fbpx

Privações

A Televisão
9 min leitura

Frente De Destaques PrivaçõesCom uma nova imagem, mas o mesmo sentido crítico de sempre, num novo espaço, a Frente de Destaques continua a trazer-lhe os melhores destaques da nossa imprensa.

Pedro Passos Coelho confirmou a privatização da televisão pública, o que poderá ter motivado a saída de José Fragoso para a TVI. O nome da nova telenovela da SIC foi, finalmente, avançado pela imprensa e Luciana Abreu abriu o coração à TV Guia.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Sónia Brazão continua  ater muito impato na nossa imprensa, no entanto, esta semana, não é ela a Protagonista. O alvo de grande destaque esta semana é mesmo a intenção de Pedro Passos Coelho em privatizar um dos canais da RTP. Apesar de ainda serem poucos os pormenores sobre esta situação, é já certo que vai mesmo acontecer, apesar de Paulo Portas e o CDS não estarem de acordo. O novo primeiro-ministro português confirmou a privatização de um dos canais da televisão pública em entrevista a um jornal inglês e resta aguardar para saber qual será o escolhido. Sinceramente, já aqui tinha falado deste tema e, a avaliar pela situação económica do nosso país, bem como tendo em consta os custos diários do canal. É claro que é sempre de lamentar a perda de um dos canais públicos, mas tendo em conta que, atualmente, o serviço público quase não existe na RTP, será mesmo a melhor atitude a tomar.

E um dos primeiros nomes a “cair” com a privatização da televisão pública e a chegada do PSD ao governo foi, nem mais, nem menos do que José Fragoso. Talvez sabendo o que o futuro o esperava, aquilo que toda a gente previa acabou por acontecer: o antigo diretor de programas da RTP aceitou o convite da TVI e está de partida para junto do seu antigo “número dois” Bruno Santos. Pouco ou nada me surpreendeu esta novidade, apenas achei curioso o timming em que foi conhecida, bem como o início de funções. Se Judite Sousa e José Alberto Carvalho estiveram mais de um mês de férias, José Fragoso começará a trabalhar na TVI dentro de duas semanas, o que mostra a importância que a estação lhe está a dar. Tanto é que, segundo o Correio da Manhã deste domingo, ainda nem na redação se percebeu bem quais as funções que o novo “homem forte” terá. Sendo coordenador da informação e programação, estará ele no patamar abaixo de João Cotrim Figueiredo? Ou estará acima dele? Ou ainda será o seu substituto? Perguntas que teremos que aguardar para ver respondidas. Certo mesmo é que a expetativa é alta e que deverá haver mudanças parciais sobretudo na programação da TVI. E alguns nomes da RTP poderão acompanhar José Fragoso. Eu aposto em Sílvia Alberto!

E da chegada de José Fragoso à TVI passamos diretamente para a entrevista de Luciana Abreu à edição desta semana da revista TV Guia. Uma conversa sincera, mas que não deixou de pautar pela polémica. A atriz não poupou nas críticas a Ana Marques e Cláudio Ramos, outrora amigos, mas que agora parecem “Já não servir”, bem como explicou os motivos que a levaram a deixar a SIC. Diz Luciana Abreu que lhe criaram ilusões que não cumpriram. Sinceramente, é uma situação que me faz pensar. Já Paulo Rocha disse algo semelhante recentemente, o que poderá ser indicio de que, houve responsáveis que faziam determinadas promessas que acabavam por não cumprir. E quem seriam estes profissionais? Uma questão para a qual gostaria de ter resposta, mas que não consigo encontrar. Curiosa é também a exigência de Luciana Abreu para voltar a fazer telenovelas. Diz a atriz que “só lhe derem o papel de vilã” regressa a este formato. Parece que a “estrela” volta a poder “mandar” e fazer exigências, algo que não deixa de ser passível de comentários, tendo em conta que Luciana Abreu continua a ter a atitude de “estrela” que, desde há já alguns tempos, não é…

Falando em ficção, surgiu esta semana, na TV Guia e TV 7 Dias o nome provisório da nova telenovela da SIC. Segundo estas publicações, a história de Patrícia Müller chamar-se-á Beijo à Chuva. Espero, sinceramente, que não passe do nome provisório. Parece-me demasiado “abrasileirado” e que não resultará muito bem cá, mas posso estar enganado, claro está. Se fosse Amor à Chuva, talvez soasse e resultasse melhor, não sei. Certo mesmo é que as gravações estão prestes a arrancar e que os testes de imagem já começaram, avança a TV Guia. Estou curioso para ver como será esta nova produção, até porque, de acordo com esta publicação, Cláudia Vieira vai surpreender e apaixonar os portugueses. Será que consegue? Vamos aguardar para ver.

Continuamos na SIC e é agora tempo de dar algum destaque a Peso Pesado. Uma nova reviravolta no jogo está prestes a chegar, adianta a TV Mais desta semana, mas o motivo pelo qual o programa da televisão de Carnaxide merece destaque prende-se com a notícia da TV Guia que dá conta de que, na grande final, poderá haver casamento. Entre o “casalinho” da herdade, claro está. Ao que parece, a SIC e a Fremantle vão realizar o sonho de Vanessa e Fábio e os dois deverão casar-se em pleno Campo Pequeno. Gostava imenso que isto acontecesse e que estes dois jovens concretizassem o seu grande sonho. Seria o início de uma nova vida cá fora e algo que poderia fazer subir as audiências da televisão de Carnaxide…Filomena Cautela Privações

Para último destaque, a despedida de Filomena Cautela do 5 Para a Meia-Noite. Depois de Fernando Alvim, a apresentadora das segundas-feiras anunciou que também ela não integraria o lote de caras da quinta temporada. Fiquei bastante surpreendido e ao mesmo tempo insatisfeito com esta opção. Para mim, a “Mena” era a “alma do programa”, o rosto que pautava pela diferença, que conseguia sempre surpreender. É uma pena que isto aconteça e fica provado que, de facto, esta nova temporada do 5 não será a mesma coisa…

Terminados os destaques, as declarações que deram que falar na última semana:

“A Júlia, como sabemos, é uma lutadora e vai imprimir mudanças e alterações que precisarem de ser feitas e (Querida Júlia) vai ser mais competitivo”, Luís Marques (in Correio TV)

“Hoje na TV não se tem uma carreira, tem-se uma aparição”, Tozé Martinho (in Correio TV)

“Não vivo dependente de prémios, nunca vivi”, Simone de Oliveira (in Notícias TV)

“Acordo sempre superfeliz por gravar O Último a Sair. Digo-o do fundo do coração porque não tenho necessidade de engraxar ninguém”, Luciana Abreu (in TV Guia)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai, sem dúvida, para a excelente e irrepreensível entrevista de Simone de Oliveira à edição desta semana da Notícias TV. Um “mimo” nos dias que correm.

Espinho

Já o pior da semana pertence à saída de antena e consequente cancelamento do Perfil da TVI. Uma pena e um desrespeito para quem acompanha o programa.

Termina assim mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.