fbpx

Sem Foco

A Televisão
9 min leitura

Frente De Destaques2012 Sem Foco

Chegou ao fim mais uma semana e mais uma Frente de Destaques está em linha. E que semana foi esta. Se a Associação de Telespectadores revelou as suas escolhas que marcaram o ano que se passou na nossa televisão, Marisa Cruz prepara-se para assumir a condução de um novo magazine no canal de Queluz de Baixo. Já Cátia veio a público revelar que achou injusto o prémio que ganhou pelo segundo lugar em Secret Story 2, enquanto A Tua Cara não me é Estranha foi apresentado à imprensa.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Bem sei que A Grande Aventura encheu as páginas das revistas desta semana. Bem sei que Cátia Palhinha também deu do que falar, mas o Protagonista desta semana tem que ser outro. Perdoem-me todos aqueles que não conhecem, ou que nem sequer alguma vez leram, mas, na minha opinião, aquilo que marca os últimos dias é mesmo a notícia do encerramento da revista Focus. Antes de mais, tenho a dizer que me é muito difícil fala sobre este assunto. Em primeiro lugar porque vivi esta publicação muito intensamente nos últimos dias, em segundo lugar porque conheço muito bem a realidade que lá se passava e em terceiro porque todos aqueles que a faziam, semana após semana, me são muito próximos. Mas, fora tudo isso, e apesar de todos os defeitos que poderia ter, a Focus era a Focus. Era a única newsmagazine em Portugal que dava ainda algum destaque à nossa televisão e que tentava não ser igual à sua concorrência. Foi a única revista no nosso país a contar alguns dos segredos da Casa dos Segredos 2, por exemplo. Foi a única que se lembrou de mostrar, a todos aqueles que nunca viram através do MEO, um dia no programa da TVI. E estes são apenas alguns exemplos de entre tantos outros trabalhos. É por isto, e por ser também um grande apaixonado pelo mundo da imprensa escrita que lamento profundamente o fecho da revista Focus. Vai ser uma tristeza não poder continuar a comprá-la, todas as quartas-feiras…

Revista Focus Sem Foco

Mas como nem só de notícias tristes se fez a imprensa desta semana, passemos aos próximos temas. Foi na passada sexta-feira que o Jornal de Notícias revelou que o canal de Queluz de Baixo se prepara para criar um novo magazine para as tardes de sábado. Depois de ter terminado prematuramente com Perfil, parece que vem aí um novo programa e  a apresentadora já está escolhida: nem mais, nem menos do que Marisa Cruz, que já deixou, inclusivamente, a condução do sorteio do Euromilhões. Sinceramente, não sei até que ponto esta não será mais uma ideia condenada ao insucesso. Pessoalmente, não aprecio o estilo da apresentadora. Acho-a muito “plástica” e com pouco talento. Estava muito melhor no Euromilhões, mas aqui há outra questão que se levanta. Não é de agora que os magazines com os bastidores da TVI estão condenados ao insucesso. Aconteceu com o Delux, ou com o Notícias das Estrelas, do TVI 24. E não deixa de ser curioso que isto aconteça na estação líder em Portugal. Porque não quererão os portugueses ver os bastidores do canal?

Deste novo magazine passamos directamente para A Tua cara não me é Estranha, cuja apresentação à imprensa decorreu na passada segunda-feira, em Lisboa. Por aquilo que já se leu, vem aí um programa que em pouco difere do que já foi visto no nosso país, mas há outros factores a ter em consideração. Desde já a dupla de apresentadores, o verdadeiro must deste formato e que vai dar muito do que falar. E o próprio lote de concorrentes, apesar de esperar um grupo com caras mais conhecidas, creio que até poderão surpreender. E isso ficou mostrado durante este evento, em que Mico da Câmara Pereira e Romana surpreenderam ao levantar a ponta do véu. Com imitações quase iguais, cheira-me que vem aí mais um grande sucesso para o canal de Queluz de Baixo. Vamos ver o que dizem os telespectadores, já no próximo domingo.

Tuacaranomeestranha 2 Sem Foco

Ainda a propósito de um formato da TVI, em declarações à TV 7 Dias desta semana, a segunda classificada de Secret Story confessou que se sentia injustiçada com o prémio que auferiu. Defendia Cátia que, por ter recebido a medalha de prata, deveria ter conquistado um prémio mais avultado do que os que se lhe seguiram. Por um lado concordo e percebo, afinal de contas, se ficou em segundo lugar, teve mais votos dos portugueses, logo devia receber mais. Mas, ao entrar para a “casa mais secreta do país”, a jovem também sabia que as regras eram assim mesmo. E que estava sujeita a esta situação. Se tivesse apostado mais em segredos e fosse um pouco mais inteligente, talvez tivesse conseguido trazer mais dinheiro para casa, como aconteceu com Daniela S.

De Secret Story 2 passamos directamente para o remake de Dancin’Days, que a SIC continua a preparar a todo o gás. Foi durante esta semana que, em entrevista à revista TV Mais, Albano Jerónimo confirmou que as personagens da novela, por cá, terão nomes diferentes, a começar, desde logo, por aquela que vai interpretar, o protagonista, Duarte. Sinceramente, parece-me uma excelente medida e uma forma de tornar esta história ainda mais portuguesa, não esquecendo, claro, a identidade da versão original que, inevitavelmente, terá que permanecer. E, por outro lado, é também uma maneira de se fazerem menos comparações com as interpretações da história original.

Sandra Felgueiras Sem Foco

Para último destaque, falo-lhe do novo programa de jornalismo de investigação pelo qual Sandra Felgueiras vai dar a cara. De acordo com a Notícias TV desta semana, a jornalista da RTP prepara-se para comandar um novo formato que vai investigar alguns dos temas mais polémicos da sociedade portuguesa. Poucos pormenores são conhecidos, mas desde já tenho a certeza de que será um programa extremamente interessante e com uma óptima cara, ou não fosse ela, na minha opinião, uma das melhores e mais seguras jornalistas do nosso país. E tem o selo a informação RTP, que faz sempre toda a diferença.

Findos os destaques, as declarações que marcaram os últimos dias:

“Tanto sou feliz a fazer um programa de grande orçamento, como este talent-show (A Voz de Portugal), como de baixo orçamento, como Príncipes do Nada”, Catarina Furtado (in Notícias TV)

“É um alívio a Casa dos Segredos acabar, porque não traz nada de bom às pessoas”, Marco Horácio (in Correio TV)

“Trabalho exactamente na área que gosto. Não me importo nada de acordar às 06h00 e gravar até às 20h00.”, Sofia Arruda (in Vidas)

“Esta história, este elenco (de Doce Tentação)… está a ser cansativo, mas um cansaço muito bom. Vou todos os dias trabalhar cheia de vontade”, Sofia Ribeiro (in TV Guia)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para a notícia de que Marta Fernandes está, finalmente, de regresso aos ecrãs. Há muito que aguardava por esta notícia e finalmente que poderemos voltar a ver o talento desta simpática atriz.

Espinho

Já o menos da semana pertence à revista TV Guia. A ideia de colocarem o mais conhecido Fernando do nosso país como modelo era mesmo necessária? É que a sessão fotográfica soava tanto a ridículo…

E assim termina mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.