fbpx

O Protagonista

A Televisão
4 min leitura

O Protagonista O Protagonista

Chega hoje ao fim mais um ano d’O Protagonista. Durante vários domingos foram eleitas as mais diversas personalidades, os mais variados programas e acontecimentos. Hoje, dia 25 de dezembro, posso afirmar que estamos perante uma semana repleta de um espírito natalício nunca antes visto. Os conhecidos circos foram apostas das generalistas, os prémios de Natal surpreenderam os telespetadores e o cinema marcou a grelha de programação da televisão nacional.

Por outro lado, e durante os dias úteis, foram conhecidos os finalistas das segundas temporadas da Casa dos Segredos e Peso Pesado. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha pronunciaram-se sobre as palavras de Júlia Pinheiro em relação ao facto de a apresentadora da SIC ter como objetivo alcançar a liderança, e a data da possível estreia de Tu Cara me Suena foi revelada.

Peeking O Protagonista

Peking Express, foi também uma das novidades da semana. A estação de Queluz de Baixo colocou um conjunto de atores em contato com outras culturas, tal como havia feito em Perdidos na Tribo – Famosos. Sem atores, mas com mais uma aquisição esteve o terceiro canal. Afinal, juntou-se a ele o conhecido comentador António Vitorino, para participar num programa do canal informativo de Carnaxide.

Por fim, e sem segredos, a semana termina, ou melhor, inicia-se, com o duelo final entre Fanny e João M. A seu lado estarão as estreias de animação da SIC e as batalhas d’A Voz de Portugal. São precisamente as primeiras que se relacionam com o grande Protagonista de hoje: o Natal!

Este é um dos exemplos que evidencio nesta rubrica. O Natal lembra as generalistas de que, afinal, é possível inovar na grelha de programação, e apostar em produções cinematográficas de qualidade. Longe de repetições, a época que vivemos serve para remediar os longos fins de semana repletos de filmes que todos os anos são transmitidos na televisão, ou os especiais que, na verdade, nada têm de especial. Por outro lado, os portugueses têm ainda a oportunidade de visualizar outro tipo de conteúdos nunca emitidos durante as restantes estações.

Até nos reality-shows, a emoção ganha um ritmo dificilmente alcançado noutras alturas. Com o desejo dos concorrentes em rever a família, o diário de ontem conduzido por Leonor Poeiras provou que, afinal, as relações humanas na Casa dos Segredos são possíveis.

Assim, e apesar de Peking Express ter sido, a meu ver, uma das grandes novidades da semana, com a participação de Fernanda Serrano, não tenho dúvidas de que, mais uma vez, a televisão foi inundada por esta época natalícia. Os filmes de animação acabaram, sem dúvida alguma, por ser as figuras centrais destes 24 e 25 de dezembro. A estreia de Toy Story 3, hoje à noite, pode destronar a penúltima gala da segunda temporada da Casa dos Segredos e provar a força do cinema de qualidade quando confrontada com os programas do costume.

O que se passará ao nível das audiências? Sem uma resposta definitiva, a verdade passa pela seguinte conclusão: tanto amanhã, para comentar os resultados finais deste Natal, como no próximo domingo, para realizar a primeira edição desta rubrica no ano de 2012, a equipa d’A Televisão estará a trabalhar para si!

Ficaremos à sua espera, como sempre!

Siga-me:
Redactor.