fbpx

Quebra de Destaque

A Televisão
11 min leitura

Frente De Destaques Quebra De Destaque

Semana chuvosa e de menos calor, mas inúmeros destaques com particular interesse na nossa imprensa. Desde a escolha de Soraia Chaves para o elenco do remake nacional de Dancin’Days aos mais recentes nomes de Destino, passando pelo cancelamento do Há Festa no Hospital este ano ou pela polémica com os ordenados das estrelas da RTP, nada me ficou indiferente e está hoje em destaque em mais uma Frente de Destaques!

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos!

Depois de a imprensa dar destaque ao envolvimento sexual entre vários concorrentes de Secret Story, esta semana quem teve um grande impacto foram mesmo Cátia e Marco, por razões diferentes, claro está. Ele que conseguiu manter-se na Casa dos Segredos (Vá se lá saber porquê?) foi objeto de inúmeros artigos a propósito do seu estilo mais violento e agressivo. Já ela, por parecer ser extremamente ignorante e não perceber nada de geografia ou ter muito pouca cultura geral (perdoem-me os fãs). Mais uma vez estaria a repetir-me se dissesse que acho todo este destaque dado ao programa da TVI exagerado, mas acaba por ser demasiado enervante que se fale sempre dos mesmos. E se Diogo, o tão conhecido namorado de Fanny é mais famoso cá fora do que alguns dos ex-concorrentes, Cátia é agora a menina querida só porque não sabe nada de geografia, mas sabe bastante de anatomia humana. Já Marco, o bebé chorão, pode estar a um passo de seguir o caminho de outro Marco, o Borges, que agrediu Sónia, no primeiro Big Brother. A propósito de tudo isto, recentemente tive uma troca de palavras interessante com uma colega de trabalho que me disse que nada destas situações a chocam, precisamente por ter demasiados conhecimentos dentro da produção do formato e por saber que o casting foi dirigido exatamente para este tipo de “personagens”. Ao invés disso, o que a choca é que as pessoas se choquem com isto. Parece estranho, mas se analisarmos bem, estranho mesmo é que pareça estranho. Cátia e Marco são os Protagonistas da semana!

Secret Story 2 Quebra De Destaque

E porque todo este sucesso de Secret Story 2 tem muito que se lhe diga, também o pseudo-insucesso de Peso Pesado 2 está no mesmo plano. Sim, eu sei que os resultados estão à vista. Não há dúvidas de que o programa chefiado por Teresa Guilherme é o grande vencedor no conflito, mas dizer que o formato apresentado por Bárbara Guimarães é um flop é mesmo de quem não o vê, nem percebe nada de audiências e publicidade. Pode ficar atrás nas audiências, mas consegue gerar outro tipo de receitas e chegar a públicos a que não chega esta ousada Casa dos Segredos. Mas os motivos pelos quais Peso Pesado é chamado a esta Frente são outros. Foi na sua crónica na revista Notícias TV que Francisco Penim escreveu sobre o futuro do programa em Portugal. Defende o antigo diretor da SIC que os responsáveis do canal deviam avançar já com a terceira temporada e não, simplesmente, cancelá-lo. Não digo que já em Janeiro, mas sou da opinião de que a terceira série de Peso Pesado estreie em Fevereiro ou Março. Afinal de contas, não é só a rentrée televisiva que conta, e é importante que nos meses mais frios as ofertas televisivas sejam mais diversificadas. E “levar” com novelas e mais novelas não é mesmo nada favorável. Mas duvido de que Luís Marques e companhia avancem já com Peso Pesado.

De Peso Pesado passamos para o Há Festa no Hospital, que, segundo a TV Guia desta semana não se vai realizar. Depois de cancelada a Festa de Natal, o canal de Queluz de baixo vai deixar de levar a alegria ao hospital Dona Estefânia. Uma estratégia que me parece de todo desapropriada e que acaba por ser um pouco surpreendente, pensando nas habituais estratégias de José Fragoso. Então um diretor que cria inúmeras emissões a partir das mais variadas festas nacionais não é capaz de levar a alegria e animação aos hospitais? Eu sei que estamos em tempo de contenção e de crise, mas creio que uma emissão deste género faria todo o sentido e até costumava ter números muito satisfatórios. Como diz uma amiga minha “vá-se lá entender esta gente”!

