estão desde a tarde de ontem a disputar um dos 24 lugares nas semifinais, entre os 30 escolhidos, existem 3 intérpretes repetentes, Vanessa, que participou noutras duas edições do Festival, Nucha, a nossa representante em 1990, volta a tentar representar pela 3ª vez Portugal no certame europeu, e a outra velha conhecida é Evelyne Filipe, que em 2008 fez parte do coro que acompanhou Vânia Fernandes com “Senhora do Mar”, tema composto por Carlos Coelho e Andrej Babic, dupla que este ano regressa à pré-selecção portuguesa com a música “Canta Por Mim”; entre os letristas encontra-se Augusto Madureira, o jornalista da SIC, que apresenta o “Nós Por Cá” e a rúbrica do Jornal da Noite “Histórias do Mundo” e Ana Zanatti. Entretanto o Oikotimes avançou no final da noite de ontem que a canção d “Os Homens da Luta”, poderia ser desclassificada, isto porque segundo consta, a banda terá interpretado esta canção em Maio passado o que viola uma regra da UER, que diz que todas as músicas têm que ser inéditas à data de 29 de Novembro de 2009, por enquanto nada está decidido, pois a RTP ainda não tomou posição em relação a esta situação. Eu já ouvi todas as músicas a concurso e concluo que o nível musical subiu em relação ao ano passado, pessoalmente destaco 3 temas, “Meu Coração Não É Meu” de Nina Pinto, “Canta Por Mim” da Catarina Pereira e ainda a música de Evelyne Filipe “A Tua Voz”, se ainda não sabe quem são as 30 músicas escolhidas, pode encontrá-las aqui.

Para votar na sua música favorita, basta clicar aqui.

ESPANHA

Em Espanha começou na passada Segunda-Feira a votação online, como não podia deixar de ser, com polémica à mistura, desta vez foi Karmele Marchante, sob o nome artístico de Pop Star Queen e o programa de crónica social ‘Sálvame’, que decidiu centrar na pré-selecção espanhola, mas ontem chegou ao fim a sua aventura, a RTVE desclassificou a “cantora” porque violava as regras da UER, ao mencionar a cadeia francesa de hiperpermercados “Carrefour” e por uso de partes de temas da era da ditadura de Franco; até à data da desclassificação Karmele Marchante liderava a votação com cerca de 20.000 votos de vantagem para a segunda classificada, Coral Segovia, a votação online em Espanha terminará no dia 5 de Fevereiro, e apenas os 10 melhores serão apuradas para a final Da pré-selecção espanhola intitulada “Tu País te necessita!”. Se quiser votar, basta aceder à página oficial da RTVE.

Aqui fica a candidatura da polémica:

PopStar Queen (Karmelle Marchante) – Yo Soy un Tsunami

{youtube}uuFHdGYarTA{/youtube}

OUTRAS NOTÍCIAS

NORUEGA: Na passada Sexta-feira, decorre a terceira semifinal, os apurados foram Marie Arredondo com “The Touch” e Alexander Stenerud com “Give It To Me”. Esta Sexta realiza-se mais uma semifinal do “Melodi Grand Prix”.

ISLÂNDIA: Mais duas canções estão apuradas para a final islandesa, são elas: “One more day de Jógvan Hansen e “Gledi og glens de Hvanndalsbraedur.

GEÓRGIA: Sopho Nizharadze irá representar a Geórgia no próximo Festival da Eurovisão(ESC). Quanto ao tema, irá ser ser escolhido em Fevereiro, em data a anunciar pela GPB.

SÉRVIA: Goran Bregovic vai compor o tema sérvio no próximo ESC, a canção será escolhida a 28 de Fevereiro, através de televoto.

Na próxima semana cá estarei de novo para mais um “Rumo A Oslo”.

David Ferreira

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.