fbpx

Treze

A Televisão
10 min leitura

Dia 13 é o inicio de uma nova vida nas nossas televisões. Agora é que Conta e Boa Tarde marcam esse dia. Júlia Soares um autêntico “bombom” para Fernanda Serrano. Operação Tirunfo 2010 e Ídolos quase iguais.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma edição de Frente de Destaques!

Faltam pouco mais de duas semanas para aquele que será o início de uma nova era na nossa televisão. Um ano depois de ter dado a conhecer aos seus telespectadores uma Companhia das Manhãs à espera que uma Vida Nova se iniciasse, pode-se dizer que a estratégia de Nuno Santos e companhia não correu bem. Assim, um dia antes de completar um ano de exibições, essa Vida Nova dará lugar a uma Boa Tarde, agora com Conceição Lino ao leme.

Alt

Mas, como a televisão é uma caixinha de surpresas, neste mesmo dia começa uma nova vida para Fátima Lopes. E porque Agora é que Conta, o certo é que a apresentadora promete dar uma nova perspectiva sobre a sua carreira na primeira grande emissão em que no canto superior direito do ecrã estará o logótipo da TVI. Parece confuso, mas é simples.

Tudo está reservado para o próximo dia 13 de Setembro. Número da sorte de uns, sinónimo de azar para outros, é já um dado adquirido que, este dia marcará positivamente uma das duas profissionais anteriormente mencionadas. É que, tenho muitas dúvidas de que, em termos de resultados, as duas vençam. É certo que se defrontarão pouco tempo, mas, nesse pouco tempo, há pormenores que podem fazer a diferença. Nem Boa Tarde, nem Agora é que Conta foram ainda apresentados à imprensa, todavia, os órgãos de comunicação social começam já a fazer previsões em relação a quem sairá vencedor e a quem perderá, não esquecendo ainda o facto de estrearem os dois no mesmo dia.

Sinceramente, não gosto de nenhum dos nomes. Boa Tarde parece-me demasiado simples, enquanto que Agora é que Conta soa-me a muito grande. Todavia, eu próprio não vejo alternativas, se bem que, com um pouquinho de mais criatividade, pelo menos a SIC conseguiria fazer melhor. Será estranho ouvir Conceição Lino dizer, por exemplo “Boa Tarde, seja bem-vindo ao Boa Tarde de hoje!”. São pequenos pormenores, mas que, face a dados anteriores, podem fazer toda a diferença.

Por outro lado, confesso que estou, realmente, curioso com este dia 13 de Setembro. Não só por causa destes dois programas, mas também porque em Carnaxide se estreia Negócio da China, que, a meu ver, não fará tão bons resultados como A Armadilha, e porque é também este o dia em que irá para o ar Laços de Sangue. Será uma boa aposta da direcção de programas avançar com tantas estreias num só dia? No passado situações semelhantes já foram testadas e os resultados foram pouco satisfatórios. Mas, como se diz na gíria, tudo isto parece já uma “tradição das televisões”. A ver vamos.

 

Quem não parece entrar em tradições é Rui Vilhena. Depois Altde na semana passada aqui ter opinado sobre a ponta do véu que o argumentista levantou sobre Malmequer, eis que a imprensa desta semana revelou mais pormenores. De tudo o que foi escrito, destaco, claramente, a pequena biografia da personagem de Fernanda Serrano que a revista ANA menciona.

Fiquei ainda mais entusiasmado. Parece que Rui Vilhena está mesmo com vontade de dar à companheira de Pedro Miguel Ramos um regresso digno de uma estrela. Júlia Soares será, se tudo o que foi escrito se confirmar, um marco na televisão portuguesa. e, acredito que seja mesmo esse o objectivo do autor. A meu ver, é algo que Fernanda Serrano merece. Não só por tudo aquilo por que passou, mas por ser uma estrela de que toda a gente gosta.

Quanto aos restantes pormenores que foram adiantados, só tenho uma palavra: maravilhoso. Desde o facto de ir retratar o “para lá das câmaras de televisão” às surpresas que cada personagem guarda. Espero que, aquilo que aconteceu em Olhos nos Olhos não se confirme agora. Sim, porque Rui Vilhena é um argumentista cujas histórias são demasiado boas e, por vezes, o público não se apercebe disso, o que é uma pena.

