fbpx

“Ídolos” destacam-se

A Televisão
9 min leitura

“Love is in the air” no concurso “Ídolos”. Luciana. SP televisão vai adaptar séries de sucesso internacional. Dalila Carmo pondera abandonar a ficção. Está em linha a “Frente de Destaques” desta semana.

O programa “Ídolos” já é presença certa nesta crónica. Não por qualquer tipo de favoritismos da minha parte, mas pelo facto de ser o “programa do momento” e encher as páginas das revistas da nossa praça.

A “Notícias TV” desta semana levou a cabo uma sondagem, entre pessoas ligadas ao universo televisivo, para encontrar o vencedor do concurso de talentos. O vencedor da sondagem foi Filipe Pinto. O concorrente de Matosinhos “venceu” com larga vantagem sobre os seus companheiros. 141 &Quot;Ídolos&Quot; Destacam-Se141 &Quot;Ídolos&Quot; Destacam-SeEm segundo lugar surge Inês Laranjeira e a fechar o top está Solange Hilário. A maioria dos concorrentes obteve alguns votos, excepto Mariana Tavares. É evidente que o grande favorito á vitória no programa é Filipe Pinto. É o que se ouve em todo o lado. A meu ver, creio que isto de “arranjar” um vencedor antecipado não é de todo o mais correcto. Penso que isto trará mais pressão para cima do concorrente, e não o deixará mostrar todas as suas qualidades. Por outro lado, poderá desmotivar os restantes concorrentes, que poderão ter a “tendência” a pensar que “já está tudo feito para ele ganhar”. E agora pergunto eu: E se Filipe não vencer? O que acontecerá? Numa pequena previsão de quem não percebe nada de “futurologia”, penso que se isso acontecer, virão os comentários de que o concorrente não venceu porque já era dado como vencedor. Mas e se ele vencer? Nesse caso, virão outras pessoas a dizer que “já estava tudo feito para ele vencer”. Para encerrar este tema, na minha opinião, estas sondagens, em que os envolvidos são pessoas do meio, só servem para aumentar a pressão sobre os candidatos e para promover o “Ídolos”. É obvio que a SIC não se importa nada com estas previsões, muito pelo contrário. É isso que é pretendido, que se fale do programa, bem ou mal, mas que se fale.

Na leva da sondagem, a mesma revista traz um artigo sobre os concorrentes e respectivo ano escolar. Fala-se de que Solange Hilário pôs o 11º ano em risco, mas que por outro lado os alunos que estão na faculdade (Filipe Pinto, Carolina Torres e Salvador Sobral) têm conseguido conciliar tudo. Esta notícia saiu no mesmo dia que o jornal “24 Horas” publicou um artigo sobre como é que os concorrentes conciliam a música com os estudos. Neste artigo já se falam das estratégias de cada um e o que fazem para não descorar os estudos. Aqui o ano de Solange Hilário já não parece estar em risco e a rapariga tem feito tudo para que obtenha o melhor aproveitamento. A minha pergunta é “Então mas Solange tem ou não o ano escolar em riso?”. É isto que as revistas e jornais por vezes provocam em nós. Uma diz Sim e outra diz Não. Em quem acreditaremos nós então? Penso que isso não é o mais importante agora, mas sim a vida escolar de Solange e dos outros concorrentes. A meu ver, não devem descurar dos estudos, uma vez que são eles que lhes poderão dar algum futuro, uma vez que no universo musical tudo é muito difícil de se conquistar. E acho que é isso que os concorrentes têm em mente, apesar de tudo.

Para encerrar o assunto “Ídolos” trago-lhe agora uma outra notícia, desta vez escrita na “TV Guia”. Segundo esta publicação, há dois possíveis “romances” no programa. Um deles é o de Roberta Medina e de Filipe Pinto, já explorado por outras alturas. E o outro tem como protagonistas João Manzarra e Carolina Torres. Ao que parece estes têm mostrado muita cumplicidade e empatia. Sobre o par Roberta/Filipe já circulou o rumor de que “tinham sido apanhados aos beijos.” Se há romance ou não, não me posso pronunciar, não os conheço, não lido com eles. Contudo não posso deixar de revelar que ambos os concorrentes têm companheiros e que isto poderá prejudicar as suas relações. Mas quando se entra para este mundo, os concorrentes têm que ter em mente que as suas vidas serão “esmiuçadas” ao máximo.

Deixando o “Ídolos” de lado, o destaque vai agora para duas novas apostas que estão a chegar à SIC. Segundo o 24 Horas de quarta-feira, a SP Televisão vai adaptar duas séries de sucesso internacional, “Mulheres Assassinas” e “In Treatment”, que posteriormente, serão transmitidas pelo canal de Carnaxide. Parece-me uma aposta arriscada por parte de Nuno Santos. Por um lado, poderão ser formatos de sucesso, se forem emitidas num horário ajustado. Por outro, se nos recordarmos de séries como “Conta-me Foi” ou “Liberdade XXI”, também elas encomendadas por Nuno Santos à SP Televisão, veremos esta aposta com alguma cautela. As séries estão muito bem produzidas, mas não conseguem fazer frente à concorrência das telenovelas. E será que as adaptações de “In Treatment” ou de “Mulheres Assassinas” conseguirão? A dúvida é grande, mas parece que a tendência futura será na aposta em formatos de ficção, mas de curta duração, séries. Aguardaremos para ver.

O último destaque desta semana vai para Dalila Carmo. A actriz chateou-se durante a gravação de uma cena de “Até Amanhã”, a série que235 &Quot;Ídolos&Quot; Destacam-Se a TVI está a gravar na Madeira. Tudo aconteceu pelo facto de Dalila Carmo ter achado que a cena estava mal gravada e que acabou por não ser gravada novamente. Esta notícia saiu no 24 Horas de Sábado e foi com receio que a li. Fiquei mesmo com a impressão de que Dalila Carmo poderia abandonar a representação e quanto a mim, seria uma grande perda. Afinal de contas esta é uma das melhores actrizes que temos na nossa ficção. Apesar de tudo, a actriz veio neste domingo desmentir que vá abandonar a representação, dizendo que está “para ficar, mas a conta-gotas”.

Terminados os destaques da imprensa, é agora tempo de lhe trazer os destaques da nossa televisão para esta semana de Natal. Infelizmente não lhe posso destacar nenhum programa específico de nenhum dos canais generalistas quer para a noite de consoada, quer para o dia de Natal, devido ao facto de nenhuma das estações ter as grelhas para esses dias.

A partir de segunda-feira e até ao final do ano veja( ou reveja) os episódios mais dramáticos, divertidos e excitantes episódios de “House”, às 21:30h na FOX. Neste mesmo dia, assista ao primeiro episódio da série “Epitáfios” na Fox Crime às 22:15. Terça-feira estreia “O Formigueiro” na SIC. Quarta-feira o Hollywood transmite o filme “40 dias e 40 Noites”, pelas 21:30. Quinta-feira a partir das 00:30h veja na MTV Portugal o especial “Biscoitos Para o Pai Natal”, em que serão transmitidos os melhores momentos de alguns dos programas exibidos por este canal. No dia de Natal veja o especial de “Família, Família” que contará com a presença de concorrentes famosos.

Termina assim esta “Frente de Destaques”.

Feliz Natal para todos os leitores.

Siga-me:
Redactor.