fbpx

O Melhor & Pior da Semana (8 a 14 de setembro)

A Televisão
6 min leitura

Melhor &Amp; Pior Da Semana - Artigo

A segunda semana de setembro chegou ao fim. As férias, para a maior parte dos portugueses, já terminaram e os estudantes já voltaram à escola para mais um novo ano letivo. No entanto, algo que nunca tira férias são as audiências. Por isso seja bem-vindo ao Melhor & Pior da Semana!

Futebol - Primeira Liga

MELHOR DA SEMANA RTP1

O jogo de futebol entre a seleção portuguesa e o Brasil, equipa anfitriã da partida, mesmo que tenha sido transmitido durante a madrugada, conseguiu estar nos 20 programas mais vistos do dia, com um rating de 4,8% e um share de 52%, sendo líder, como é óbvio, no seu horário. Se fosse transmitido em horas mais ajustáveis à rotina das pessoas não seria de estranhar que o jogo tivesse o quádruplo ou o quíntuplo de audiências que teve. O futebol move multidões, lá isso é verdade…

Verao Total

PIOR DA SEMANA RTP1

A lutar pelos últimos lugares do daytime, ao lado de Querida Júlia e Boa Tarde, temos o Verão Total. O programa, que é transmitido de manhã e de tarde, tem uma média de 2,2% de rating e quase não vai além dos 15% de share. Apesar de não ser um dos menos assistidos pelo canal público, na quarta-feira conseguiu uma proeza: 1,9% de rating e o penúltimo e antepenúltimo lugares no quadro geral do dia da RTP. Além disso, raramente o programa consegue estar nos 30 mais vistos do dia. É com erros que se consegue sempre melhorar, e já se percebeu que a RTP precisa urgentemente de uma remodelação no programa, já que o mesmo encontra-se bastante desgastado.

Sangue Bom Oficial

MELHOR DA SEMANA SIC

Sangue Bom estreou na passada segunda-feira, para fazer frente à grande aposta da TVI I Love It. Apesar de ter uma duração demasiado curta, conseguiu captar a atenção dos telespectadores e é a líder no seu horário. Tem vindo a subir gradualmente, chegando a alcançar o seu melhor share, até agora, na quinta-feira, com 29,9%. Só falta esperar que Cheias de Charme acabe para ver como se porta Sangue Bom, tendo um bom tempo de antena – o que só lhe vai beneficiar.

Sextas-Magicas

PIOR DA SEMANA SIC

Já todos sabem que o programa Querida Júlia é um autêntico flop de audiências e de popularidade, fazendo Você na TV, normalmente, o dobro dos resultados. No entanto, não entendo o porquê de Júlia Pinheiro ter apostado no Querida Júlia: sextas mágicas. De facto, o programa tem mais artistas, mais dinamismo e prolonga-se pelo dia fora – mas ainda faz menos audiências do que o normal, que dá de segunda a quinta-feira! Na sexta-feira conseguiu ter 1,8% de rating e 11,9% de share – tanto o Você na TV como A Tarde é Sua fizeram mais que o dobro. Porquê é que continuam a insistir, quando já tiveram provas de que o formato não atrai os telespectadores?

Mundo-Ao-Contrário-Logo

MELHOR DA SEMANA TVI

Mesmo com as mexidas de horários e com a entrada de novos programas, Mundo ao Contrário é uma novela que consegue resistir em tempos de crise, sendo a líder no seu horário. Apesar de ser uma novela destinada para o horário mais tardio do canal de Queluz, por ter demasiadas cenas violentas, os telespectadores continuam a assisti-la. Esta semana, a novela teve uma grande subida nas audiências: na segunda-feira registou 8,2% de rating e 30,5% de share; no entanto, ao longo da semana, teve uma subida gradual, registando na sexta-feira 10,5% de rating 32,1% de share, um valor que já não conseguia atingir desde há algum tempo. Além disso, foi a mais vista de sábado, apesar de não ter estado a competir com as novelas da SIC. Prova deste sucesso é o enredo da história e a intensidade que os atores dão às personagens.

I Love It Logotipo

PIOR DA SEMANA TVI

I Love It, a grande promessa da TVI e o retorno às séries juvenis, foi um autêntico fracasso de audiências, na primeira semana. Apesar de ter sido o programa mais visto na sua estreia com 12,3% de rating e com 24,9% de share, perdeu tanto à tarde, com Sangue Bom e Cheias de Charme, como à noite, com Dancin’ Days. Além disso, nos dias posteriores, continuou a descer: na quinta-feira registou a sua pior audiência, até agora, com 6,5% de rating e 19,4% de share. A TVI percebeu isto e, logo no dia a seguir, introduziu a série juvenil, também, no horário nobre – o que não foi benéfico, já que Dancin’ Days fez o dobro de audiências (18,1% contra 9,0% de rating). É caso p’ra dizer: a montanha pariu um rato!

Siga-me:
Redactor.