fbpx

Perdidos pela Televisão

A Televisão
11 min leitura


Boa Tarde! Mais uma semana, mais uma Frente de Destaques aqui no seu TV Universo. E, naquela que foi a última semana de Março e, simultaneamente a primeira de Abril, a imprensa “não parou quieta” e revelou várias notícias sobre a nossa televisão. Desde todas as novidades sobre Perdidos na Tribo, ao novo programa de Catarina Furtado na RTP, passando ainda pelas polémicas entre Luís Jardim e os pais de uma das crianças de Uma Canção Para Ti, não esquecendo ainda os “piscar de olhos” da SIC e RTP aos Gato Fedorento.

Senhores e senhoras sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Os últimos dias ficaram marcados por várias notícias vindas, não das Tribos, mas relacionadas com o novo programa da TVI. Se, por um lado, se ficaram a conhecer os dois últimos concorrentes, que, quanto a mim, de surpresa não têm nada, até porque parecem ter sido “opções de recurso”, também a TV Guia desta semana anunciou que José Carlos Pereira não vai receber nada por participar no programa, o que me deixa algumas desconfianças. Para além de tudo isto, a TV Mais anunciou em primeira mão as três equipas de Perdidos na Tribo. Por aquilo que vi, cheira-me que há alguma falta de coerência na decisão. Se dois grupos têm tudo para ter sucesso (leia-se audiências) o restante, por não integrar nomes tão sonantes e que despertem tanto interesse nos telespectadores poderá acabar por causar algum desinteresse no público. Talvez a selecção pudesse ter sido melhor, até porque o casting de si só já deixa muito a desejar, tal como já aqui o referi. E, embora já tenha lido muitas opiniões que defendem que o programa tem tudo para dar certo, continuo a achar que não chegará para derrubar Peso Pesado. Para terminar este assunto, a notícia de que Iva Domingues foi a primeira opção para conduzir Perdidos na Tribo, em detrimento de Leonor Poeiras. Gosto muito da primeira, mas ainda bem que optaram pela segunda, até porque é aquela que está mais “no coração das pessoas” neste momento. Como já deve ter percebido, a versão portuguesa de Ticke to The Tribes é, claro está, o Protagonista desta semana.

Perdidos Na Tribo Perdidos Pela Televisão

Falando em Peso Pesado, também ele podia ser o Protagonista destes últimos dias. Afinal de contas a produção do programa abriu as portas à imprensa e mostrou o local onde os participantes vão viver ao longo dos próximos três meses. Paralelamente foi anunciada toda a equipa técnica e gostei bastante do que vi. As instalações parecem-me muito boas, os treinadores ainda falaram muito pouco e, melhor do que tudo, Júlia Pinheiro está bastante entusiasmada. Fiquei com vontade de saber mais e creio que faz todo o sentido ainda não se revelarem os concorrentes, até porque o segredo é a “alma do negócio”. E sei que tal como eu, também muitos outros portugueses estão entusiasmados com a versão portuguesa de The Biggest Loser. Resta aguardar pelo próximo mês de Maio.

Aproveitando que os próximos programas de horário nobre de domingo foram falados, passemos agora à notícia de que Luís Jardim foi “agredido” pela mãe do pequeno Bernardo Faustino, expulso no passado domingo de Uma Canção Para Ti. Ao que parece, a senhora não gostou daquilo que o presidente do júri disse sobre o seu filho e, no final da emissão, não hesitou e molhou Luís Jardim, enquanto proferia algumas palavras menos simpáticas sobre o músico. Sinceramente, creio que tudo isto é, de todo dispensável. Acho que não é de agora que os pais dos pequenos talentos fazem isto. Pensam todos que o grupo de jurados só pode dizer bem dos concorrentes, mas não pode ser assim. É claro que Luís Jardim também exagera muitas vezes, mas também faz parte do seu trabalho fazer isto. Creio é que os pais deviam, muitas vezes, receber algum apoio psicológico por parte da produção. Assim talvez conseguissem digerir melhor estas situações. Uma pena, até porque não “orgulham” ninguém.

