fbpx

SIC destaca-se

A Televisão
8 min leitura

“Ídolos” continua nas “bocas do mundo”. Merche Romero já não está em “Lua Vermelha”. Novo programa de Marco Horácio em pré-produção. Ana Bola quer “deixar de fazer televisão”. Tudo isto é esta semana analisado em “Frente de Destaques”.

Merche_Romero_2Merche Romero terminou a sua participação na grande aposta da SIC para 2010. Depois de dois meses de trabalho, a apresentadora não conseguiu adaptar-se à realidade que estava a viver. “A dificuldade é diária e tudo leva o seu tempo”, disse em tempos. Segundo a “TV Mais”, a sua personagem deverá morrer. É a primeira baixa que a série conhece. A não ser que esta decisão tenha sido tomada aquando do inicio das gravações de “Lua Vermelha”, o que não me parece que corresponda à realidade. Sinceramente creio que Merche Romero não se conseguiu adaptar à vida de actriz. Estará ela a caminho de um novo programa?

Outro dos destaques deste domingo vai para Marco Horácio e Eduardo Madeira. Os dois humoristas já estão a preparar o próximo programa de humor do Canal de Carnaxide. Trata-se de um programa de humor que contará com algumas personagens de “Caixilhos e Laminados”, que a dupla fazia para a Rádio Comercial. “É um programa diário que se vai debruçar sobre a actualidade nacional e mundial, abrangendo todas as áreas, da política ao desporto.”, afirmou Marco Horácio ao “24 Horas”. Os trabalhos já arrancaram e as gravações iniciam-se já em Janeiro. Todavia, o formato ainda não tem nome definido e o seu início deverá ser também no primeiro mês do ano. Será esta uma boa aposta? Conseguirá Eduardo Madeira fazer melhor do que aquilo que fez em “M/F Sarilhos em Casa”? Eu sinceramente não aprecio muito a sua forma de fazer humor. Parece-me muito fictício. Na minha opinião, é muito melhor como guionista do que como humorista. Quanto a Marco Horácio, não tenho dúvidas de que será a alma do programa. O melhor mesmo é aguardar pela primeira emissão.

Soube-se esta semana que Mário Augusto e João Ferreira já não são jornalistas da SIC. Parece que estão de partida para novos projectos. Enquanto que o especialista na área de cinema, que havia rescindido com a estação de Carnaxide há já algum tempo, aquando das rescisões amigáveis propostas pela direcção da estação, está prestes a mudar-se para a televisão do estado, João Ferreira é a nova aposta da Ongoing Media, que se prepara para lançar um canal de economia no universo cabo. Estas são sem sombra de dúvidas duas grandes perdas para a televisão do grupo Impresa. Mário Augusto é um dos melhores jornalistas portugueses especializados na sétima arte. O seu programa na SIC Notícias era um dos que mais sucesso tinha. Resta agora saber se este formato continuará. Quanto a João Ferreira, também é uma grande baixa para a televisão de Carnaxide. Este era um dos melhores jornalistas e uma cara a que o público já estava habituado. Tanto a RTP, como o grupo liderado por José Eduardo Moniz saem a ganhar com estas “aquisições”.

Ainda antes de ir aos destaques relacionados com o programa do momento, resta-me falar-vos de Ana Bola. Ana BolaA comediante está “cansada” do grande ecrã. Foi a própria que o afirmou à “Notícias TV”. Na mesma entrevista revela ainda que pretende “deixar de fazer televisão”. A conhecida actriz não conteve a revolta e deixou no ar aquilo que muita gente já sabe ao afirmar: “Se tiveres bom share, és bom, se não tiveres, vais te embora, independentemente da tua experiência, da tua qualidade, do teu talento.”Compreendo perfeitamente Ana Bola, no lugar dela talvez eu próprio dissesse o mesmo. No caso de se confirmar o seu abandono da televisão, é sem dúvida uma grande perda. É uma das melhores no género. Sou um grande fã seu, e também eu não compreendo a razão de ainda não terem sido emitidos os episódios já gravados de “VIP Manicure”. Decisões da direcção de programas, que por vezes não caem bem no público, e muito menos nas protagonistas do programa.

Está agora no momento de lhe trazer os destaques de “Ídolos”. Já é habitual falar do talent-show nesta crónica. Esta semana o primeiro destaque vai para Cláudia Vieira e Catarina Boto. A apresentadora cometeu, a meu ver, um grande erro ao fazer declarações à imprensa sobre a saída desta concorrente. Não digo que não as tivesse feito, mas penso que vir a público dizer que “Tínhamos oito finalistas maravilhosos e a noção de que talvez dois ou três mais fracos, mas que se calhar, não coincidiam com os que tinham mais ou menos popularidade e poderia sair um potencial ídolo. Foi o caso da Catarina.” poderá causar algum desconforto nos concorrentes ainda em jogo. É apenas uma opinião, mas que poderá fazer toda a diferença no espírito do grupo. Sinceramente penso que se nunca o fizera entes, não deveria ter sido agora que o devia ter feito.

O outro destaque de “Ídolos” vai para o artigo da TV Guia, baseado na opinião do grupo de jurados, que revela que Carlos Costa é o grande favorito à vitória. É sem dúvida um dos concorrentes com melhor perfil para ser um “ídolo pop”, mas não é o único. Penso que Filipe e Solange também têm algo a dizer nesta “batalha”, bem como Carolina Torres. No entanto é indiscutível que qualquer um dos sete finalistas está á altura da “responsabilidade”, no entanto, mais uma vez fico com a ideia de que não se deveriam querer “arranjar” vencedores antecipados. Isso só porá maior pressão em cima de qualquer um dos aspirantes a ídolo.

Ainda antes de lhe trazer os destaques para a próxima semana, resta-me dizer-lhe que o facto de esta semana a minha análise apenas incluir notícias relacionadas com o canal de Carnaxide, não se deve a qualquer tipo de preferências por esta estação. Deve-se simplesmente a estas serem as noticias que, na minha opinião, mais se destacaram esta semana.

Agora sim é tempo de lhe deixar algumas sugestões.

Segunda-feira a MTV Portugal estreia o programa “Disaster Date” que promete prender os telespectadores ao ecrã. Neste mesmo dia a Fox Life emite o primeiro episódio da série “Dollhouse” às 21:25. No dia seguinte, pelas 21:30 é a vez da FOX estrear “Gravidade Zero”, uma série que reúne romance e ficção científica. Quarta-feira não perca no Biography Channel o documentário sobre a carreira e vida das protagonistas de “Sexo e a Cidade”, a partir das 21 horas. Quinta-feira não se esqueça de ver (ou rever) um clássico do cinema “Fiel Jardineiro”, pelas 23:30 no MOV.

Termina agora a primeira “Frente de Destaques” do ano de 2010.

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.