fbpx

A aposta do Presente

A Televisão
9 min leitura

Morangos de Verão na Ericeira. Gastronomia portuguesa em dose dupla. André Cerqueira é novo director de programas da TVI. Os Incríveis de volta para o Mundial 2010.

Seja bem-vindo a mais uma Frente de Destaques!

O verão está a chegar e com ele mais uma série de Morangos com Açúcar dedicada a esta estação do ano. As gravações Morangos Com Acucar%5B1%5D A Aposta Do Presenteestão prestes a arrancar e depois de ter estado a sul do país ou em Tróia, a comitiva trabalhará na Ericeira. Uma boa aposta, numa localidade que já foi palco de algumas provas importante de vários desportos aquáticos e com um ambiente muito jovial. Costumo lá ir diversas vezes e sem sombra de dúvidas que gostei de saber que a conhecida série juvenil por lá passará. Certamente que as melhores paisagens, as melhores ondas marcarão presença nos ecrãs da TVI. Com esta notícia, confirmou-se ainda o nome de alguns dos novos “moranguitos”, entre eles Raquel Guerra e Hélder Agapito. Sou um grande apreciador do trabalho da cantora que passou por alguns concursos de caça-talentos da televisão, e acho que acrescentará muito à trama. Já o Gui de Rebelde Way trará, certamente, uma boa dose de alegria e boa-disposição a Morangos com Açúcar. Que venham mais talentos!

Outro dos destaques desta semana vai para a gastronomia portuguesa. A ideia de que o nosso povo é um bom garfo, parece ser aquela que a RTP tem em mente. É que, segundo a imprensa desta semana, a estação pública está a preparar dois programas sobre esta temática. O primeiro, Prova dos 3, já tinha sido falado há uns tempos e terá como apresentadora Cláudia Semedo, que está, assim, de regresso ao ecrã. Já o segundo, Já Sei Cozinhar, marca a estreia da actriz Joana Anes na apresentação. Confesso que esta aposta não me surpreende, uma vez que, apesar de serem um bom garfo, os portugueses são muito exigentes com aquilo que comem. Com estes dois formatos, poderão conhecer novos pratos, novos sabores, afinal de contas ainda há muito a descobrir. Por outro lado, se a escolha de Cláudia Semedo não me surpreendeu, a de Joana Anes foi uma autêntica surpresa. Gostei muito de a ver em Rebelde Way, mas penso que dentro dos quadros da RTP haveria pessoas com mais experiência. Um bom exemplo é o de Dália Madruga, que já merece uma “oportunidade”.

Vidascontadas A Aposta Do PresenteSoube-se esta semana que existirá uma segunda temporada de Vidas Contadas. Quem o garantiu foi a própria Judite Sousa, autora do formato, à TV Guia. Tenho a dizer que esta é uma novidade que não me surpreende. Esquecendo um pouco os resultados audiométricos, que por sinal são bastante satisfatórios, há que ter em mente o excelente trabalho da directora adjunta de informação. Eu diria mesmo que é algo que é quase uma raridade na televisão portuguesa. Judite Sousa está, claramente, de parabéns e, oxalá que Vidas Contadas continue a ter o sucesso que tem alcançado. Nesta mesma conversa com a publicação do grupo Cofina, a jornalista manifestou ainda que sentiu, inicialmente, que a concorrência a menosprezou. Também eu pensei no mesmo, e, cheguei a temer que a concorrer directamente com Sinais de Fogo e Repórter TVI, Vidas Contadas caísse no poço. Enganei-me e o certo é que o formato da RTP tem estado sempre “em alta”. Mérito de quem? De Judite Sousa, claro está.

André Cerqueira foi, na passada segunda-feira, nomeado oficialmente director de programas da TVI. A notícia era bombástica e deu origem a diversos artigos das revistas da nossa praça. Destaque para o 24 Horas, que foi ouvi-lo e falar com vários argumentistas que com ele já trabalharam. Desejaram-lhe muito sucesso, como não poderia deixar de ser. Tenho a dizer que esta situação é natural, este período de transição, a escolha do brasileiro. Se em Setembro, o próprio não aceitou o cargo para o fazer agora, é um claro sinal de inteligência. Acredito que terá muito sucesso, uma vez que até ao dia de hoje tem demonstrado vontade de vencer, ambição, empreendeorismo. Oxalá que lhe sejam concedidas as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho. A meu ver, André Cerqueira tem todas as condições para ser o novo José Eduardo Moniz.

Herman 2010 estreou há uma semana e como não poderia deixar de ser, durante os últimos sete dias multiplicaram-se os textos de opinião sobre a sua performance. A opinião é unânime: o “Rei” está bem vivo. E o público português ainda o admira. Basta ter em mente que os resultados obtidos têm sido muito animadores, uma vez que a concorrência tem ficado para traz. Esta é uma vitória não só da estação pública, como também de Herman José que prova, assim, que “quem sabe, nunca esquece”. Eu vi, e gostei mesmo muito. Está de parabéns.

O último destaque desta semana vai para Os Incríveis. Depois do sucesso que alcançou quando foi emitido, no “pré-euro 2008”, o programa está de regresso à estação de Carnaxide. Da autoria do talentoso Daniel Oliveira, e com a benesse de mostrar o “outro lado” da vida dos craques da nossa selecção. A aposta compreende-se e eu aplaudo-a. Recordo-me perfeitamente dos primeiros programas e são uma ideia original e bem pensada. Tendo em conta a paixão dos portugueses pelo futebol e os resultados que alcançou em 2008, é de esperar que O Regresso dos Incríveis traga alegrias a Carnaxide. Esperemos é que não se caia em desgaste e o programa seja emitido no horário certo. A ver vamos.Ritapereira A Aposta Do Presente

Chega agora o momento de lhe revelar a minha escolha para Protagonista desta semana. Esta distinção vai para Rita Pereira. 24 Horas, Correio da Manhã, Flash!, TV 7 Dias, TV Mais, TV Guia, Nova Gente e muitas outras publicações não ficaram indiferentes à sua polémica passagem pela ilha da Madeira e aos episódios que protagonizou. Convem não esquecer ainda o facto de se especular que tem nova paixão, o que se torna num indicador de mais protagonismo nas semanas que se aproximam. A meu ver, a Mel de Meu Amor é um claro exemplo de “Não interessa se bem ou mal, o que interessa é falar-se”!

Deixou-lhe agora alguns destaques para os próximos dias:

Segunda-feira não pode perder o último episódio de Dollhouse, pelas 21h25 na Fox Life. No dia seguinte, chega à Fox Next a série Solteiros, Casados e Companhia, às 21h30. Já na quarta-feira o mesmo canal estreia a segunda temporada de Os Homens do Presidente, quando o relógio marcar 19h30. Sexta-feira, eu sei que não vai querer perder a estreia da nona temporada de Americam Idol, pelas 21h25 na Fox Life.

Chega assim ao fim mais uma edição de Frente de Destaques

No próximo domingo cá estarei de novo pronto a analisar os melhores destaques da imprensa

Até lá!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.