fbpx

“Rumo A Oslo” – 06.02.2010

A Televisão
7 min leitura

Bem-vindos a mais uma viagem pelo mundo das notícias eurovisivas!

PORTUGAL

Infelizmente esta semana começo esta crónica com uma notícia triste e que me apanhou completamente de surpresa, o falecimento de Rosa Lobato de Faria, uma das minhas actrizes e escritoras de eleição não resistiu a uma grave anemia, a obra essa fica e com trabalhos notáveis, quer na representação, quer na escrita de livros e de quatro canções que venceram o nosso Festival da Canção, em 1992 “Amor de Água Fresca”, em 1994 “Chamar A Música”, em 1995 “Baunilha e Chocolate” e em 1997 com “Antes do Adeus”, destes temas destaco “Chamar A Música” e “Antes do Adeus”, Sara Tavares e Célia Lawson, a primeira teve um honroso, mas que soube a pouco 7º Lugar, e “Antes do Adeus” que inexplicavelmente saiu de Dublin com 0 pontos em Ex aequo com a Noruega.

1994 – “Chamar A Música” – Sara Tavares

{youtube}q6pXvc8m4Dc{/youtube}

1997 – “Andes do Adeus” – Célia Lawson

{youtube}isvPYEf1FYE{/youtube}

Pic2BigEsta semana fiquei muito contente por ter lido uma notícia recente da Célia Lawson, a nossa representante de 1997 lançou um EP rock, intitulado “The Last Quarter”, se ficaram curiosos podem ouvir as músicas no site oficial da cantora em www.celialawson.com.

Na segunda-feira passada realizou-se o sorteio para determinar a ordem de actuação das semifinais:

1ª Semifinal, 2 de Março

1. Nucha, Chuva

2. Ouro, Arco-Iris dentro de mim

3. Claudisabel, Contra tudo e todos

4. Filipa Azevedo, Há dias assim

5. Jorge Guerreiro, Ai Lisboa

6. Dennisa, Meu mundo de sonhos

7. Nuno Pinto, Fogo lento

8. Filipa Galvão Telles, O amor não sabe

9. The Agency, É assim que as coisas são

10. Gonçalo Madruga, Cores de um mundo

11. Evelyne Filipe, A tua voz

12. Vanessa, Alvorada

2ª Semifinal, 4 de Março

1. Rui Nova, Uma canção à Cid (o sol e as estrelas)

2. Ricardo Martins, Caminheiro de mim

3. Nuno & Fábia, Amar (vieste para me salvar)

4. David Navarro, Quem é que será?

5. Catarina Pereira, Canta por mim

6. Filipe Delgado, Serei eu

7. V-Boy, Quando eu penso em ti

8. Terra d´Água, Amanhã no mar

9. Nina Pinto, Meu coração não é meu

10. Gonçalo Tavares, Rios

11. Banda Trocopasso, O mundo de pernas pró ar

12. Seis po´meia dúzia, Pássaro saudade

Ambas as semifinais têm muita qualidade, embora as minhas favoritas estarem na segunda semifinal, a primeira também tem excelentes músicas, como a vencedora Filipa Azevedo e a Evelyne.

A RTP anunciou também a emissão em Alta Definição do Festival da Canção, o que me parece uma boa aposta da RTP, e que demonstra uma aposta forte na edição deste ano. Os bilhetes serão gratuitos para os três espectáculos, eu gosto desta medida, porque incentiva a uma maior afluência por parte do público que não se interessa tanto pelo festival, apesar de concordar a RTP devia pelo menos cobrar nem que fosse 1€ pelos bilhetes, já que o aluguer de uma sala como o Campo Pequeno não deve ser barata.

ESPANHA

Acabou hoje, Sexta-feira, a votação online para a escolha das 10 canções que disputarão a final espanhola, a TVE anunciou que irá analisar detalhadamente todos os votos, para que sejam eliminados os votos fraudulentos, a classificação final será anunciada na próxima Segunda-feira, provisoriamente os finalistas são:

1. Coral Segovia – 292.065 votos

2. John Cobra – 269.860 votos

3. Daniel Diges – 185.292 votos

4. Samuel y Patricia – 184.905 votos

5. Lorena – 184.687 votos

6. Venus – 182.163 votos

7. Fran Dieli – 180.857 votos

8. Anabel Conde – 180.480 votos

9. José Galisteo – 178.052 votos

10. Ainhoa Cantalapiedra – 175.049 votos

Ainda antes do final da votação a TVE anunciou mais uma série de desclassificações, entre as quais o grupo “El Pezon Rojo”, grupo criado pelo programa “Anda ya!” da estação de rádio Los 40 Principales.


FINLÂNDIA

A Finlândia escolheu no Sábado passado a música que a irá representar na Noruega em Maio, trata-se do grupo Kuunkuiskaajat com o tema “Työlki ellää”, eu gostei do tema, fica no ouvido e embora não o veja a ganhar pode ter uma boa classificação no Festival da Eurovisão. Por agora fique com a canção finlandesa para o festival:

Kuunkuiskaajat- Työlki ellää

{youtube}qfuV0hyhUuo{/youtube}

ISLÂNDIA

{youtube}JviBKyYIJZE{/youtube}

Hera Bjork com “Je Ne Sais Quoi” irá representar o país no próximo ESC, em relação ao ano passado, noto uma grande quebra de qualidade, até pode passar à final, mas é vai ser muito difícil com esta canção..

NORUEGA

{youtube}XSY-GsjNbSk{/youtube}

A Noruega também já decidiu e Didrik Solli-Tangen será o representante que em casa irá em Maio próximo defender a música “My heart is yours”, apesar de me parecer que o grupo A1 fosse uma melhor escolha, esta canção ao estilo de hino também é muito boa, pode ter uma boa classificação no Festival Eurovisão da Canção.


DINAMARCA

{youtube}uJ3N8FeYwBA{/youtube}

“In a moment like this” interpretado por Chanée & N’evegreen foi hoje escolhido para representar a Dinamarca no próximo Eurofestival.

OUTRAS NOTÍCIAS

BÉLGICA: A Bélgica irá escolher a 7 de Março o tema que Tom Dice irá representar em Oslo.

FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO 2010: Irá realizar-se este Domingo o sorteio das semifinais, neste sorteio iremos ficar a conhecer a semifinal em que Portugal e outros 34 países irão participar, e em que semifinal é que os países integrantes do Big Four (Alemanha, Espanha, França, Reino Unido) e a Noruega (país Anfitrião) irão votar.

Na próxima semana estarei de volta à Sexta-feira com mais novidades!

David Ferreira

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.