fbpx

Incógnitas

A Televisão
12 min leitura

Júlia Pinheiro, Fátima Lopes, Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha: qual deles apresentará o reality-show da TVI? Laços de Sangue é a nova trama de Carnaxide. Merche Romero diz adeus à SIC. Lourenço Oritgão assina contrato com a TVI.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à edição desta semana de Frente de Destaques!

AltA semana que agora termina foi rica num dos assuntos mais falados dos últimos tempos: o regresso da TVI aos formatos reality-shows e, particularmente ao nome do seu apresentador. Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, é quase certo que este será uma adaptação do formato francês Secret Story. Quem o conduzirá é que é a pergunta que mais tinta tem feito correr na imprensa. Júlia Pinheiro, Fátima Lopes ou Manuel Luís Goucha são os nomes mais falados. Mas eu arriscaria ainda a colocar Cristina Ferreira na lista, até porque, depois da recente renovação com a estação, quem sabe não terá sido este o factor chave para que recusasse o convite da SIC?

Todavia, continuo com a ideia de que será a mais recente estrela TVI a grande apresentadora. Nas entrevistas que tem dado, Fátima Lopes não confirma nada e apenas diz que só em Setembro divulgará novidades. Mas, tendo em conta os seus comentários sobre este tipo de formatos, tudo me leva a crer que será mesmo ela a grande anfitriã do novo reality-show. Sinceramente, penso que terá um redobrado trabalho, caso esta notícia se confirme. Na minha óptica, actualmente, o seu nome está demasiado associado a programas de day-time, cujo público-alvo são, essencialmente, pessoas mais idosas. Ora, Secret Show é um formato para uma faixa etária mais jovem, mais urbana. Estará esse público “pronto” para se deparar com Fátima Lopes à frente de um programa como este? E existe outro ponto contra, a meu ver. Eu não imagino esta magnífica profissional a criar polémicas entre os concorrentes, a falar sobre sexo, a arranjar casamentos. Simplesmente Fátima Lopes e este tipo de reality-show, à partida, não funcionam. Pelo menos na minha perspectiva, claro.

Como já referi por diversas vezes, a melhor escolha teria sido, sem sombra de dúvidas Teresa Guilherme. Ela sim é o exemplo máximo de “apresentadora de um reality-show. Ela sabe ser polémica, provocadora e ao mesmo tempo “amiga” dos participantes. E tudo isso também faz parte do show. Só que, em entrevista à TV Mais desta semana, a eterna “senhora televisão” já confessou não ser ela a escolhida. É, efectivamente, uma pena e tenho muito poucas dúvidas de que o programa sairá a perder. Por outro lado, o nome de Júlia Pinheiro também é referenciado. A anfitriã das tardes de Queluz de Baixo é, inclusivamente, a escolha de Teresa Guilherme. Confesso que, se ainda cheguei a pensar que André Cerqueira apostaria em Júlia Pinheiro, nos últimos tempos, parece-me que a apresentadora tem perdido terreno.

As atenções vão agora, principalmente para Fátima Lopes e, imagine-se, Manuel Luís Goucha. Pois Alté, muito pouca gente tinha pensado nesta hipótese. E não, não é apenas uma especulação da imprensa. Foi o director de programas quem disse à revista Correio TV que o nome do parceiro de Cristina Ferreira também está na corrida. Tendo em conta o artigo que fez capa da referida publicação, cujo tema central era o facto de Fátima querer fazer dupla com Manuel, a minha primeira ideia foi: “Eles são os escolhidos para apresentar o reality-show.” E até me parece ter alguma lógica. Ora vejamos: Júlia Pinheiro está cada vez melhor à frente de As Tardes da Júlia. Passar Fátima Lopes para o programa implicaria que o mesmo fosse reformulado, logo, o público poderia “rejeitá-lo”. Manuel Luís Goucha está numa das melhores fases da sua carreira. É cada vez mais aplaudido pelo público. Fátima Lopes disse adeus à SIC e, com certeza, que a sua nova casa a quererá “agradar”. Porque não satisfazer-lhe um desejo antigo e permitir que fizesse dupla com o “rei” das manhãs? Apesar de tudo, também encontro alguns entraves, como o apresentador estar já a preparar um novo programa para o TVI24, De Homem Para Homem, ou o facto de habitualmente este tipo de formatos ser apresentado a solo, tendo apenas um repórter. Mas e daí? A direcção de programas poderá estar, definitivamente, apostada em surpreender o público e, a meu ver, esta seria a surpresa maior: Fátima Lopes e Manuel Luís Goucha juntos. Resta esperar por alguns momentos, sendo que, a qualquer momento, poderão surgir novidades!

