fbpx

Substituições Improváveis

A Televisão
11 min leitura

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Última semana do mês de Janeiro, um sem número de novidades da nossa televisão noticiadas por jornais e revistas. Por um lado, a equipa de Peso Pesado começa a ser formada, por outro a TVI já escolheu o substituto de Pedro Granger em Uma Canção Para Ti, bem como parece já ter seleccionado quem será a nova Júlia Pinheiro. Há ainda que ter em consideração a estreia de Portugal tem Talento e o quebrar do silêncio face às polémicas com Sedução por parte do autor da trama.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Frente de Destaques desta semana!

Pouco mais de três meses depois de ter sido mãe de Carlota Maria, Bárbara Guimarães volta a ter um programa só seu. Portugal tem Talento estreia daqui a pouco e, para além de ser a primeira grande aposta no entretenimento por parte da SIC, é também uma nova oportunidade para Bárbara Guimarães confirmar que ainda está “para as curvas”. Pois bem, a avaliar pela quantidade de entrevistas que deu, eu diria que está em excelente forma. Ele foi TV Guia, TV Mais, TV 7 Dias, Mariana, Maria, Telenovelas, Nova Gente, Notícias TV, Correio TV, enfim, tudo o que foi revista deu destaque à apresentadora da SIC. Sinceramente, espero dela uma versão mais ao jeito Chuva de Estrelas, até porque, depois do fracasso de M F, Bárbara precisa mesmo de mostrar o seu profissionalismo. E eu acredito que dará boas indicações! Por tudo isto, é ela a Protagonista da semana, claro está!

Alt

E já que falei em Portugal tem Talento, é agora tempo de dar destaque ao seu concorrente directo a partir de 20 de Fevereiro. Como já aqui comentei, Uma Canção Para Ti está de regresso à TVI, com a missão de roubar público ao talent-show da SIC. Todavia, para além de Cristina Ferreira se preparar para substituir Júlia Pinheiro, haverá outra substituição. A já anunciada saída de Pedro Granger do grupo de jurados está também solucionada. Segundo a Telenovelas desta semana, Angélico Vieira foi o escolhido e passará a estar, todos os domingos, ao lado da sua ex-namorada, Rita Pereira. Ora, com certeza que não foi apenas por o cantor fazer muito sucesso entre o público que a televisão de Queluz de Baixo o escolheu. Acredito piamente que o factor “reencontro entre Rita e Angélico” esteve também em mente na ora da decisão. Por um lado, estou de acordo com a escolha, mas por outro, creio que o Simão de Espírito Indomável não possui o carisma de Pedro Granger para o lugar de jurado. A ver vamos.

Falando em substituições, eis que a confirmação, embora que não oficial, de que a TVI quer fazer de Fátima Lopes a nova Júlia Pinheiro chegou esta semana. Pois é, aquilo que há muito toda a gente já se tinha apercebido foi noticiado esta semana pelo Diário de Notícias. Tudo porque o canal de Queluz de Baixo quer colocar Fátima Lopes à frente da próxima temporada de Secret Story. Sinceramente, depois de tudo o que já vi, não me admirava nada. Até porque é quase certo que não será Teresa Guilherme a escolhida. Por muito que ela seja a senhora reality-shows o seu nome será sempre associado ao Big Brother e a estação de Queluz de Baixo quer deixar bem vincado que este não é o BB. Por isso faz todo o sentido que seja a cara de A Tarde é Sua a apresentá-lo. A concretizar-se, falta apenas Fátima Lopes assumir um cargo na direcção de programas, que não deve demorar muito, para que se confirme que ela é a nova Júlia Pinheiro de Queluz de Baixo. Sim, porque a chamada de Cristina Ferreira para Uma Canção para Ti foi apenas uma forma de “desviar as atenções”.