E já que se falou em crianças, é tempo de comentar o n programa da RTP. Quem Tramou o Peter Pan é o novo formato da televisão pública, que estreia já a 9 de Abril e terá como apresentadora Catarina Furtado. Um programa que tem tudo para vencer, ou não fosse apresentado por uma das mais simpáticas comunicadoras da nossa praça e bastante semelhante ao intemporal Pequenos e Terríveis que a SIC emitiu em tempos. E há ainda o factor crianças que, quer queiramos quer não, acaba sempre por ser determinante. Eu vou dar uma espreitadela e creio que o único entrave para o programa não ser um sucesso é mesmo o horário em que será exibido.

E de Quem Tramou o Peter Pan passamos directamente para um grupo de humoristas que também cativa miúdos e graúdos. Numa altura em que as eleições antecipadas estão aí à porta, Luís Marques e Nuno Santos, outrora na mesma estação, agora em canais diferentes, já piscaram o olho aos Gato Fedorento para voltarem a fazer um programa que muito sucesso teve durante as eleições de há dois anos, Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios. Não sou um grande fã deste grupo, confesso, mas tenho que admitir que são um dos casos de mais sucesso do nosso país. E é claro que faria todo o sentido voltarem a fazer aquilo que fizeram nas últimas eleições. O problema será mesmo a disponibilidade do quarteto. E será que sem o amigo Nuno Santos na SIC, voltariam à estação de Carnaxide? Ou será este o motivo suficiente para o regresso à televisão pública? Seja em que canal for, o certo mesmo é que os portugueses querem voltar a vê-los.

Antes das despedidas, é tempo de lhe falar de Camilo de Oliveira. Há muito tempo ausente dos ecrãs, o actor é um dos entrevistados da edição desta semana da Notícias TV, onde declara que o contrato de exclusividade com a televisão de Carnaxide já chegou ao fim. Algo que há muito se adivinhava, até porque o último trabalho para a estação não teve o retorno esperado. E o próprio Camilo de Oliveira teceu alguns comentários sobre Camilo, o Presidente, afirmando que a culpa foi das poucas verbas disponibilizadas. Ainda assim, o actor não baixa os braços e já tem um novo projecto para apresentar às televisões e não o deverá fazer à SIC. O que quer dizer que poderá estar prestes a mudar-se para a TVI ou a regressar à RTP. Na actual situação televisiva, tenho para mim que o mais certo mesmo é que Camilo, o Homem dos Sete Ofícios vá parar à estação do estado, mas há que aguardar. Ainda assim, caso queira ter sucesso, Camilo de Oliveira terá que fazer um programa mais actual e não tanto ligado ao que fez em tempos.

Terminados os destaques, as declarações que deram que falar na última semana:

“A RTP Memória não é para velhos, é para os novos aprenderem. É preocupante pensar que não se sabe nada sobre o nosso passado”, Júlio Isidro (in Correio TV)

“Já fiz muitos reality-shows, mas nunca com os limites que temos aqui. Os concorrentes não vêem à procura de fama ou prémio, eles vêm mostrar as suas fragilidades”, Júlia Pinheiro (in TV Guia)

“Sou fiel no amor e na amizade e continuarei a ser sempre amigo do José Alberto Carvalho e do Nuno Santos”, Rodrigo Guedes de Carvalho (in Correio TV)

“Já tinha saudades deste meu lado descontraído, em que posso mostrar neste programa (Agora é que Conta)”, Iva Domingues (in Correio da Manhã)

É agora tempo de lhe trazer a Rosa e o Espinho da semana!

Rosa

A distinção maior vai para a excelente entrevista de Rodrigo Guedes de Carvalho à edição desta semana da Correio TV, em que o jornalista da SIC falou sobre todos os temas de que foi questionado. Há muito que não via uma entrevista tão bem conseguida.

Espinho

Já o menos da semana vai para José Carlos Pereira, que, quer queira quer não, é capaz de passar do oito ao oitenta em muito pouco tempo. As recentes noticias das dívidas e de tudo o que vai fazer em Perdidos na Tribo não o ajudam em quase nada. E ele que chegou a afirmar que ia um mês de férias, diz agora que é trabalho.

E assim se despede a Frente de Destaques. Até para a semana!

 

Siga-me:
Redactor.