fbpx

Peso na Balança – A quinta semana

A Televisão
7 min leitura

Esta foi a semana das grandes mudanças! O jogo, tal como começou, terminou: a dupla vermelha e a dupla azul chegaram ao fim.

Olhando para a primeira temporada, foi mais “estimulante” ver a produção fazer as novas duplas, juntando os concorrentes que pior se davam; nesta temporada, foi uma questão de mérito, mas muito mais estratégico! Umas, estratégias que deram bem, outras, que nem por isso. E, a juntar a isso, uma nova dupla surgiu, num regresso inesperado: o Bruno e o Alexandre regressaram à Herdade (“pela mão” do José que foi forçado a sair devido à sua lesão) para lançar o pânico (e o regresso do Alexandre foi mais que justo, tendo em conta que saiu da competição de forma infeliz, devido ao percurso perigoso do jogo!)… Numa questão de cor, a Margarida e o Marco formaram a equipa amarela, o Carlos e o João formaram a equipa castanha, a Ana e a Andreia formaram a equipa azul-turquesa, a Sara e o Ivo formaram a equipa roxa, o Diogo e a Marta formaram a equipa cor-de-laranja e, por último, o Alexandre e o Bruno formaram a equipa verde.

A meio da semana lá chegou a Prova da Tentação. E, confesso, fez-me confusão como há gente a recriminar quem decida jogar. A imunidade não é tentadora?! O Poder da Caminhada não é tentador?! O “Peso Pesado” é um jogo e se tiverem que jogar para ganhar, não estão a fazer batota, estão a seguir as regras. E, vendo a pesagem desta semana, a Margarida reclamou tanto e agora deve estar bastante agradecida ao Marco porque, se ele não jogasse, tinham ficado abaixo da linha amarela. Ela, sem dúvida alguma, mais valia ter ficado calada (até já teve uma melhor atitude…)!

E a pesagem chegou, trazendo algumas surpresas… A equipa verde foi a primeira a ser pesada, não podendo sair esta semana: o Bruno entrou na competição com 198,6Kg e agora está com 181,5Kg (perdeu 17,1Kg), enquanto o Alexandre entrou com 144,1Kg e agora pesa 127,4Kg (já perdeu 16,7Kg). A equipa amarela, imune, foi a que a seguir subiu à balança: a Margarida perdeu 2,9Kg e o Marco perdeu 3,1Kg, totalizando 6Kg perdidos numa percentagem de peso perdido de 2,44%. A seguir seguiu-se a equipa castanha, onde o Carlos perdeu 3,8Kg e o João perdeu 3,2Kg, ou seja, em dupla perderam 7Kg, o que lhes valeu 2,93% de peso perdido (e consagraram-se como a dupla que, na semana, mais peso perdeu). A equipa azul-turquesa subiu, a seguir, à balança e esta semana a Ana perdeu 2,4Kg e a Andreia perdeu 3,3Kg, o que fez com que, em conjunto, tivessem perdido 5,7Kg, o equivalente a uma percentagem de peso perdido de 2,50%. A equipa Roxa pesou-se a seguir e a Sara perdeu 3,1Kg e o Ivo perdeu 2,6Kg, ou seja, um total de 5,7Kg, o equivalente a 2,54% de peso perdido. Por último, foi a vez da equipa cor-de-laranja subir à balança para mostrar que a Marta perdeu 2,3Kg (descendo, assim, da fasquia dos 100Kg, pesando agora 98,3Kg) e o Diogo 3Kg, o que fez com perdessem, no total, 5,3Kg, ou seja, uma percentagem de peso perdido de 2,22Kg (e aqui encontrou-se a equipa que, durante a semana, menos peso perdeu). E como todas as semanas se fazem contas, o ‘peso pesado’ desta semana foi a Sara, a primeira concorrente feminina do programa a receber o título, com uma percentagem de peso perdido de 3,21%.

Conclusões a tirar desta pesagem: se a Margarida e o Marco não tivessem imunidade, teriam ido à Sala de Eliminação, visto que ficaram abaixo da linha amarela; a dupla cor-de-laranja, dada como uma das duplas fortes, afinal não têm assim tanta força; e a equipa azul-turquesa, apesar de ser uma dupla feminina, perderam mais peso que outras duas equipas mistas. E, para baralhar tudo isto, o Poder da Caminhada deu à Margarida e ao Marco o poder de trocarem o peso de duas equipas na Sala de Pesagem e, por ironia do destino (já que a opção destes era bastante previsível, mais pela postura da Margarida que pela postura do Marco!), o peso trocado foi o da equipa que mais peso perdeu, pelo peso da equipa que menos peso perdeu (ou seja, o peso da dupla castanha foi trocado pelo da equipa cor-de-laranja). Isto fez com que a dupla castanha fosse à Sala de Eliminação juntamente com a equipa azul-turquesa. Em suma, foram a votos duas equipas que, só pelo peso, esta semana estariam acima da linha amarela e a salvo da eliminação!

E foi aqui que os concorrentes tiveram uma grande oportunidade para mudarem o destino do jogo, eliminando uma equipa forte, podendo assim garantir que teriam mais hipóteses de chegar longe. Mas, ou por falta de coragem, ou por burrice, hipotecaram uma longevidade no programa. A equipa verde optou por votar na equipa castanha para sair; já as outras três equipas, as equipas amarela, roxa e cor-de-laranja, votaram na equipa azul-turquesa para abandonar a competição. E é aqui que se vê a grande diferença entre o “Peso Pesado” e o “The Biggest Loser” (versão original do programa): no programa americano, eles são mais jogadores, sabem quando devem expulsar um concorrente, têm mais cabeça e garra! A nossa versão mostra mesmo o quanto os concorrentes são “tugas” e nisso os da primeira edição do “Peso Pesado” (que souberam sempre jogar, de uma forma mais directa ou indirecta) dão uma lição aos concorrentes desta segunda edição. Uma oportunidade de jogarem “à séria” foi perdida e, com o tempo (muito em breve, certamente), eles vão arrepender-se da atitude que tomaram, porque quando estiverem por baixo, vão ver que muito facilmente serão eliminados!

Siga-me:
Redactor.