fbpx

Nova estratégia: Informar

A Televisão
9 min leitura

Judite de Sousa com novo programa. Bruno Veloso em nova telenovela. Salvador Sobral não entra em “Idolomania”. Orsi Féher não se despediu das colegas de “Fama-Show”. Está aberta “Nova estratégia: Informar”, a décima nona edição de “Frente de Destaques”.

Juditesousa Nova Estratégia: InformarO primeiro destaque desta semana vai para Judite Sousa. A jornalista foi capa da “Notícias TV”, onde a apelidaram de “mulher todo-o-terreno”. Um artigo extremamente bem conseguido que nos deu a conhecer um pouco mais sobre a esposa de Fernando Seara. Ficámos a saber que a também directora adjunta de informação da RTP se deslocou à Madeira com o intuito de entrevistar Alberto João Jardim, mas que dada a dimensão da tragédia, decidiu ficar a fazer reportagem. Aqui está uma das razões pela qual admiro esta senhora: este é o verdadeiro trabalho de um jornalista. Talvez tenha sido este o embalo para o seu novo projecto “Vidas Contadas”, o novo programa que substituirá “As Notas Soltas de António Vitorino”. Trata-se de um formato de reportagem centrado em histórias de vida. É o regresso que eu apelido de “permanente” de Judite de Sousa a espaços de grande reportagem. Quanto a mim, uma grande aposta que surge no momento correcto e tem tudo para dar certo.

Aproveitando a “leva” da estação pública, também a TVI anunciou um novo programa de reportagem. “Conta-me Histórias” tem como objectivo relatar a vida de gente marcante. Por aquilo que li, parece-me que não existem grandes diferenças entre este formato e “Vidas Contadas”. Aquilo que à primeira vista difere é a equipa por detrás, uma vez que “Conta-me Histórias” será feito por um grupo de jornalistas constituído por Raquel Matos Cruz, Susana Bento Ramos, Susana Pinto e José Gabriel Quaresma. Apesar de tudo, tanto um como outro formato vêem confirmar uma nova estratégia das estações televisivas: a aposta na informação, algo que me agrada bastante.

Ficámos esta semana a saber que mais uma portuguesa se prepara para brilhar numa produção da TV Globo. A sortuda é a cantora Mia Rose que, apesar de ainda não ter muita experiência na representação, está cada vez mais decidida a vingar nessa área. Antes deste teste, a jovem chegou a ser escolhida num casting para “Lua Vermelha”, todavia acabou por não seguir em frente, uma vez que teve que regressar a Inglaterra para gravar o seu CD. Se foi escolhida num casting da maior produtora de ficção a nível mundial, é porque realmente tem talento, logo é esperar para ver como se sairá Mia rose nesta nova tarefa. De uma coisa estou certo: a sua beleza e boa voz já conquistaram muita gente.

Não são só os actores portugueses que ganham destaque além fronteiras. Esta semana, o “24 Horas” avançou com uma notícia que muito me Nova Estratégia: Informaragradou: uma das melhores repórteres da TVI está a estagiar na TV Globo. Durante um mês, os dias de Alexandra Borges serão passados a acompanhar equipas de redação da emissora e certamente que esta será uma grande escola para jornalista. Um reconhecimento pelo fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver e uma oportunidade que muitos dos seus colegas gostariam de ter. Com certeza que quando regressar terá muitas histórias para contar e algo para ensinar aos seus parceiros de profissão.

A nova produção de Rui Vilhena é cada vez mais motivo de falatório na imprensa. Talvez devido ao facto de ter como grande adjuvante o anunciado regresso de Fernanda Serrano. Todavia, esta semana destacou-se por vir a ter no seu elenco um dos actores, a meu ver, mais promissores do momento: Bruno Veloso. Parece que o argumentista ficou bastante agradado com o desempenho do jovem em “Morangos com Açúcar” e já o abordou para que este integre o elenco de “Bem Me Quer, Mal Me Quer”. Aplaudo a oportunidade dada a Bruno Veloso que, quanto a mim, é mais do que merecida. Só me pergunto porque razão ainda não o tinham “chamado” desde o final da sua participação na série juvenil.

Salvadorsobral2 Nova Estratégia: InformarComeçou a contagem decrescente para o inicio da grande tournée de “Ídolos”. É já no próximo sábado que é dado o “pontapé de saída”. No entanto, ao contrário do inicialmente previsto, “Idolomania” não juntará os quinze finalistas do talent-show, uma vez que Salvador Sobral não vai participar. Segundo o próprio disse ao jornal “24 Horas”, tal não acontecerá “porque não”. Fiquei bastante surpreendido com esta notícia, mas sou sincero, não me espanta. Gostava imenso do estudante de psicologia na fase de castings, mas creio que quando passou às galas, demonstrou quem realmente era. Arrogante e um pouco falso. Para além disso, por aquilo que tenho lido, Salvador Sobral quer, ou pelo menos aparenta querer, ao máximo afastar-se de “Ídolos”. Também a sua justificação ao jornal foi deveras dispensável. Poderia ter sido um pouco “mais esclarecedor”, mas enfim.

O último destaque desta semana vai para Órsi Fehér. Segundo declarações de Vanessa Oliveira à revista “Vidas”, a manequim não se despediu das colegas nem tão pouco lhes comunicou a sua saída de “Fama-Show”. Ao que parece, apenas o disse a Daniel Oliveira, que acabou por dar a notícia às restantes apresentadoras. Estranho também foi o facto de Órsi Fehér não ter estado presente na festa de aniversário do magazine. Fiquei bastante surpreendido com estas revelações e quando tomei conhecimento houve algo que assolou o meu pensamento: esta saída não terá sido uma espécie de antecipação a algo que a produção do programa poderia vir a fazer? Pode parecer algo sem “pés, nem cabeça”, mas se pensarmos bem, é notória a aposta da estação de Carnaxide em Andreia Rodrigues, o que poderia fazer com que quando Rita Andrade regressasse ao activo a húngara fosse dispensada. Se traduz realmente a realidade, foi inteligente da parte da manequim ter tomado tal atitude, ficando bem na fotografia. No entanto, a sua ausência da festa do programa é algo que me intriga bastante.

Numa semana em que a imprensa não deu o destaque total a uma celebridade ou a um programa, o título de Protagonista vai para Luciana Abreu. A notícia ainda não é oficial, mas segundo o jornal “24 Horas”, a actriz está grávida de Yannick Djalo. Algo há muito esperado que virá certamente no momento ideal para a eterna Floribella.

Terminada a minha análise, deixo-lhe agora alguns destaques para a semana que se avizinha:

Ainda hoje, quando forem 1 hora da manhã, veja em directo a cerimónia deste ano dos “Óscares”, na TVI. Amanhã, esteja atento à estreia de “Vidas Contadas”, após o “Telejornal”, na RTP1. Quando forem 22 horas, não se esqueça de ver na SIC Mulher a “Gala Mulher Activa 2010”. Terça-feira não perca o filme “Mulheres Perfeitas”, pelas 21:30 no Hollywood. Quarta-feira é a data de estreia da segunda temporada de “90210”, pelas 22:15 na Fox Life. Nesse mesmo dia, quando forem meia-noite e trinta, a SIC emite o primeiro episódio da quinta temporada de “CSI Nova Iorque”.

Termina assim mais uma “Frente de Destaques”, até para a semana!

Siga-me:
Redactor.