fbpx

Like & Dislike (11 janeiro)

David Ferreira
4 min leitura

Like &Amp; Dislike2012

 

Bem-vindo ao Like & Dislike da semana em que a RTP1 apresentou a sua nova grelha, a SIC estreou os novos «Jornal da Noite» de sábado e domingo.

 

LIKE: Informação ao fim-de-semana

Pedro Mourinho Sic

A SIC estreou no passado fim-de-semana os novos «Jornal da Noite» de sábado e domingo, agora apresentados por Maria João Ruela e Pedro Mourinho, respetivamente ao sábado e domingo. Se no sábado se mantém mais ou menos igual, mas com menos troika e politiquices, e mais ligeiro com as novas rubricas «Top5» e a nova rubrica no mundo do turismo de Teresa Conceição. Ao domingo, o formato noticiário desaparece e passa para uma espécie de magazine informativo com a síntese noticiosa logo ao início. Não fosse a excessiva duração e considerava o espaço de domingo mais apelativo, – que o é graficamente falando -, mas que não é na estrutura, uma hora e quarenta é muito maçudo para um noticiário, quanto mais para 1h40 com reportagens mais profundos. Claro que depende dos gostos, mas no domingo não encontrei grande interesse nas reportagens, talvez seja isso. Tirando a duração, é uma boa aposta, não para tirar a liderança ao «Jornal das 8» com a dupla Judite de Sousa e Marcelo Rebelo de Sousa, mas para dar luta e não afundar a média do canal.

DISLIKE: Os velhos hábitos

Nova Imagem Rtp1 2013

Tinha mesmo tudo para ser o like desta semana, até mais, não fosse a limitação do Like, a nova programação da RTP é a revolução que a RTP precisava, pode ser que seja desta que novos públicos cheguem e esta deixe de ser a estação oficial da população mais idosa. O dislike desta semana vai não para a grelha (nunca poderia ir, tendo em conta a alteração positiva que representa), mas para dois aspectos francamente negativos que envolvem a mesma. 1. A troca de «Éramos Seis» pela segunda ou terceira reposição de «Velhos Amigos» além de não fazer o mínimo sentido dada à curtíssima distância entre as outras exibições, é a prova que mesmo sendo nova, há hábitos que a direção não muda na grelha. E não é preciso ir muito longe para ver casos de indefinição, basta recordar os sucessivos adiamentos de «360º», originalmente agendado para estrear em novembro, só chega agora em janeiro. 2. Hoje, Sónia Araújo e Jorge Gabriel despediram-se da «Praça da Alegria», pondo um ponto final a 18 anos no Porto e 11 anos de dupla nas manhãs da RTP1. Facto que levou o Sindicato  dos Trabalhadores da RTP-Porto a emitir um comunicado a lamentar a saída do mítico programa do CPN e onde se lançam algumas dúvidas quanto ao alegado “embaratecimento” da produção do programa. No comunicado noticiado pelo site do TVI24, pode ler-se que “o programa vai passar a ser feito “por equipas externas à empresa”. Se o principal motivo da RTP para centralizar o entretenimento diurno era o de ficar mais barato, a confirmar-se este facto, não fica mais barato e voltamos à falta de clareza na RTP. Numa altura em que os ataques à RTP são fáceis e constantes, e a privatização se vislumbra como um cenário, infelizmente, cada vez mais provável, pedia-se mais clareza neste ponto.

Na próxima semana, o Dúlio Silva estará de volta com a sua análise ao ponto forte e ponto fraco da semana televisiva.

Moderador do fórum e designer