fbpx

Futurologia

A Televisão
10 min leitura

Boa Tarde! Mais uma semana se passou e, ao contrário do que se tinha passado há já algum tempo, os últimos sete dias foram bastante “ricos” em termos de notícias televisivas. Desde o afastamento de Sérgio Oliveira de Só Visto à polémica com a mudança de horário de Sedução, passando pela cada vez mais certa contratação de Manuela Moura Guedes para a SIC, nada escapou aos nossos jornais e revistas. E, em jeito de apanhado, a Frente de Destaques destaca-lhe aquilo que de melhor, mais curioso e mais interessante se leu.

Comecemos então pela Protagonista da semana! Como não podia deixar de ser é a polémica antiga jornalista da TVI quem merece esta “distinção”. É que, para além de o Correio da Manhã adiantar que a própria Manuela Moura Guedes já se reuniu com Luís Marques, foi ao Diário de Notícias que Pedro Boucherie Mendes afirmou que “adoraria” tê-la na SIC Radical. A minha pergunta é: “para quê?” Já não basta não perceber o que vai ela fazer para a SIC, ainda mais para a Radical? Ainda assim, e novamente em declarações ao diário da Cofina, Gabriela Sobral confirmou também o interesse na esposa de José Eduardo Moniz. Segundo ela Manuela Moura Guedes “tem tudo para posicionar um programa com uma expectativa de audiência muito grande”. Talvez até tenha razão, mas não acredito que seja isso uma das principais prioridades da SIC. Apesar de tudo, tenho para mim que este “namoro” vai mesmo dar em casamento e, dentro de pouco tempo a polémica jornalista será uma das caras de Carnaxide.

E já que se falou em polémicas, o que dizer da mais recente “guerra de bastidores na TVI”? Tanto a TV Guia, que falou com São José Correia e Maria João Luís, como o Diário de Notícias, que conversou com fontes próximas de Rui Vilhena, deram lenha para a fogueira, apelidada de Sedução. Pois é, André Cerqueira decidiu colocar a trama no horário das 23 horas e a revolta fez-se ouvir. Também eu sou um fã do argumentista brasileiro e estou a adorar Sedução e concordo com tudo o que foi dito, tanto pelas actrizes, como pelas fontes ligadas ao brasileiro. Mas, pior do que a “guerra” comprada pela direcção de programas será uma possível mudança de ares por parte de Rui Vilhena. Ele que sempre defendeu a TVI poderá estar já a piscar o olho à SIC, segundo a publicação da Controlinveste. Quem sorriria com tudo isto? Gabriela Sobral, pois claro, que é muito próxima do argumentista.

Ainda assim, se Rui Vilhena se fecha em copas, Tozé Martinho quase que se ofereceu à estação de Carnaxide, em declarações à Notícias TV: “Depois de acabar o contrato gostava de trabalhar para a SIC, onde tenho muitos amigos, embora também os tenha na TVI”, disse o autor. Se bem me lembro, ainda há relativamente pouco tempo, surgiram rumores de que esteve quase a mudar-se para o canal de Francisco Pinto Balsemão. Ainda assim, numa altura em que está já a escrever para a TVI, não deixa de ser curioso este “piscar de olho”. Será apenas o efeito “Gabriela Sobral na SIC”?

Alt

E já que se fala em rumores antigos, correm agora outros. Nomeadamente sobre os novos projectos de entretenimento da estação de Carnaxide. As promos já passam e os castings devem arrancar, provavelmente, ainda este ano. Portugal tem Talento será, ao que tudo indica, o substituto de Ídolos e para a apresentação a TV Guia garante que a escolhida é Bárbara Guimarães. Algo que eu já previa, e, dentro do actual leque de comunicadores da SIC parece-me a melhor opção, se bem que os óptimos tempos da recém-mamã já estão mais do que ultrapassados. Ainda assim, se deixar um pouco de lado alguns tiques e se aproximar de um registo mais próximo daquele que tinha em Família Superstar, Bárbara poderá surpreender. O problema prende-se com os timmings, até porque a pequena Carlota ainda nem há um mês nasceu. Quem também está de regresso marcado é Carolina Patrocínio. Pelo que se pode ler na mesma publicação, a jovem apresentadora está quase que certa na condução da versão portuguesa de X Factor. Caso se confirme, oxalá que seja ao lado de um outro apresentador, nunca sozinha, o problema será mesmo arranjar alguém que “ligue” com ela, até porque João Manzarra precisa mesmo de descanso. E, para essa função, não encontro, actualmente um nome que tenha “estaleca” para abraçar um formato de horário nobre. Talvez Diogo Morgado pudesse ser uma escolha interessante.

