fbpx

A Realidade da Ficção

A Televisão
9 min leitura

Cláudia Vieira e Diogo Morgado em Caminho da Felicidade. Suzana Vieira sondada para a mesma produção. Maternidade arranca amanhã. Tás Aqui, Tás Apanhado regressa em Setembro. Julie Seargent deixa a TVI.

Senhores e Senhoras, está aberta mais uma Frente de Destaques!

A semana que agora termina ficou marcada por uma mão cheia de notícias sobre Caminho da Felicidade. A substituta de Perfeito Coração já está a ser escrita e as gravações arrancam em Julho. Como não podia deixar de ser, o elenco começa a ser fechado e a imprensa está atenta. Foi a TV Guia quem revelou, em primeira mão, o nome da protagonista da história: Cláudia Vieira. A jovem actriz, mãe recentemente, está assim de regresso à ficção. Parece-me uma escolha natural, mas ao mesmo tempo surpreendente, uma vez que era esperando que, em Setembro, regressasse com Ídolos. Penso que a aposta em Cláudia vieira poderá dar frutos, uma vez que é uma das caras mais carismáticas da SIC e que já deu provas de talento. O facto de ter recentemente ter dado à luz poderá ainda “ajudar à festa”, dado que os portugueses querem voltar a ver a namorada de Pedro Teixeira. Gostava era que abraçasse um papel diferente da Vitória de Podia Acabar o Mundo. Se fosse eu a “mandar”, ela seria a grande vilã da história. Ainda pior que a maquiavélica Vera de Ilha dos Amores. Os telespectadores certamente adorariam a performance de Cláudia.

E, se a escolha da protagonista foi natural, mas também uma surpresa, o mesmo se pode dizer do seu par romântico. É a Diogo Morgado que está destinado o papel principal de Caminho da Felicidade. Sinceramente, concordo com a presença do actor na trama, mas discordo que lhe seja dado o protagonismo. É claro que já deu mais do que provas de que merece, mas penso que será muito comparado ao Rodrigo de Podia Acabar o Mundo, até porque este foi o seu último grande papel em televisão. Há ainda que ter em conta que, a par de Cláudia Vieira, ele era o protagonista dessa trama. Ora, tendo em conta que esta não resultou em termos de audiência e que ainda é muito recente, deveria esperar-se mais algum tempo para voltar a cruzar os dois actores. Não só para não causar confusão na mente dos telespectadores, como também para que estes esquecessem o Rodrigo e a Vitória. Na minha opinião, o par romântico de Cláudia Vieira deveria ser interpretado por José Fidalgo. Penso que eram capazes de ter química e que não causariam tanta confusão na cabeça dos telespectadores, apesar de este ter sido um dos membros de Perfeito Coração. E já era tempo de ser concedido a este fantástico actor um papel principal. Contudo, espero para ver aquilo que Pedro Lopes e a sua equipa nos reservem.

Ainda sobre Caminho da Felicidade e tendo por base aquilo que o supervisor da trama, Aguinaldo Silva, escreveu na sua página no Twitter, surgiu a notícia de que há fortes possibilidades de Suzana Vieira fazer uma participação especial na história portuguesa. confesso que, a confirmar-se, esta seria uma grande benesse para o sucesso de Caminho da Felicidade. Depois de ter protagonizado Senhora do Destino, a actriz brasileira ficou no “goto” nos portugueses, o que poderá ser um atractivo adicional para a nova telenovela. A par de tudo isto, há ainda que ter em conta o enorme talento de Suzana para representar, bem como aquilo que poderá ensinar aos actores portugueses. Oxalá que a actriz aceite o convite e venha brilhar para este lado do Atlântico. Os portugueses agradecem!

Alt

Maternidade foi apresentada esta semana à imprensa. As gravações arrancam amanhã e estendem-se durante seis semanas. Apesar de tudo, a estreia só está agendada para o final do ano ou inicio de 2011. Com um elenco de luxo, a série conta as histórias passadas numa maternidade, entre enfermeiros, médicos e as próprias pacientes. A temática parece-me muito interessante. Numa altura em que há cada vez mais jovens com o sonho de seguir o curso de medicina, parece-me que Maternidade poderá ter aí uma grande fonte de público. E depois há a benesse de incluir um elenco muito bom, com actores bem conhecidos do publico, de onde se destacam alguns que vêem de Perfeito Coração, como Miguel Costa, Patrícia Bull, José Fidalgo, Custódia Gallego ou Alexandre de Sousa. Espero que a RTP não caia no erro de a “tratar mal”, até porque penso que a temática despertará, certamente, muito interesse no público. Não só nos jovens de que falei anteriormente, como também nas mães, nas pessoas que sabem melhor que ninguém a sensação que é dar à luz um filho. Quanto à estreia, gostava que fosse já em Setembro. Não consigo perceber o porquê de um espaço tão grande entre o final das gravações e a emissão da série. O interesse que poderá despertar no publico acaba por, lentamente, perder-se. Atenção, RTP!

O último destaque desta Frente vai para Tás Aqui, Tás Apanhado. Foi nos últimos três dias da semana passada que a SIC presenteou os seus telespectadores com o programa que apanhou alguns jogadores bem conhecidos do público português em situações hilariantes. Há ainda mais dez episódios feitos, no entanto, só serão emitidos na reentre televisiva, que é como quem diz, em Setembro. Contrariamente ao que pensei, o formato apresentado por Sofia Cerveira e Nuno Graciano resultou. Ajudou a estação a equilibrar as contas em horário nobre e mostrou que os portugueses ainda apreciam formatos de apanhados. A aposta é, claro está, para manter e, segundo adiantou a revista TV 7 Dias desta semana, em Setembro há mais. Resta é saber como será a distribuição das emissões. A meu ver, Tás Aqui, Tás Apanhado podia tornar-se num formato semanal, emitido aos sábados à noite, por exemplo, e que apanhasse figuras publicas. Teria, certamente, todas as possibilidades de ser um grande sucesso!

Alt

Chega agora o momento de lhe revelar a minha escolha para Protagonista desta semana. Essa distinção vai para Sofia Ribeiro. Depois de o seu generoso decote ter dado que falar na Gala de Homenagem a Nicolau Breyner, onde também foi confirmada a separação de Nuno Janeiro, a actriz foi noticia em grande parte das publicações da nossa praça que davam conta de que podia estar de namoro pegado com o colega António Pedro Cerdeira. Não sei se a relação existe ou não, mas concordo com aquilo que escreveu Nuno Pinto Martins na Notícias TV. Será tudo isto “coincidência ou pura jogada de Marketing?” é cada vez mais provável que Sofia Ribeiro se torne na nova Rita Pereira. Pelo menos os dados estão lançados.

Deixo-lhe agora alguns destaques para a semana que se aproxima!

Segunda-feira às 22h15 não perca a estreia da terceira temporada de Hustle, na Fox Crime. Neste mesmo dia, veja também, pelas 22h30, o regresso de Aqui não há quem Viva, à SIC. Perto da meia noite e trinta, começa a terceira temporada de 5 Para a Meia Noite, na RTP. Não se esqueça. No dia seguinte, vamos todos unir-nos a ver a RTP, quando o relógio marcar 15 horas, dado que é a estreia da nossa selecção no Mundial 2010! Quinta-feira, a não perder também a estreia da quinta temporada de Sobrenatural, na RTP2, pelas 22h40.

Chega assim ao fim mais uma Frente de Destaques!

Para a semana, cá estarei novamente, sempre a dar-lhe os grandes destaques da imprensa nacional!

Até lá, boa semana!

Siga-me:
Redactor.