fbpx

Futuro Próximo

A Televisão
10 min leitura

“Ídolos” também lidera pela imprensa. Novos programas da SIC conhecem apresentadores. Manuel Luís Goucha estreia-se no TVI 24. Dá-me Música está de volta à RTP. Diana Chaves podia ter começado a carreira na estação de Carnaxide. Seja bem-vindo à “Frente de Destaques” desta semana.

Ao final de 12 galas, conheceu-se o novo Ídolo de Portugal. Directamente de São Mamede de Infesta para os palcos dFilipe Pintoo talent-show, “o indeciso” decidiu-se finalmente e, brevemente estará a caminho de Londres. Como não poderia deixar de ser, a imprensa desta semana não ficou indiferente a este acontecimento. Por vários jornais e revistas ficámos a saber que uma das grandes impulsionadoras para a vitória de Filipe Pinto foi Alexandra Dias, a sua namorada. Todavia, também já há alguma imprensa que põe a continuidade deste namoro em causa. O novo ídolo de Portugal verá agora o que é ser famoso. Não que o desejasse, mas em parte involuntariamente. Oxalá não se deixe afectar pelas más-línguas, nem pelas bocas invejosas. Afinal de contas, ele tem muito talento e irá, certamente, triunfar no mundo da música, a julgar pelas palavras de Rui Veloso. Pois foi, na edição desta semana, a “Notícias TV” proporcionou um encontro entre o jovem nortenho e o intérprete de “Jura”. O resultdo final foi um óptimo trabalho jornalístico e, provavelmente, um grande momento para ambos. A par do vencedor, também Diana Piedade teve a oportunidade de se encontrar, através da mesma revista, com alguém muito especial, a cantora Simone de Oliveira. Mais uma excelente reportagem que, pelo que me pareceu, foi marcante para as duas. Falou-se até na hipótese de um dueto entre estas duas grandes vozes. Eu aplaudo de pé a ideia! Mas aplaudo ainda com mais convicção uma outra atitude de Diana. A segunda classificada de “Ídolos” vai leiloar as suas “botas da sorte”. Os donativos angariados serão posteriormente entregues à AMI para auxiliar as vítimas do terramoto do Haiti. Aqui está mais uma excelente prova da enorme generosidade da algarvia.

Tal como lhe disse na semana passada, já há substituto para “Ídolos”. A SIC vai adaptar “So you think you can Dance” e já foram avançados novos pormenores, embora ainda não sejam oficiais. O primeiro prende-se com a pessoa que estará à frente do programa. Parece que ainda não é desta que Merche Romero ou Bárbara Guimarães regressam aos ecrãs. Ao que tudo indica o “Ídolos” da dança será apresentado por João Manzarra. Parece-me uma boa aposta, todavia, a direcção de programas tem que ter cuidado e não desgastar a imagem deste grande talento. Apesar de tudo, preferia que o programa fosse conduzido por uma dupla. A ideal, para mim, era João Manzarra e Vanessa Oliveira, mas, no caso de o colega de Cláudia Vieira decidir recusar o convite, apostaria em Ricardo Pereira. Penso que estes dois jovens conseguiriam dar ao programa um clima de juventude. Ainda sobre “So you think you can Dande”, conheceu-se o primeiro nome para o grupo de jurados. Segundo a revista “TV Guia”, uma das pessoas mais faladas é Sofia Carvalho, directora da SIC Mulher. Não me parece muito mal, apesar de ter muitas dúvidas de que a cara de “Querido Mudei a Casa” saiba muito sobre dança. A aposta em Luciana Abreu parecer-me-ia mais indicada, por exemplo.

Outro programa que a SIC também está a preparar é a adaptação de “XXS”. As gravações estão prestes a arrancar e a dupla de apresentadores é repetente. Nuno Santos preferiu não correr riscos e “chamou” Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos. Lembro-me deles em “Tá a Gravar” e, se ao inicio me pareciam pouco equilibrados, a meio do programa já era notória uma maior cumplicidade. Só espero que Carolina Patrocínio não apresente tantos tiques como aqueles que vimos em “TGV”, por exemplo, e que seja mais natural. De Pedro Miguel Ramos aguardo sempre muito empenho e vontade de trabalhar, uma vez que foi isso aquilo a que nos habituou desde os tempos de “Big Brother”. A minha dúvida prende-se com a data em que “XXS” será emitido e os seus dias de exibição. O mais lógico será que vá para o ar aos sábados, uma vez que os domingos deverão ser de “So you think you can Dance”. A não ser que Nuno Santos estreie este formato apenas na época de Verão. Veremos.

