fbpx

Like & Dislike (29 março)

A Televisão
5 min leitura

Like E Dislike 2012

A crónica que reúne os “gostos” no que diz respeito à televisão portuguesa está de regresso ao A Televisão! Atente-se nas escolhas e comente-as no final desta edição.

LIKE: RTP dá fim a uma semana importante

Ponto 1: Como forma a serem terminadas as comemorações do 56º aniversário do serviço público em Portugal, a empresa estatal RTP esqueceu por instantes os péssimos resultados audiométricos e encerrou todas as festas com uma das melhores galas televisivas de sempre. Idealizada pelo senhor do espetáculo Filipe La Féria, Portugal Sempre Ligado conseguiu reunir a família RTP (que, a pouco e pouco, se tem vindo a auto-destruir) numa noite em que a primazia pela qualidade falou mais alto. O conjunto de caras ligadas à estação brilhou e transmitiu o melhor que existe naquela casa, com um belíssimo guião que não deixou indiferente ninguém que estivesse presente no Teatro Politeama ou na sua própria casa (por pouca que tenha sido a audiência). Só há dois “senãos”:
– Se Catarina Furtado é anunciada como a apresentadora do evento, juntamente com João Baião (que esteve irrepreensível em todas as suas aparições), então eu não vi a mesma emissão… Catarina somente surgiu na gala da RTP no seu momento (como muitas caras RTP o tiveram) e no término da emissão, com todas as outras personalidades do entretenimento do canal. Até Tânia Ribas de Oliveira, que era aparentemente uma das muitas convidadas, deu o ar da sua graça três ou quatro vezes ao lado do seu João (que estão a merecer cada vez mais a minha atenção enquanto dupla da Praça). Que se pense bem nisto para a próxima gala.
20130329-204512.Jpg
– Por outro lado, as equipas da informação e da ficção parecem ter saído esquecidas, quando comparadas com a do entretenimento. Faltavam atuações de conhecidos jornalistas e dos atores que nos últimos meses protagonizaram os produtos ficcionais da RTP.

Ponto 2: José Sócrates voltou ao mundo mediático e sobre este assunto não há muito mais a declarar. Goste-se ou não do antigo governador de Portugal, Sócrates conseguiu o feito milagroso de colocar um programa da RTP no primeiro lugar dos produtos mais vistos do dia da TV portuguesa. E, ou muito me engano, ou o seu comentário político semanal vai contrastar, pela positiva, com os habituais resultados medonhos do canal estatal.
Sócrates

DISLIKE: Querem fazer do Você na TV! o mais recente Big Brother?!

As últimas três semanas foram das mais sofredoras (?) para Manuel Luís Goucha no talk show matinal da TVI. Sem a sua parceira, o apresentador presenciou dois momentos que para sempre ficarão marcados pelos portugueses: o reencontro do “Oh Carmooo” e o desmaio polémico (vá-se lá saber porquê…) de um operador de câmara, em pleno direto. E é pelo último momento que eu me debruço. Não consigo encontrar uma aceitável explicação para as críticas que de imediato surgiram em torno da postura de Goucha no momento embaraçoso, visível nas centenas de partilhas no Facebook. Fiquei sem perceber se esses espectadores sabiam que se estava a tratar do Você na TV! e não de um reality show. Pretendiam que o apresentador corresse até ao local para os minutos seguintes serem estupidamente centrados num desmaiado? Pretendiam que o Manuel Luís agisse naturalmente e soubesse o que dizer, como se um desmaio ao vivo e a cores fosse habitual num programa de televisão? A cara masculina do programa das manhãs da TVI teve uma postura incrível, que só muito poucos a conseguiriam ter. É seguir com “a bola para frente”, até porque de um programa em direto se tratava.
20130329-204626.Jpg

Com estas palavras me fico. O Like & Dislike regressa brevemente ao A Televisão. Bom fim de semana.

Siga-me:
Redactor.