fbpx

O Protagonista

A Televisão
4 min leitura

 

O Protagonista O Protagonista

O regresso de Sónia Brazão a casa na semana passada era o grande destaque desta rubrica. Hoje, as luzes deslocam-se para Carnaxide e, mais concretamente, para a final de Peso Pesado. Estreado a 1 de Maio, o reality-show da SIC criou suspense junto dos telespetadores nacionais, principalmente daqueles que seguiam a versão norte-americana transmitida pela SIC Mulher. Afinal, por mais inevitável que fosse, as comparações foram feitas e, em alguns episódios, foram claras as diferenças.

 

Uma delas baseou-se no regresso de ex-concorrentes à Herdade, assim como das próprias histórias de vida, que apenas tiveram em comum o facto de nem sempre terem sido aliciadas pela sorte. No primeiro caso, e não tendo sido eu um telespetador acérrimo aos diários do programa, assim como às galas principais, tenho a dizer que por vezes não percebi quem estava em jogo, quem ainda estava em competição. Desta forma, posso afirmar que nem sempre compreendi as verdadeiras regras do programa, nem a forma como os participantes conseguiram regressar a Peso Pesado. Presumindo que foi através de desafios, e independentemente da minha ignorância, a verdade é que esperava mais deste concurso. Se, antes de Maio, pensava que a versão portuguesa de Peso Pesado me iria colocar agarrado aos ecrãs de Carnaxide, hoje, e passado cerca de três meses, concluo que não foi isso que aconteceu.

Culpa minha, ou da própria produção do reality-show? Talvez de ambos. Ciente de que a minha disponibilidade para ver televisão decresceu nos últimos tempos, a verdade é que nem sempre tive a curiosidade suficiente para continuar a acompanhar a vida dos participantes de Peso Pesado. Tendo assistido eu à estreia e aos episódios seguintes do concurso da SIC de forma contínua, fui perdendo o interesse passado o primeiro mês. As expetativas eram elevadas, e não descurando o que é nacional, preferi a versão norte-americana a uma hora certa, de segunda a quinta-feira, na SIC Mulher. Sem desgastar os conteúdos, e permitindo ao telespetador “sentir saudades” do programa, acompanhei-o de forma muito mais atenta.

The Biggest Loser O Protagonista

Pelo contrário, no caso de Peso Pesado, considerei um pouco desgastante a sua transmissão de domingo a sábado, fora alguns especiais emitidos pelos talk-shows Boa Tarde e Querida Júlia. Já é um hábito essa situação ocorrer nas estações privadas, seguindo o lema “fazer vender o peixe”, contudo, e desta vez, ele não resultou comigo.

Apesar desta minha opinião, é necessário referir que o reality-show do terceiro canal estreou com uma média de 1 milhão e 800 mil telespetadores, decrescendo nas emissões seguintes. Mesmo assim, conseguiu uma audiência fiel e, nos últimos tempos, as vitórias que todos conhecemos. Por outras palavras, proponho que imaginemos uma linha: no início ela está acima da média, posteriormente regista um decréscimo e, por fim, começa a subir de forma gradual.

Concorrentes Peso Pesado O Protagonista

Podemos então concluir que a aposta da SIC foi ganha, esperando-se uma segunda edição ainda mais intensa, tendo em conta o adversário de peso por parte da TVI: Casa dos Segredos. Não conseguindo prever o futuro, a minha aposta vai, mesmo assim, para a vitória da estação de Queluz de Baixo. Tudo depende de uma simples questão: de qual formato sentirão os portugueses mais saudades?

Ficaremos então à espera dessa resposta, assim como do vencedor da primeira temporada de Peso Pesado. Quais os concorrentes a levar para casa os dois prémios? Aceitam-se apostas!

http://www.youtube.com/watch?v=-IZ8kDLIs3M

Siga-me:
Redactor.