Ainda na TVI, e para além de todos os nomes de Escrito no Céu, surgiram esta semana mais dois nomes para o elenco de Destino, a próxima telenovela de Tozé Martinho. Um deles é o protagonista, José Carlos Pereira, e o outro é Simone de Oliveira. Sinceramente, quando tomei conhecimento de que o Pepito Martim de Anjo Meu iria protagonizar a próxima história da TVI torci logo o nariz. Sim, eu sei que é um nome bastante conhecido e muito popular entre o público feminino, mas são sempre os mesmos. E aposto que vai dar vida, novamente, a um desgraçado que luta pelo amor de uma jovem. Mal por mal, que lhe oferecessem um grande vilão, para testar a sua classe enquanto ator. Já sobre a escolha de Simone de Oliveira, nada a apontar, muito pelo contrário. Há que dar os parabéns, acima de tudo, esta é uma das grandes atrizes e cantoras da nossa praça. E eu sou um dos seus maiores fãs!

De Destino passamos diretamente para o remake português de Dancin’Days que começa, a pouco e pouco, a ter nomes confirmados no seu elenco. O mais recente é o de Ana Guiomar, anuncia a revista LUX. Sinceramente, espero que desta vez lhe dêem um papel com maior carga dramática e com menos divertimento. Já é tempo de a vermos seguir outros rumos e de provar o quão versátil é. Já a Notícias TV revela que Soraia Chaves também está escalada para esta trama e que tem à sua espera o papel de antagonista, que é como quem diz, da irmã de Júlia (Joana Santos), que é, nem mais, nem menos, do que a grande vilã da trama. Fiquei um tanto ao quanto surpreendido com esta notícia, até porque recentemente Soraia Chaves revelou que não tencionava fazer, para já, telenovelas, mas creio que seria uma excelente oportunidade. Não sou um grande fã, mas desde que entrou em Rosa Fogo que me convenceu e creio que, sendo uma das atrizes portuguesas com maior experiência em cinema e com vários estudos no estrangeiro, tem tudo para arrasar.

Ana Guiomar Dancindays Quebra De Destaque

Para último destaque, falo-lhe sobre as notícias sobre a privatização e salários das estrelas da televisão do estado, que fez capa da revista Focus esta semana e tem sido notícia um pouco por toda a imprensa. Nos tempos que correm, são, de facto, ordenados escandalosos. É certo que Catarina Furtado trabalha para os 30 mil euros que recebe, que Sónia Araújo merece os 14 mil que aufere, mas, para uma estação pública, que vive do dinheiro que cada um de nós paga ao estado, dar aos seus trabalhadores salários deste género, numa altura em que o país está em crise, é de facto escandaloso. Talvez por isso a RTP esteja a caminho da privatização e muitos dos seus profissionais acabem por ir parar à SIC ou TVI, casos de Fernando Mendes, Catarina Furtado ou Jorge Gabriel. Aí sim, embora cada vez menos, ainda há algum dinheiro capaz de lhes conceder os rendimentos que atualmente têm.

Findos os destaques, as declarações que deram do que falar nos últimos dias:

“A novela brasileira nunca tirou fulgor à portuguesa, tem uma dinâmica extraordinária. Aplaudo e sou telespetadora. As novelas da SIC têm uma produção colada à produção brasileira e é muitíssimo boa. Temos de ser telespetadores uns dos outros e perceber onde podemos fazer melhor”, Margarida Marinho (in Correio TV)

“Não me parece que alguém se venha a apaixonar nesta casa”, Teresa Guilherme (in VIP)

“Não vou participar em Dancin’Days porque já tenho projetos no Brasil, mas não iria recusar um papel numa novela portuguesa que me obrigasse a estar cá cinco, seis meses. Nunca se sabe!”, Tony Ramos (in TV Guia)

“É difícil que um programa nos faça esquecer que não temos subsídio de natal”, Catarina Furtado (in Notícias TV)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para a entrevista de Margarida Marinho à Correio TV, uma grande profissional que só demonstra toda a sua sinceridade ao dizer que é telespetadora das telenovelas da concorrência e ao deixar-lhes inúmeros elogios. É assim que se deve tratar aqueles que teoricamente ajudam a que o nosso trabalho tenha que, obrigatoriamente, ser melhor.

Espinho

Já o menos da semana pertence ao enorme destaque que a imprensa continua a dar às diferentes figuras que passeiam pela Casa dos Segredos. Já começa a enjoar que se fale sempre dos mesmos…

E assim termina mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.