fbpx

“Rumo A Oslo” – 15.01.2010

A Televisão
7 min leitura

Cá estou eu novamente para vos dar conta das últimas novidades do mundo dos Festivais.

Portugal

Mais dois cantores de juntam à lista de participantes na próxima edição, Evelyne Felipe, ex-concorrente da Operação Triunfo, irá concorrer com um tema, o grupo “Dona Avenida” vão concorrer com a música “A Aventura”, Deborah Gonçalves, uma das cantoras residentes do “Dá-me Música”e Kássio. Por último deixo aqui o link de um pdf elaborado pelo site festivaistv.home.sapo.pt, ao qual gostaria de agradecer pela informação dada sobre os cantores e compositores que participam no próximo Festival RTP da Canção.


NOTÍCIAS EUROPEIAS

Suíça

No passado dia 9 de Janeiro, foi finalmente apresentado o tema que irá representar a Suíça no próximo Festival Eurovisão da Canção(ESC), durante os prémios anuais SwissAwards que ocorreram em Zurique. O tema é “Il Pleut de l’Or” será interpretado por Michael Von der Heide, cantor que tentou em 1999 representar a Alemanha no ESC, tendo obtido naquela ocasião o Quinto posto na Final Alemã.

{youtube}bRiMsxe3n1w{/youtube}


Turquia

Já é oficial, o grupo MaNga irá representar a Turquia no próximo ESC, num comunicado enviado à imprensa, a televisão turca confirmou os rumores que circulavam desde a semana passada. Este grupo formado em 2002 na capital turca, Ankara, tem 5 membros, e o estilo musical varia entre o Hip-Hop e o Rock Alternativo, este grupo venceu em 2009 o prémio para melhor Actuação da Europa nos Europe Music Awards. Vou deixar para os mais curiosos o MySpace do grupo aqui.


Estónia

A Estónia anunciou os 10 finalistas que irão concorrer pelo bilhete rumo a Oslo, e os finalistas são:

Iiris Vesik – “Astronaut”

Disko 4000 – “Ei Usu”

Violina feat Rolf Junior – “Maagiline Päev”

Nikita Bogdanov – “Made Me Cry”

Mimicry – “New”

Marten Kuningas – “Oota Mind Veel”

3 Pead – “Poolel Teel”

Lenna Kuurmaa – “Rapuntzel”

Groundhog Day – “Teiste Seest Kõigile”

Tiiu Kiik – “The One And Only Love”

De entre os finalistas, encontra-se alguns velhos conhecidos do ESC, Järvis e Lenna Kuurmaa pertencem ao grupo Vanilla Ninja que representou a Suiça em 2005 com o tema Good Vibes, o outro repetente é Vaiko Eplik, que representou a Estónia em 2003 com a sua banda Ruffus e com o tema ‘Eighties Coming Back’. Para os mais esquecidos, deixo os vídeos das participações de 2003 e 2005.

ESC 2003 – Estónia – Ruffus – “Eighties Coming Back”(21º lugar com 21 pontos)

{youtube}Pym7lk5m7h8{/youtube}

ESC 2005 – Suiça – Vanilla Ninja – “Cool Vibes”(8º lugar com 128 pontos)

{youtube}1ZPtUdRFCMI{/youtube}


Islândia

Na Islândia decorreu no passado Sábado a primeira Semifinal e das 6 músicas a concurso passaram duas,” Out of Sight” de Mathias Mathiasson e “The One” de İris Holm. Este Sábado realizar-se-á a segunda semifinal, as canções já foram reveladas e podem ser ouvidas aqui. E em baixos vou-vos deixar os vídeos das duas primeiras canções finalistas:

Mathias Mathiasson – “Out Of Sight”

{youtube}7YCzVrfkf2s{/youtube}

Íris Holm – The One

{youtube}5dKkqgfH4ww{/youtube}

Dinamarca:

Depois de ser co-autor do tema dinamarquês do ano passado, Ronan Keating volta à pré-selecção dinamarquesa também como co-autor do tema “All About A Girl” interpretado por Joakim Tranberg. Para recordar, deixo a participação dinamarquesa de 2009.

ESC 2009 – Dinamarca – Neils Brinck – “Believe Again”

{youtube}XhXA0ra6fzY{/youtube}


As canções finalistas do Melodi Grand Prix dinamarquês são:

Bryan Rice – “Breathing”

Joakim Tranberg – “All About A Girl”

MariaMatilde Band – “Panik!”

Simone – “How Will I Know”

Jens Marni – “Gloria”

Chanée & N’evergreen – “In A Moment Like This”

Kaya Brüel – “Only Tonight”

Thomas Barsøe – “Just Like Rain”

Sukkerchok (Wildcard) – “Kæmper For Kærlighed”

Silas & Kat – “Come Come Run Away”


Espanha

Terminou no passado dia 12 o prazo para o envio de canções para a pré-selecção espanhola, 480 artistas de vários estilos musicais enviaram as suas canções, entre os artistas encontram-se antigos concorrentes de Talent-Shows espanhóis e de uma velha conhecida para os seguidores do Festival, Anabel Conde, que representou o país em 1995, com o tema ”Vuelve Conmigo” tendo obtido 119 pontos e o 2º lugar, uma das melhores pontuações de nuestros hermanos.

{youtube}E_yw9-kjm7E{/youtube}

Se em 2008 a laSexta, mais propriamente o programa Buenafuente, enviou a personagem Rodolfo Chiquilicuatre interpretada por um humorista à pré-selecção espanhola, este ano é a Telecinco que tenta levar Karmele Marchante ao Festival da Eurovisão, se a primeira candidatura conseguiu ir até ao Festival, em parte graças aos votos dos trabalhadores da laSexta, a segunda pode não ser aceite, por violar as regras da pré-selecção espanhola.

Noruega

A primeira Semifinal realizou-se na sexta-feira passada, os primeiros dois finalistas são: Maria Haukaas Storeng com “Make My Day” e o grupo Keep of Kalessin com o tema “The Dragontower”. Em baixo deixo-vos os vídeos das duas primeiras canções finalistas:

Maria Kauskas Storeng – “Make My Day”

{youtube}7RrO1smglTE{/youtube}

Keep of Kalessin – “The Dragontower”

{youtube}9SU6FvVfi_M{/youtube}

Hoje mesmo irá para o ar a segunda semifinal, os temas podem ser escutados aqui.

Outras Notícias:

BÓSNIA & HERZEGOVINA: Vukašin Brajić irá representar o país no próximo Eurofestival, o tema será apresentado no dia 7 de Março num programa especial a emitir pela televisão bósnia.

Vukašin Brajić interpreta “More Than Words”

{youtube}997p0qqu47E{/youtube}

SUÉCIA: Helena Paparizou foi convidada para participar no Melodifestivalen, devido a falta de tempo a cantora recusou convite, isto apesar de já ter a música gravada. Recorde-se que Helena Paparizou deu em 2005 a vitória para a Grécia, com o tema “My Number One”, a cantora nascida em Boras, na Suécia nunca escondeu a vontade representar o país no Eurofestival.

ESC 2005 – Grécia – Helena Paparizou – My Number One(1º lugar com 230 pontos)

{youtube}WF5UB5j8YVY{/youtube}

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.