Soube-se esta semana, embora muito pouca gente se tenha apercebido disso, que Diana Chaves já poderia estar na estação de Carnaxide desde o início da sua carreira. Segundo o cronista Carlos Dias da Silva, ainda antes de a apresentadora de “Salve-se Quem Puder” ter participado em “1ª Companhia”, tinha sugerido a sua contratação para o programa “Extâse”, na SIC. Esta foi uma noticia que me surpreendeu. Sinceramente, creio que se Diana Chaves tivesse começado no referido programa, talvez não estivesse onde está hoje. Talvez lhe tivesse acontecido o mesmo que a Catarina Jardim, por exemplo. Por isso, ainda bem que a direcção de programas da altura não a aceitou. Posso estar enganado, mas acredito que o facto de ter começado pela representação a ajudou muito.

Manuel Luís Goucha está prestes a chegar ao TVI24. Consigo traz as “Mulheres da minha Vida”. Segundo aquilo que li, parece-me uma mistura de “Alta Definição” com “Conversa Indiscreta”. A primeira emissão já foi gravada e a figura central é Fernanda Serrano. Acredito que o companheiro de Cristina Ferreira estará à altura do formato. Aquilo que me provoca alguma surpresa é o facto de só agora se apostar nele e de transmitir este programa no canal por cabo. Não terá espaço na estação generalista? Ou será que a direcção de programas tem receio de que o público não reaja bem? A meu ver, “Mulheres da Minha Vida” era um óptimo programa para os sábados à noite, por exemplo. Pode ser que Bernardo Bairrão pense nisso e dê a Manuel Luís Goucha o lugar que ele realmente merece.

O último destaque da semana vai para Catarina Furtado e um dos programas que animou as noites de Verão da RTP. Da-Me_MusicaSegundo o jornal “24 Horas”, a RTP tem novos projectos para a apresentadora. Depois de “Cidade Despedia” e de uma nova série de “Príncipes do Nada”, a esposa de João Reis voltará com a segunda temporada de “Dá-me Música”. Apesar de não ter feito grandes resultados, o programa agradou à direcção de programas e a aposta mantém-se. Sou sincero e apesar de este formato me ter feito companhia por várias vezes, não percebo a razão para regressar. Acho que aquele tipo de formatos já está muito “batido”. Algo mais semelhante a “Há Festa” conseguiria fazer melhores resultados, certamente.

É agora tempo de lhe revelar o protagonista desta semana. Pois bem, como não poderia deixar de ser, esta distinção vai direitinha para Filipe Pinto, que teve honras de capa, na maioria das revistas e jornais da nossa praça.

E como habitual, deixo-lhe agora alguns destaques para a próxima semana.

Segunda-feira é o dia marcado par a estreia de “Falaescreveganha”, na RTP2, pelas 17:30. Neste dia, pelas 21:15 é tempo de “Sinais de Fogo” chegar à SIC. Já às 22:30, não perca a estreia de “Guia Para Compreender os adolescentes”, no Odisseia. Terça-feira não perca a estreia de “Notícias em Segunda Mão”, também no canal de Carnaxide, logo após o “Jornal da Noite”. No dia seguinte, a FOX emite o primeiro episódio da terceira temporada de “Médicos e Estagiários”, pelas 19:10. Quando forem 21:30, chega à FOX Next a terceira temporada de “Mad Men”. Quinta-feira não perca o filme “Lara Croft Tomb Raider 2”, pelas 19:35. Sexta-feira não se esqueça de que chega ao AXN a quarta temporada de “Investigação Especial”, às 19:40.

Termina assim, mais uma “Frente de Destaques”, até para a semana!

Siga-me:
Redactor.