O Melhor & Pior da Semana

O Melhor & Pior da Semana (28 a 3 de novembro)

Mais uma semana passou e está aí mais uma crónica desta rubrica semanal. Despedimo-nos do mês de outubro e entrámos em novembro sem grandes novidades…

Aí está mais um O Melhor & Pior da Semana.

MELHOR DA SEMANA RTP

A novela da hora de almoço da RTP1 merece o destaque da semana. É um dos produtos mais competitivos da estação, de segunda a sexta. Faz frente à concorrência e chega a liderar, inclusive. «Vidas em Jogo» foi uma aposta acertada da estação pública e, dos cinco dias em que foi exibida esta semana, liderou em dois deles. O máximo de rating alcançado foi de 5,5% (quinta-feira, dia 1) e o máximo de share foi 26,8% (segunda-feira, dia 29). De referir que no dia em que alcançou o melhor rating perdeu para a concorrência (que exibiam filmes) e no dia em que alcançou o melhor share, liderou.

PIOR DA SEMANA RTP

Se a ficção está em alta na estação pública, a informação, por outro lado, está em baixo. O programa que mostra a história de portugueses que venceram porque mudaram as suas vidas, não dá bons frutos à RTP1. «Mudar de Vida», na segunda-feira passada dia 29, fez um dos valores mais baixos da estação pública nesse dia: 3,0% de rating e 6,0% de share. Nos programas que figuraram no TOP desse dia, só o «Prós & Contras» é que fez um share ainda mais baixo (de 5,8%). Nada bom…

MELHOR DA SEMANA SIC

«Gabriela» merecia ser aplaudida por ter sido, todos os dias da semana, a novela do horário nobre da SIC com o melhor share, mas não podia deixar de felicitar «Momentos de Mudança – Maria Amélia». É uma raridade ver-se um formato de informação nos programas mais vistos do dia, num país de novelas e reality shows!!! E o novo formato e novo conceito de informação que surgiu aquando o aniversário da estação de Carnaxide, na segunda-feira passada, teve a proeza de alcançar o 3.º lugar do pódio, à frente da concorrência. «Momentos de Mudança – Maria Amélia» fez 14,3% de rating e 28,2% de share, ficando à frente do «Diário» da «Casa dos Segredos» (com 14,2% de rating e 28,0% de share) e impulsionando o episódio de «Dancin’ Days» (que alcançou 16,9% de rating e 33,3% de share).

PIOR DA SEMANA SIC

«Toca a Mexer» não convence aos domingos e, durante a semana, os «Diários» mantém a mesma linha (às vezes, com um share superior ao da Gala semanal!). Mas esta semana, o «Diário» do talent show da SIC destacou-se pela negativa: na terça-feira, dia 30, o curto programa atingiu o seu pior resultado. Nesse dia, fez 2,5% de rating e 14,6% de share. De reforçar que este valor se trata do bloco repetido que vai para o ar após o «Primeiro Jornal» (e não da exibição original que acontece após o episódio de «Avenida Brasil»).

MELHOR DA SEMANA TVI

O «Somos Portugal» ainda continua a render bons números à TVI. Apesar do verão e dos dias quentes já terem terminado, o programa das romarias da estação de Queluz de Baixo parece ainda justificar-se. Pelo menos «audiometricamente»! No domingo passado, dia 28 de outubro, o «Somos Portugal», em direto da Festa da Gastronomia de Santarém, fez 9,2% de rating e 25,6% de share, tendo sido o terceiro programa mais visto do dia da estação.

PIOR DA SEMANA TVI

Parece que nem toda a ficção nacional resulta ao fim-de-semana de manhã. Se muitos dos episódios repetidos de «Inspetor Max» proporcionam alegrias à TVI, há outros formatos que não alcançam muito boas audiências. «Campeões e Detetives», que foi para o ar no passado domingo, dia 28, às 8:21, fez apenas 1,5% de rating e 12,2% de share. Apesar do share baixíssimo, que mostrou não ser uma aposta certeira, o programa acabou por não prejudicar a estação num dia em que esta ficou bem longe da concorrência na média diária.

/* ]]> */