Mas nem só o novo reality-show da TVI fez a imprensa desta semana.

Foi na passada sexa-feira que foi apresentada oficialmente a nova trama de Carnaxide. Laços de Sangue é o seu nome e a sua grande tarefa é mostrar o Caminho da Felicidade ao canal. Gostei da surpresa no que ao elenco diz respeito. Apenas penso que há 3 nomes a faltar: Lúcia Moniz, Albano Jerónimo e José Fidalgo. Ainda assim, fiquei completamente entusiasmado com a história. Parece-me muito forte e, pelo que li, promete dar que falar, até porque o próprio Aguinaldo Silva diz que é uma produção “tipicamente portuguesa”. Com as gravações a arrancarem já amanhã, resta aguardar pela sua estreia. E, se possível, que seja bem tratada pela estação de Carnaxide. Que exemplos recentes como os de Perfeito Coração ou Lua Vermelha não se repitam e que Laços de Família alcance a proeza tão falada pelos seus responsáveis de fazer, efectivamente, frente às produções da TVI. Será capaz? A mim parece-me ter bastantes capacidades para isso.

AltDepois de ter substituído Fátima Lopes em Fátima, de ter sido uma das caras de SIC Ao Vivo, de ter entrado em Lua Vermelha e de ter apresentado alguns especiais da SIC, Merche Romero confessou esta semana que a sua colaboração com o canal terminou. Numa altura em que se previa que a luso-espanhola viesse a ser uma das grandes apostas para um dos programas de day-time na rentreé, eis que Merche Romero surpreende tudo e todos e revela que a os responsáveis de Carnaxide “não cumpriram com o prometido”. Confesso que, mais dia menos dia, esperava tal atitude. Há muito que a apresentadora vinha a “suportar” a sua ausência dos ecrãs. Se bem se lembra, ainda no final de 2009, Merche Romero afirmava, à imprensa que tinha vários projectos no canal. No entanto, acabaram por ficar na gaveta. O problema é agora saber quem será a parceira de Nuno Graciano em futuros especiais do canal. Ou será que eles vão terminar? Depois de Fátima Lopes ter mudado de ares, a SIC vê-se privada de contar com uma emblemática comunicadora, que possuí bastante popularidade junto do público. E desta vez a culpa é somente da estação, pelo menos pelo que é conhecido.

O último destaque desta frente vai para a onda de transferências que tem pautado o mercado televisivo. Parece que “ninguém está seguro”, e por esse motivo, os canais começam a verificar os contratos com as suas estrelas maiores e a propor vínculos a talentos com futuro. Um dos exemplos é o de Lourenço Ortigão, cujo contrato de três anos com a TVI foi noticiado esta semana. Não deixa de ser curioso a direcção de programas oferecer exclusividade a um actor que começa agora a dar os primeiros passos, quando ainda há pouco tempo optou por não renovar o vínculo com estrelas já consagradas, como por exemplo, Manuel Cavaco ou Helena Laureano. Estará a estação empenhada em segurar os “mais novos” e dispensar os “veteranos”. Sinceramente, não consigo perceber esta política e acredito que poderá vir a ter consequências menos boas para a TVI.

Alt

Confesso que a escolha para Protagonista destes últimos dias não foi fácil. Embora não tenha havido uma grande notícia que tenha marcado todas as revistas, houve pequenos pormenores que foram divulgados por toda a imprensa. E, porque foi, definitivamente um dos momentos “do social do ano” e envolve um dos mais carismáticos actores da nossa praça, o meu destaque vai para Ricardo Pereira. Não só por se ter casado com Francisca Pinto Ribeiro, mas também por não ter caído no erro de muitas outras figuras públicas que tornaram os respectivos casamentos num autentico filme. Ao invés disso, o apresentador de E-Especial deixou-se fotografar por todas as publicações e, em grande parte por isso, merece claramente os meus parabéns!

Deixo-lhe agora alguns destaques para a semana que se aproxima:

Amanhã, pelas 21h10, veja o primeiro episódio da sexta temporada do reality-show Kenny vs Spenny, no FX. pelas 22h15, não perca a estreia da quarta temporada de Hustle, na Fox Crime. Já na quarta-feira, não se esqueça de ver o primeiro episódio de Sons of Tucson, quando o relógio marcar 22 horas, no FX. No dia seguinte, esteja atento à estreia da última temporada de Num3ros, pelas 21h30, no AXN. Sábado veja José Carlos Malato e Fernando Mendes juntos, no primeiro Carrega no Botão. É às 21h30, na RTP. Já no domingo, espreite a estreia de À Procura do Sonho – FaceModel Of The Year, pelas 22h15, na SIC.

Termina assim mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.