 

Pena é aquilo que ninguém pode ter de várias estrelas da nossa praça. Embora o tema “salários das nossas estrelas” esteja já muito “batido”, o certo é que voltou a ser capa da revista TV Mais. Por aquilo que se pode ler, é a TVI a estação que paga ordenados mais elevados. Segue-se a RTP e depois a SIC.

Sinceramente, tenho algumas dúvidas em relação a alguns dos valores revelados. Júlia Pinheiro dificilmente receberá 25 000 euros por mês. Quanto muito, o seu salário será bastante próximo ao de Manuel Luís Goucha, que já foi considerado, por inúmeras vezes, o apresentador mais bem pago da nossa praça. Por outro lado, também penso que Cláudia Vieira não receberá 25 000 euros mensalmente, mas sim um valor inferior, bem como Diana chaves.

Apesar de tudo, mais importante do que aquilo que cada estrela recebe, é o contributo que dá ao canal que lhe paga. E, no caso do “casal farinheira” serão certamente muitos os euros a entrar no que à publicidade aos programas pelos quais dão a cara diz respeito. E, tal como o próprio Manuel Luís Goucha diz, “se vendem é legitimo que recebam bem”.

 

Salários à parte, não posso terminar esta frente sem demonstrar alguma surpresa com uma notícia avançada pela Notícias TV desta semana. Ao que parece, a nova Operação Triunfo estará ainda mais próxima de Ídolos. É que, à semelhança do que a vizinha espanhola possui actualmente, também a OT terá emissões dedicadas à fase de castings.

O que dizer, então, desta opção por parte dos responsáveis da RTP e Endemol em se aproximarem, ainda mais do concorrente da SIC? É mais do que sabido que os testes, onde surgem os mais do que conhecidos “cromos” são dos programas que mais audiência cativam. Tendo por base esta ideia, parece uma boa opção por parte da produção.

Mas, por outro lado, a Operação Triunfo sempre foi conhecida por não mostrar esse lado, por dar a conhecer apenas os melhores e, talvez por isso, a quantidade de talento que se dirige aos castings ser maior. Dá que pensar e, sem sombra de dúvidas, que não deixa de ser estranho. Conseguirá com esta mudança o programa apresentado por Sílvia Alberto vingar? Não sei, mas o facto de chegar mais tarde pode ser preponderante…

Alt

É agora tempo de lhe revelar o Protagonista desta semana. Com o aproximar do grande dia, começam a surgir cada vez mais novidades sobre a grande aposta da TVI para a rentrée. Pois bem, nos últimos oito dias isso não foi excepção e, como não podia deixar de ser, a grande maioria das publicações deram destaque a Secret Story. Seja com fotografias da Casa dos Segredos, ou com os pormenores sobre A Voz, nada escapa à nossa imprensa.

Todavia, o silêncio de André Cerqueira e companhia não deixa de ser curioso. Que nome tem tudo isto? Marketing. É isso mesmo, o director de programas quer deixar meio mundo curioso, mas, dentro em breve, tudo será revelado. Mas aí, talvez o público já esteja um pouco farto de tanta especulação. A ver vamos o que acontece…

 

Ainda antes das despedidas, deixo-lhe algumas sugestões para a semana que se avizinha:

Ainda hoje, pelas 23 horas, delicie-se com a última emissão de Mulheres da Minha Vida, no TVI 24. Uma hora depois, acompanhe, em directo a cerimónia dos Emmys 2010, no AXN. Amanhã, chega à Fox Life, a partir das 22h15 a série Past Life, não se esqueça. Sexta-feira, aponte já na sua agenda que Você na TV e As Tardes da Júlia serão dedicados ao décimo aniversário de Big Brother. Domingo, não perca a última emissão, em directo, de À Procura do Sonho – Face Model of The Year, pelas 22 horas, na SIC.

Chega assim ao fim mais uma edição de Frente de Destaques!

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.