fbpx

Frente de Destaques

A Televisão
7 min leitura
Lembra-se da razão pela qual Sofia Alves e Teresa Guilherme deixaram de se falar? Sabia que essa “guerra” terminou no ínicio desta semana? É daquelas pessoas que também está farta de finais felizes? Sabia que há um guionista bastante conhecido que não gosta deste tipo de desfechos? Seja bem-vindo à Frente de Destaques desta semana.Dana_Comigo

A primeira semana de Novembro começou com críticas a “Dança Comigo no Gelo”. O programa tarda em afirmar-se e de emissão para emissão tem perdido em média cerca de 150 mil espectadores. Segundo os críticos que o 24 Horas contactou, o problema está essencialmente na patinagem. Esta é uma opinião com a qual concordo uma vez que a modalidade é pouco conhecida no nosso país e torna-se difícil para os concorrentes aprenderem em 3 ou 4 dias a patinar e a dançar com os patins, o que faz com que estes estejam nervosos, aquando da realização das provas. Tal como os especialistas ouvidos pelo referido jornal, também penso que Catarina Furtado faz muito pelo programa e tenta ao máximo disfarçar o tal nervosismo dos concorrentes de que falei anteriormente. Se o programa fosse semelhante às edições anteriores, talvez conseguisse mais audiência.

Um dos grandes destaques da semana vai para a “reconciliação” de Sofia Alves e Teresa Guilherme. Se bem se lembra, as duas quebraram relações ainda “As Manhãs de Sofia” era transmitido durante o horário matinal do canal de Queluz de Baixo. Na época, muita tinta correu na imprensa e tudo terminou com o corte de relações entre ambas. Agora, mais de 7 anos depois, por intermédio do jornal 24 Horas (do qual Teresa Guilherme é colaboradora actualmente) tudo voltou ao que era antes. Esta é realmente uma boa notícia, é muito bom que profissionais como estas duas grandes senhoras se dêem bem e não existam “guerrinhas” pelo meio. Quem sabe não as voltaremos a ver a trabalhar juntas?

Chegados a quinta-feira, ficamos a conhecer nova mudança para os lados de Carnaxide. A aposta retorna àquilo que foi feito no início do ano, ou seja, à informação. Já a partir de amanhã, a SIC emite uma série de 5 reportagens inovadoras, “Histórias com Gente Dentro”. Ficámos ainda a saber que daqui por diante, o “Jornal da Noite” passará a ter uma duração de 1 hora e 40 minutos e ainda que as rubricas semanais serão alteradas e melhoradas. Uma boa aposta de Carnaxide? Sim e Não. Sim porque a informação SIC Salve-Se_Quem_Pudersempre pautou por produtos de elevada qualidade e muito bem conduzidos. Não, pois se olharmos para o “flop” que foi “Aqui e Agora” e que é “Nós Por Cá”, dá que pensar se esta será uma boa aposta. O melhor mesmo é “esperar para ver”. Ainda dos lados de Carnaxide chega a notícia do regresso de “Salve-se Quem Puder”.
Por um lado é uma aposta de risco por parte da direcção de programas, por outro, uma aposta de continuidade. Faz sentido o regresso do formato, até porque a dupla de apresentadores se revelou um grande sucesso. Contudo, deveriam optar uma renovação nos cenários, nas paredes, nas piadas. Aguardemos por 2010.

A semana prossegue normalmente e é chegado o último dia de trabalho para muita gente, sexta-feira. Este dia é habitualmente sinónimo de muitas notícias do universo televisivo, uma vez que saem várias publicações especializadas. Destaco a entrevista de Rui Vilhena a Notícias TV, em que o autor revela que a nova telenovela que está a escrever não se chamará, nem nunca se chamou “Orgulho”, este é apenas um nome “inventado pela imprensa”, e que está a preparar um grande papel para Fernanda Serrano (ao jeito de Maria Laurinda de “Tempo de Viver” ou Luiza Alburquerque de “Ninguém como Tu”). Esta é sem dúvida uma grande notícia e um factor extra para o sucesso da sua nova trama. Fernanda Serrano merece um grande personagem, não só por tudo aquilo que se tem passado na sua vida pessoal, como também pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo da sua carreira. O guionista revela ainda que “não gosto de finais felizes”. Aqui está algo de que muitos portugueses estão fartos. Será esta a razão pela qual as suas telenovelas têm tido tanto sucesso? É um factor a ter em conta.

Numa outra revista, a TV Guia, continua a polémica entre a ficção da SIC e a ficção da TVI. A questão agora é “quem copia e quem inova”, com ambas as partes a “puxarem a asa à sua sardinha” e a afirmarem que já tinham os formatos pensados à um ano. Mais uma vez, a minha opinião é “aguardar para falar”. O melhor é esperarmos que os formatos cheguem ao pequeno ecrã, e aí sim se verá qual é o melhor. Tanta polémica não leva a lado nenhum.

Para fechar, mais uma boa notícia para a RTP. A estação do estado está prestes a renovar o contrato com João Baião. A RTP garante assim um valioso e talentoso apresentador, e o apresentador vê o seu esforço e luta compensados.

Antes das despedidas ainda há espaço para as sugestões para a próxima semana. Esteja atento a “Histórias com Gente Dentro”, que a SIC emite ao longo desta semana, após o “Jornal da Noite”. Não perca também a estreia da quinta temporada de “Em Contacto” na Fox Life, amanhã às 22:15 horas.
No dia seguinte assista à estreia da segunda temporada de “Sem Escrúpulos” no AXN às 21:30h. Quarta-feira dê uma espreitadela à estreia de “Alice” às 22:15h na Fox Life e no dia seguinte veja o documentário “O Que Darwin Não Sabia”, pelas 23:30h na RTP2. No sábado, não se esqueça de apoiar a selecção nacional, e se não conseguir deslocar-se ao estádio, veja o encontro em directo na TVI. E logo de seguida divirta-se com o novo programa de José Pedro Vasconcelos.
A Frente de Destaques desta semana termina agora, com a promessa de regressar no próximo domingo.

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.