Interessante também é a notícia que ocupa a última capa da TV Guia e que fala sobre as mudanças no Só Visto. Não muito pelas mudanças em si, mas sim pelo facto de o programa se preparar para perder um dos seus grandes impulsionadores, decidi falar dele. Ao que parece por desavenças com a produção, Sérgio Oliveira vai deixar o Só Visto. Ele que, ao lado de Daniel Oliveira e Margarida Barreiras ajudou a erguer este formato, diz agora adeus, cinco anos volvidos. Fiquei surpreso, confesso, no entanto, tenho quase a certeza de que, dentro em breve será novamente acolhido pelo “génio” Daniel Oliveira. Não que faça muita falta, mas sim por ser um grande profissional, com bastante influência nos conteúdos e pela relação que tem com Daniel e Margarida, acredito que também ele seguirá viagem para Carnaxide. Estarei certo?

Já estava a achar estranho não falar de Secret Story, certo? É claro que tinha que trazer algo relacionado com o novo reality-show da TVI a esta Frente. E, como eu próprio já desconfiava, parece que a entrada de Daniela na Casa dos Segredos não foi tão “simples” como parece. “Foi a Endemol que me propôs entrar no jogo!”, garantiu à Notícias TV desta semana. Ainda assim, mais do que a polémica que esta revelação poderá provocar, são já várias as críticas de alguns ex-concorrentes, como Renato, que não percebe porque é que a produtora convidou pessoas. Eu próprio também não entenderia, até porque era suposto todos serem “anónimos”, mas, depois de tudo o que já se viu e escreveu, nada me surpreende.Alt

 

Destaques terminados, é tempo de lhe deixar algumas citações que achei interessantes ao longo desta semana:

 

“O meu contrato de exclusividade não me permite ir a programas que não sejam da TVI”, Manuel Luís Goucha (in Notícias TV)

“Não corremos atrás de audiências, corremos atrás de qualidade, objectividade, informação e rigor”, Jorge Gabriel (in Notícias TV)

“Acho que o meu ciclo na SIC, não nas produtoras onde trabalhei, onde fui maravilhosamente tratado, tinha chegado ao fim”, Paulo Rocha (in TV Guia)

“(Júlia Pinheiro) É das pessoas mais estimulantes com quem trabalhei até hoje e tem o mesmo entendimento de televisão que eu tenho. Ela foi sempre uma motivação muito grande. Acredito que, um dia, vou conseguir tê-la”, Gabriela Sobral (in Correio TV)

 

E, a terminar, o espinho e a rosa desta semana!

Rosa

A mais bela de todas a flores, para muita gente, vai, esta semana para a revista Flash!. Depois de muito tempo a tentar reencontrar-se com o público, a produção do grupo Cofina surge agora com uma imagem renovada e novos conteúdos. Numa aproximação a revistas como a Caras e Lux, oxalá que haja sucesso. Até porque quem lá trabalha gosta de ver o seu trabalho reconhecido.

 

Espinho

Já o espinho vai para Renato Lima, concorrente de Secret Story, que, mais de uma semana depois da sua (justa) expulsão, em entrevista à TV Guia continua a demonstrar mau-perder e a criticar a produção do programa.

 

Termina assim mais uma Frente de Destaques. Para a semana, há muito, muito mais. Vai querer perder? Começa já a contagem decrescente!

Boa Semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.