fbpx

É agora ou nunca

A Televisão
11 min leitura

Frente De Destaques É Agora Ou Nunca

Semana de regresso às aulas para uns, últimos dias de férias para outros. Mas jornais e revistas não têm férias e as notícias televisivas surgem a toda a hora. Esta semana não foi excepção. Desde o registo de Pedro Granger em O Elo Mais Fraco aos rumores da saída de Judite Sousa da TVI, passando pela recusa de Diana Chaves em apresentar Peso Pesado 2 e não esquecendo, claro está, os pormenores sobre Secret Story 2.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

Faltam poucas horas para o regresso do reality-show “mais secreto da televisão portuguesa” à TVI e, em semana de estreia, nada ficou indiferente à nossa imprensa. E, ao contrário do que aconteceu no ano passado, desta vez, começaram a surgir rumores de concorrentes. Talvez alguns deles acabem por não entrar e tudo isto não passe, até, de uma estratégia de marketing da televisão de Queluz de Baixo, contudo, acredito que ainda haja alguns deles a entrarem na Casa dos Segredos. Mas isso, só logo á noite saberemos. Ainda a propósito do programa da TVI, Teresa Guilherme continuou a dar do que falar, não pelas criticas a Júlia Pinheiro, mas pelos pequenos pormenores que foi adiantando a propósito do programa. Estou com grandes expetativas e acredito que hoje, pelo menos, Secret Story arrase a concorrência. Pelo menos na imprensa já o fez e é por isso que, inevitavelmente, tem que ser o Protagonista desta semana.

Secret Story 2 É Agora Ou Nunca

Mas houve muito mais para ler. E passamos diretamente para Peso Pesado 2. Para além de terem sido divulgadas novas imagens de Bárbara Guimarães, que, na minha opinião, está bastante bonita e me parece que vai, de facto, trazer a tal “frescura” ao programa, de que falou Teresa Guilherme recentemente. Aquilo que ainda não sabíamos é que podia não ser ela a trazer esta frescura, mas sim outra cara da SIC. De acordo com a TV Guia desta semana, Diana Chaves era a escolhida dos responsáveis da televisão de Carnaxide para ocupar o lugar de Júlia Pinheiro. Contudo, e embora se tenha sentido lisonjeada com o convite, acabou por recusar. A estratégia da SIC era simples: fazer o mesmo que aconteceu com Cláudia Vieira aquando da terceira temporada de Ídolos: os telespetadores acompanhariam o crescimento da barriga da protagonista de Laços de Sangue e esta poderia ser uma forma de os prender ao programa. Sinceramente, não sei até que ponto esta estratégia teria sucesso e ainda bem que Diana Chaves não quis aceitar. Não que tenha algo contra a namorada de César Peixoto, mas porque não creio que consiga fazer melhor do que Bárbara Guimarães, muito pelo contrário.

Ainda na SIC, surgiu esta semana a confirmação do nome do novo projeto de Maya. Cartas da Maya – O Dilema foi a designação escolhida. Já aqui falei sobre este programa e agora que conheço mais pormenores continuo a ser da opinião de que o sucesso não se deverá fazer sentir. Sinceramente, acho que é um “tiro no pé” e que até o próprio nome está mal escolhido. É demasiado comprido e tem muita informação para um formato só. Má escolha, mas parece que da SIC há grandes expetativas. Não percebo muito bem como, mas vamos ver. A estreia é já na próxima sexta-feira e estou para ver que números fará.

De Maya passamos diretamente para O Elo Mais Fraco, da RTP. Com estreia agendada para amanhã, surgiram esta semana as primeiras imagens de Pedro Granger no seu novo projeto. E foi em entrevista ao Correio da Manhã que o jovem prometeu seguir um estilo semelhante ao das antecessoras, mas com alguma diferença. A minha dúvida é se o apresentador conseguirá ser suficientemente sarcástico como pede um programa destes. É verdade que já de provas de ser um profissional camaleónico, mas estará Pedro Granger à altura do desafio. Quero acreditar que sim e, para primeira emissão, a tarefa está facilitada, até porque terá como concorrentes caras da televisão pública, numa emissão cujos prémios revertem para uma instituição de solidariedade social.