Falando em Júlia Pinheiro, a imprensa noticiou esta semana que a estreia da apresentadora nas manhãs de Carnaxide será apenas a 14 de Março, o que me parece indicado, até porque, desta forma, terá mais possibilidades de criar um formato bem delineado e com “capacidades” para roubar a liderança à concorrência. Para além disso, será também positivo, uma vez que todos os pormenores serão bem pensados, bem como rubricas, caras e conteúdos. De certeza que foi a mão de Júlia Pinheiro quem esteve por detrás deste recuo, face à data inicialmente falada. Outro programa em que a apresentadora também terá algo a dizer é a versão portuguesa de The Biggest Loser. Foi esta a semana em que começaram a surgir os primeiros nomes da equipa do formato. Segundo a TV Guia, Humberto Barbosa foi já contactado e deverá ser um dos elementos que tratará da saúde dos concorrentes. Já a Mariana adianta que também Ângelo Rebelo se deverá juntar à equipa, bem como Miguel Stantley. Sinceramente, tenho algumas dúvidas de que este último venha a confirmar-se como ajudante dos participantes, até porque está concentrado em Doctor White, outro programa que Carnaxide prepara. Para além destes médicos, José Moutinho está quase certo como personal treiner de uma das equipas de Peso Pesado, algo que me parece postivo, até porque é já um homem bem conhecido dos portugueses, que poderá assim ajudar a que seja estabelecida uma relação de maior proximidade com estes. Quanto ao repórter da versão portuguesa de The Biggest Loser, a Mariana adianta que Rui Pêgo é um dos mais fortes candidatos ao lugar. Na minha opinião seria uma boa aposta, pois, para além de o comunicador já ter dado provas do seu talento e de que merece uma oportunidade na generalista, a ligação paternal que o liga a Júlia Pinheiro poderá ajudar ao sucesso de Peso Pesado, afinal de contas, a versão nacional do reality-show será em equipas de dois.

Como último destaque, falo-lhe de Rui Vilhena. Foi em entrevista à Notícias TV desta semana que o argumentista quebrou, finalmente, o silêncio e se pronunciou sobre as polémicas com Sedução. Embora não tenha acrescentado muito ao que já foi dito por actores, acho que foi importante vir a público defender-se. Afinal de contas, tem sido bastante atacado e maltratado pela televisão de Queluz de Baixo. Concordo inteiramente com aquilo que disse e acho que tem toda a razão. Sou um grande defensor de Sedução e, no meu entender, o grande problema que originou tudo isto é, sem sombra de dúvidas, o facto de o génio das histórias de Rui Vilhena ser demasiado para a mentalidade dos portugueses.

Terminados os destaques, deixo-lhe algumas frases que, no meu entender, marcaram a semana:

“Cada pessoa é diferente e pronto. Não sinto, nem nunca senti, necessidade de me medir seja com quem for”, Fátima Lopes (in TV 7 Dias)

“Fiz o MF com muita energia e trabalho, tenho a certeza que dei o meu melhor, mas sempre disse, desde o início, que o formato era híbrido. E num formato híbrido há reacções híbridas por parte do público. Nunca se percebeu bem o que aquilo era.”, Bárbara Guimarães (in TV Guia)

“Não tenho perfil para um programa da manhã ou da tarde. Há muitos anos, lembro-me que substituí na SIC a Fátima Lopes durante 15 dias, no programa das manhãs. Foi uma óptima experiência para perceber que não sou talhada para esse tipo de trabalho”, Sílvia Alberto (in Notícias TV)

“(sucesso de 5 Para a Meia-Noite nas redes sociais) É a prova de que a medição de audiências da televisão tem que ser questionada”, Nilton (in TV Guia)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

A distinção maior desta última semana de Janeiro vai para a excelente entrevista concedida por Fátima Lopes à TV 7 Dias. Sem polémicas e directa ao assunto, a apresentadora provou que, mesmo na TVI, continua fiel a si mesma.

Espinho

Já o destaque negativo vai para a notícia da Telenovelas, que dá conta de que, pela primeira vez na sua história, os protagonismos da temporada de Inverno de Morangos com Açúcar não transitarão para a série de Verão. Uma má aposta, que poderá custar bem caro à TVI.

 

E assim se despede de Janeiro a Frente de Destaques! 

Eu volto em Fevereiro, com mais novidades da nossa imprensa!

Até lá, tenha uma boa semana!

 

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Angéllico Vieira, Bárbara Guimarães, Júlia pinheiro, Peso Pesado, rui Vilhena, secret story, sedução, sic, tvi uma canção para ti

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.