Quem pode estar de saída da televisão do estado é Catarina Furtado. O rumor é lançado por Carlos Dias da Silva, na sua crónica da TV Guia e dá conta de que a apresentadora poderá ser o próximo trunfo de José Fragoso. Sinceramente, duvido muito de que isto aconteça. É claro que a apresentadora tem uma excelente relação com o atual responsável da TVI, mas não é menos verdade que também a tinha com Nuno Santos, quando este saiu para a SIC, e certamente que no meio de tudo isto, também Francisco Pinto Balsemão poderia ter algo a dizer e trazê-la de volta para Carnaxide. Ele que foi e é, desde o primeiro minuto, um grande admirador da esposa de João Reis. Mas a privatização da RTP poderá trocar as voltas a todos e trazer surpresas.

Judite Sousa 2011 É Agora Ou Nunca

E se Catarina Furtado pode deixar a RTP, quem pode estar de regresso à é Judite Sousa. Foi o mesmo Carlos Dias da Silva quem “denunciou” a situação na sua crónica na TV Guia e a Correio TV mostrou pormenores sobre o alegado descontentamento da jornalista. Sinceramente, tenho inúmeras dúvidas de que tudo isto não passe de uma clara tentativa de destabilizar a tarefa de Judite Sousa no canal de Queluz de Baixo. Daquilo que se pode perceber a propósito da diretora adjunta de informação, é uma mulher que não fecha os olhos ao trabalho e que tudo faz para levar a sua equipa ao sucesso. para além de que não teria lógica alguma que, neste momento, menos de um ano depois de chegar à TVI, Judite Sousa, mesmo que estivesse descontente, deixar o canal e regressar à RTP. Mas esta é apenas a minha opinião, claro, e posso mesmo estar enganado.

Para último destaque, falo-lhe de João Ricardo, que tem já garantida a presença no remake português de Dancin’Days. E, ao contrário do que aconteceu em Laços de Sangue, desta vez não o veremos num papel a fazer rir os portugueses, mas sim num registo mais dramático e sofredor. Será o ator capaz de surpreender? Não tenho dúvidas nenhumas de que vai arrasar. Embora nos seus dois últimos projetos tenha estado mais num registo humorístico, penso que terem-lhe dado um papel mais dramático só o favorece. E a ajuda da formação na TV Globo, embora não seja algo fundamental para um ator com créditos firmados como João Ricardo, mas é sempre bom. O resultado deste trabalho poderá ser apreciado já em meados de 2012.

Terminados os destaques, as declarações que deram do que falar nos últimos dias:

“Estou grato à aposta que me propuseram e sou fiel às pessoas que me ajudam. Sou fiel à SIC”, Ângelo Rodrigues (in Notícias TV)

“Este programas não são os apresentadores, são os concorrentes. Se poder contribuir com mais algum divertimento, se puder fazer com que brilhem, se for um sucesso, maravilha, mas nunca estive preocupada com outras pessoas. Talvez seja narcisista, mas valho o que valho, e as outras pessoas valem o que valem”, Teresa Guilherme (in Correio TV)

“Os resultados são muito satisfatórios e estão em linha com as minhas expetativas. Os portugueses estão a perceber que as notícias acontecem na TVI. Tem sido muito evidente nas últimas semanas. A TVI é o palco das notícias que marcam os portugueses”, José Alberto Carvalho (in I)

“Não tenho ânsia por aquilo que ainda não tenho. Sei que, quando for oportuno, a TVI convida-me. Primeiro, tenho de fortalecer o meu horário. Quando as coisas estiverem em ‘velocidade cruzeiro’, então, se calhar, aí vou pedir para entrar noutras experiências”, Fátima Lopes (in TV Mais)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

Eu sei que começa a tornar-se muito repetitivo, mas não consigo ficar indiferente à qualidade das entrevistas levadas a cabo pela revista Notícias TV. Esta semana o convidado foi Ângelo Rodrigues e mais do que as perguntas certas, a humildade do ator de Rosa Fogo fez-se notar. Cinco estrelas!

Espinho

Já o destaque maior vai para a “perseguição” a Judite Sousa, de que já falei anteriormente e que acaba por se tornar cansativa e chata. É pena que tentem “atacar” a parceira de José Alberto Carvalho desta forma.

E assim se despede mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.